Author Archives: FDZ

Compromisso com as Vocações(UOV)

outubro 29th, 2018 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Alguns membros da União de Oração pelas Vocações(UOV), não puderam renovar sua promessas junto com os demais, em agosto. Por este motivo, foram convidados a fazê-lo, na missa de encerramento do retiro anual das irmãs.
Portanto, no dia 23 de setembro, na missa presidida por Frei João de Deus, do Santuário de Santa Terezinha, Tijuca, renovaram suas promessas as Associadas Francisca Carlos Alves, Gisele Martins da Paixão, Erotildes R. L. da Silva, Maria Bernadete, Vera Lúcia da Silva Duque dos Santos e ingressou no grupo, fazendo suas primeiras promessas, a jovem Rayane Antonio que já fez parte do Grupo mas estava ausente e agora retornou.
Por cada Associada pedimos a Deus a perseverança e a constante oração pelas vocações e para as retirantes a graça de colocar em prática tudo aquilo que foi rezado e inspirado por Deus nestes dