“O IPV é organizado e constituído por Congregações, Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica da Igreja Católica que tenham por carisma específico o trabalho vocacional. Rege-se pelo Estatuto Social, pela legislação brasileira, pelo Código de Direito Canônico, pelas disposições da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)”.

No dia 20 do mês de junho aconteceu em Brasília mais uma reunião do Conselho Superior do IPV. Realizou-se no Seminário Rogacionista São Miguel Arcanjo, no Guará II, com início às 8h30min e encerramento previsto para as 16h30min. Para esta reunião contou-se com a participação de todos os membros que fazem parte do Conselho Superior os representantes das organizações religiosas que compõem o instituto.

Madre Maria Marques de Oliveira, Superiora Provincial das Filhas do Divino Zelo se fez presente como responsável pela Província Nossa Senhora do Rogate.

Foi uma reunião muito proveitosa na qual foram tratados assuntos que diz respeito ao andamento da vida do IPV, com suas mais diversas atividades, conforme a programação do mesmo. Um momento de avaliação e celebração da caminhada realizada até agora e que teve como centro e ápice a celebração Eucarística e a programação de novas ações, colocando todos os anseios e sonhos na mesa do altar do Senhor.

gov-cons-sup-bras-junho (1) gov-cons-sup-bras-junho (2) gov-cons-sup-bras-junho (3) gov-cons-sup-bras-junho (4) gov-cons-sup-bras-junho (5) gov-cons-sup-bras-junho (6) gov-cons-sup-bras-junho (7)

Compartilhe:

Festa Junina

julho 15th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Após a realização da festa junina no Abrigo São Vicente de Paulo com os nossos idosos e em beneficio dos mesmos, chegou a hora de avaliar com a equipe de festeiros que tanto se dedicaram para que a festa pudesse ser um sucesso. Após a avaliação positiva da festa com a equipe de trabalho em agradecimento e reconhecimento pela dedicação de cada um oferecemos um delicioso lanche para todos. Foi um momento de confraternização com toda a equipe e todos ficaram muito felizes. Nós Irmãs também agradecemos os trabalhos de todos. Que Deus abençoe a todos.

As Irmãs FDZ

saovicente-volunt-junho (1) saovicente-volunt-junho (2)

Compartilhe:

No dia 01 de junho, festa do Santo Fundador Aníbal Maria de Francia, foi presidida a celebração Eucarística pelo Pe. Rafael, msc, e além da ação de graças pela santidade de Aníbal Maria e da entrada das três jovens no noviciado, Mirella, Alexandra e Gabrielly, um grupo de Associados da União de Oração pelas Vocações renovou suas promessas de adesão ao carisma de Santo Aníbal de rezar e se doar pelas vocações, especialmente as sacerdotais e religiosas.

O primeiro grupo renovou no dia 12 de maio e estes que não puderam se fazer presentes, agora reassumem este compromisso. No final da missa foi dada a benção da imagem de santo Aníbal e em seguida, uma procissão até o noviciado onde esta foi introduzida.

Para completar a festa foi servido um delicioso almoço para todos, preparado com carinho por nossas cozinheiras, a quem muito somos gratas.

Pedimos ao Senhor que continue despertando jovens que se dediquem ao serviço da Igreja e sustentando aqueles que já foram chamados e se dedicam a responder no dia a dia à missão. Que o carisma e a missão de santo Aníbal Maria se espalhe por toda a terra e seja o sustento na propagação e vivencia do projeto de Deus na Igreja e no mundo. Envia Senhor, operários e operárias à santa Igreja!

Ir. Maria Neves de Sousa
prov-renov-assoc-junho (1) prov-renov-assoc-junho (2) prov-renov-assoc-junho (3) prov-renov-assoc-junho (4) prov-renov-assoc-junho (5) prov-renov-assoc-junho (6) prov-renov-assoc-junho (7) prov-renov-assoc-junho (8)

Compartilhe:

Ingresso no Noviciado

julho 15th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Foi no dia 01 de junho, solenidade do nosso Fundador, Santo Aníbal Maria, que com muita alegria, eu, Alexandra Fernanda, Gabrielly Pires e Mirella de Sá Bacci ingressamos no Noviciado na Província Nossa Senhora do Rogate – Rio de Janeiro.

A celebração de ingresso foi simples, mas carregada de muita emoção e fervor. Estavam presentes as Irmãs: Ir. Gislene, Três Rios- RJ, Ir. Eliete, Brasília-DF, Ir. Nivalda e Ir. Erica, Valença- RJ, além das Irmãs da comunidade e nossa Mestra do Noviciado: Ir Edna.

Iniciamos com a oração das Laudes e em seguida, o Rito do Ingresso no Noviciado, onde Madre Maria Marques com muito carinho nos acolheu e expressou sua gratidão a Deus, pela resposta ao chamado que estávamos dando ao Senhor da messe. Ela nos aconselhou a desfrutar com muita alegria e abertura dessa nova etapa na nossa vida, pois é a etapa mais importante na caminhada de qualquer Consagrada. Não temos palavras para descrever a emoção que tivemos quando na celebração recebemos o distintivo das Filhas do Divino Zelo, esse coração tão lindo e precioso que nos torna um só, com o Coração de Jesus.

Às 11h, teve uma linda Celebração Eucarística presidida pelo Padre Rafael, Missionário do Sagrado Coração. Em sua homilia, Padre Rafael expressou a alegria de estar acolhendo três jovens Noviças em sua paróquia. Ele também fez memória do seu tempo de noviciado e pediu para que sempre fôssemos nós mesmas, que aproveitássemos muito desse tempo rico de espiritualidade e que as outras pessoas ao estar do nosso lado, possam perceber e sentir a serenidade que essa experiência bem vivenciada, nos trás.

Após a benção das imagens de Santo Aníbal e cada uma receber uma pequena imagem deste querido santo, realizamos a procissão com a imagem do Fundador para os recintos do Noviciado. Ali, fizemos uma linda apresentação com a música: Até aqui o Senhor nos conduziu. E nessa certeza de que Ele nos conduz e continuará a conduzir, entregamos nossa vida, nosso coração, nas mãos do Amado, para que Ele possa cuidar, modelar e amar.

Agradecemos a todas as irmãs que colaboraram, para que esse dia fosse inesquecível. Agradecemos também a todas que estiveram unidas a nós através das orações. Vale relembrar que Deus escutou todas as intercessões e nos abençoou com uma gostosa chuvinha no início da noite, trazendo a certeza, de que o Céu também estava em sintonia com a gente. Enfim, foi um dia de muitas bênçãos. Pedimos que continuem rezando por nós, para podermos aprofundar cada vez mais a espiritualidade à luz do Cristo do Rogate.

Alexandra Fernanda S. Ferreira – Noviça

prov-ing-novic-junho (1) prov-ing-novic-junho (2) prov-ing-novic-junho (3) prov-ing-novic-junho (4) prov-ing-novic-junho (5) prov-ing-novic-junho (6) prov-ing-novic-junho (7) prov-ing-novic-junho (8) prov-ing-novic-junho (10) prov-ing-novic-junho (11) prov-ing-novic-junho (12) prov-ing-novic-junho (13) prov-ing-novic-junho (14) prov-ing-novic-junho (15) prov-ing-novic-junho (16) prov-ing-novic-junho (17) prov-ing-novic-junho (18) prov-ing-novic-junho (19) prov-ing-novic-junho (20) prov-ing-novic-junho (21) prov-ing-novic-junho (22) prov-ing-novic-junho (24)

 

Compartilhe:

Festa Junina com Religiosas(os)

julho 15th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 21 à noite, participamos de uma noite junina na Comunidade das Irmãs do Orfanato Santa Rita. Todos os anos, com muita gratuidade, carinho e alegria elas promovem este encontro fraterno com todas as famílias religiosas presentes na paróquia.

No encontro vale tudo: comidas típicas, musicas, brincadeiras com direito a prêmios e muita alegria. Sem dúvida, é um momento de interação, distensão e estreitamento de laços.

Neste ano, devido à compromissos diversos poucas comunidades se fizeram presentes, mas foi um momento prazeroso. À elas, nossos sinceros agradecimentos.

Ir. Maria Neves de Sousa

prov-fest-junin-junho (1) prov-fest-junin-junho (2) prov-fest-junin-junho (3) prov-fest-junin-junho (4) prov-fest-junin-junho (5) prov-fest-junin-junho (6) prov-fest-junin-junho (7) prov-fest-junin-junho (8) prov-fest-junin-junho (9) prov-fest-junin-junho (10) prov-fest-junin-junho

Compartilhe:

A Vida Religiosa do Núcleo de Valença, RJ, realizou uma missão na comunidade carente do Habitat (Nossa Senhora de Guadalupe), no dia 22 de junho de 2019. Sem duvida foi uma experiência muito enriquecedora e gratificante para cada religioso e religiosa que se dispôs a realizar esta missão. Para os moradores do bairro então, é difícil mensurar a tamanho da alegria e da gratidão sentida por cada um. A presença de Dom Elias, bispo emérito de Valença foi uma presença muito importante durante todo o trabalho realizado. Cada presença da Igreja na vida destas pessoas que luta pela própria sobrevivência e por um a vida mais digna é um sinal de esperança e de valorização. É a presença do Sagrado na vida de cada um. Que esta visita traga a todos a paz que só vem de Deus e que proporcione a cada um aproximar-se mais de Deus, da Igreja e dos irmãos.

missao-crb-3-rios-junho (1) missao-crb-3-rios-junho (2) missao-crb-3-rios-junho (3) missao-crb-3-rios-junho (4) missao-crb-3-rios-junho (5) missao-crb-3-rios-junho (6) missao-crb-3-rios-junho (8) missao-crb-3-rios-junho (10) missao-crb-3-rios-junho (11) missao-crb-3-rios-junho (12) missao-crb-3-rios-junho (13) missao-crb-3-rios-junho (14) missao-crb-3-rios-junho (15) missao-crb-3-rios-junho (16) missao-crb-3-rios-junho (17) missao-crb-3-rios-junho (18) missao-crb-3-rios-junho (19) missao-crb-3-rios-junho (20) missao-crb-3-rios-junho (21) missao-crb-3-rios-junho (22) missao-crb-3-rios-junho (23) missao-crb-3-rios-junho (25) missao-crb-3-rios-junho (26) missao-crb-3-rios-junho (27) missao-crb-3-rios-junho (28)

 

 

Compartilhe:

Viagem à Itália

julho 15th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Por ocasião dos 50 anos de vida consagrada das Irmãs M. Angélica, M. Cristina, M. Albertina e M. Nivanda foi proporcionado ao grupo, conforme desejo das mesmas, de voltar à Itália e participar dos festejos em comemoração dos 150º anos de nascimento da Madre Nazarena Majone. As Irmãs M. Nivanda e M. Cristina optaram por não ir, mas Ir. M. Angélica com a Ir. M. Albertina foram e aproveitaram ao máximo dessa grande oportunidade. Além de participar dos eventos em homenagem à Madre Nazarena também visitaram os lugares históricos de Santo Aníbal Maria. Cada uma descreve um pouco desta significante experiência:

“Depois de um bom tempo de desejos, após uns 18 anos da primeira ida à Itália, que por sinal foi muito bom, pois tive a sorte e o privilégio de beijar as mãos do Papa João Paulo II, agora voltamos a esta terra Santa e abençoada de Santo Aníbal e Madre Nazarena. Com muita coragem e alegria Ir. Angélica e eu partimos do Rio de Janeiro, no dia 11 de Junho para a Itália, para participarmos dos eventos dos 150 anos do nascimento da Madre Nazarena. Foram momentos muitos ricos e especiais sentir e ver bem de perto a vida da Madre Nazarena. Fomos bem acolhidas, primeiro em Roma, e logo após, em Taormina com um carinho especial. Andamos muito, mas valeu participarmos desta comemoração nos nossos 50 anos de Consagração Religiosa. Agradecemos à Província que nos proporcionou esta oportunidade. Eu louvo e agradeço pelas maravilhas da Vida e História da nossa querida Madre Nazarena”. (Irmã M. Albertina)

“Estou aos pés da Virgem do Carmo, junto ao seu Filho agradecendo-lhes por haverem me conduzido e acompanhado especialmente, nestes meus 50 ANOS DE CONSAGRAÇÃO. São 50 anos de muitas graças e muitas bênçãos. Só tenho a agradece: em primeiro lugar a Deus, à minha família, ao Instituto pela acolhida, e em especial, às coirmãs que comigo fizeram esta longa caminhada. Finalmente agradeço a Madre Maria, ao seu Conselho e a toda Província por este momento forte e especial que estou vivendo aqui na Itália. São experiências belíssimas junto aos nossos Santos Fundadores e de coirmãs que sabemos, deram suas vidas para o bem da Congregação e do próximo. Um muito obrigada à minha comunidade! Sei que o meu trabalho nestes dias foi assumido por cada uma, portanto o meu muito obrigada a cada irmã. Não posso deixar de dirigir um agradecimento particular a Irmã Romilda pelo seu inesquecível trabalho na formação de cada uma de nós, suas 5 primeiras noviças, que com a graça do Senhor, uma já junto de Deus, e, nós 4 que estamos caminhando no caminho do AMOR e da FIDELIDADE. Obrigada e que Deus seja louvado por tudo isso! (Irmã M. Angélica)

gov-italia-junho (1) gov-italia-junho (2) gov-italia-junho (3) gov-italia-junho (4) gov-italia-junho (5) gov-italia-junho (6) gov-italia-junho (7) gov-italia-junho (8) gov-italia-junho (9) gov-italia-junho (10) gov-italia-junho (11) gov-italia-junho (12) gov-italia-junho (13) gov-italia-junho (14) gov-italia-junho (15) gov-italia-junho (16)

 

Compartilhe:

Formação Permanente

julho 15th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Entre os dias 06 a 09 de junho aconteceu na Província o encontro de Formação Permanente com o segundo grupo de Irmãs. Iniciou-se à noite com uma celebração vocacional de abertura sobre Madre Nazarena Majone.

Como aconteceu no primeiro grupo, os temas trabalhados foram: “Dimensão Cristológica do Rogate”, com Padre Jorge Luiz Vieira da Silva, diocesano, atualmente na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Botafogo. Ele chegou cedo, presidiu a eucarística e, após o café, trabalhou com as Irmãs até ao meio dia.

Após o almoço, Ir. Sineide das Chagas começou a trabalhar sobre os “150 anos de nascimento da Madre Nazarena Majone” e “150 anos do Rogate”. Foram dois dias intensos de estudos muito proveitosos proporcionados por Ir. Sineide aprofundando a vida de Madre Nazarena, concluindo com a missa dominical antecipada, em função da programação especial para o domingo, ultimo dia.

No domingo bem cedinho, saímos para Levy Gasparian, RJ, para um dia de lazer no Sítio Santo Antonio. Foi um dia agradável com um delicioso churrasco para celebrar também o aniversário da Ir. Maria Eli Milanez. Após o almoço, foi a hora do tradicional parabéns com bolo. No fim da tarde, Madre Maria Marques fez a celebração de encerramento com a benção de envio e cada uma dirigiu-se à sua casa e comunidade.

Agradecemos a Deus pela oportunidade de aprofundamento, descanso, lazer e convivência. Na certeza de que cada uma voltou revigorada para casa, fazemos votos de que também a missão possa ser revitalizada mais e mais.

Ir. Maria Neves de Sousa

gov-form-perm-junho (1) gov-form-perm-junho (2) gov-form-perm-junho (3) gov-form-perm-junho (4) gov-form-perm-junho (5) gov-form-perm-junho (6) gov-form-perm-junho (7) gov-form-perm-junho (9) gov-form-perm-junho (10) gov-form-perm-junho (11)

Compartilhe:

Encontro da CRB – Brasília

julho 15th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 16 de junho, a comunidade religiosa participou de mais um encontro promovido pela CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) de Brasília – DF. O tema: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo. 2,1-11) foi bastante interessante e contou com a assessoria de Frei Carlos Mesters, realizado no Colégio Notre Dame, Quadra 914 – Sul.
Em uma primeira dinâmica dentro da oração inicial presidida pelo Padre Mirim, foi respondido ao seguinte questionamento:
- Que vinho está faltando hoje?
As respostas foram muitas, destaco algumas: compaixão, cuidado com o outro, com a casa comum, amor, testemunho, justiça, respeito, solidariedade, humanização, gratuidade, entusiasmo, liberdade, democracia, fraternidade, esperança, generosidade e tantos outros.
Frei Carlos Mesters, tomando a palavra, ressaltou que há ausência de humanidade. Nos tornamos desumanos. Porém, “a missão do ser humano é ser humano”, enquanto do animal é ser animal e acrescentou: o pobre nos faz lembrar que a Aliança de Deus foi quebrada. Falta humanidade em nós, mas não em Deus, não em Jesus, referindo-se quando questionamos por que isso, como Deus deixou isso acontecer?
Continuando com o tema proposto ao dia, fez reflexões belíssimas, como:
“Caná da Galileia é onde moramos”; É em Caná que começa a dor do parto; Jesus é o vinho novo; a Mãe de Jesus provoca uma nova ação. E, ainda diante de tantas colocações nos interpelou a sermos consagrados em missão, pois “a vocação de Deus é o grito do povo”, disse Mesters. Continua, nos advertindo que a sociedade de hoje é de “Caim”, que mata, que exclui o irmão invisibilizado em meio a tantos descasos com a Vida. Por isso, reafirma a necessidade do pedido do Papa Francisco, para que sejamos uma Igreja em saída ou seja, disse ele, um êxodo contínuo, constante, não separando fé e vida. Devemos ter o colírio da fé em nossos olhos, afirmou com veemência.
As colocações foram seguidas de perguntas e respostas entre assessor e participantes, intervalo para ruminar a Palavra, finalizando com a Celebração Eucarística, presidida pelo assessor. Assim, foram encerrados os encontros mensais deste primeiro semestre de 2019. Todos eles de cunho formativo com base numa espiritualidade que revigora a nossa caminhada de consagração e anúncio do Reino, expresso no testemunho e na missão, enquanto evangelizadores. Por tudo isso, obrigada, Senhor!

Ir. Eliete Bauer da Cunha

bras-crb-precong-junho (1) bras-crb-precong-junho (2) bras-crb-precong-junho (3)

Compartilhe:

“Rebanhão” Vocacional

julho 6th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Por ocasião da celebração do Jubileu de 25, 50 e 60 anos de vida sacerdotal de vários sacerdotes da Arquidiocese e alguns religiosos foi programado dentro do ano vocacional da arquidiocese, um “Rebanhão vocacional”, ou seja, uma exposição com os vários carismas de diversas Congregações.

Juntamente com as noviças, nos fizemos presente. Chegamos cedo para montarmos a nossa tenda e logo em seguida, participamos da celebração Eucarística na Catedral em ação de graças pela vocação destes ministros de Deus e pela nossa própria vocação. Permanecemos até o final do dia com nossa exposição vocacional, juntamente com tantas outras congregações que também estavam participando.

Foi uma oportunidade de tornar conhecido o nosso carisma, nossos fundadores, em especial a Madre Nazarena, neste seu 150º de nascimento. Que o Senhor complete a obra começada com o dom de boas e santas vocações para o nosso instituto.

Ir. Maria Neves de Sousa

prov-rebanh-junho (1) prov-rebanh-junho (3) prov-rebanh-junho (4) prov-rebanh-junho (5) prov-rebanh-junho (7) prov-rebanh-junho (8) prov-rebanh-junho (9) prov-rebanh-junho (10) prov-rebanh-junho (12) prov-rebanh-junho (14)

Compartilhe: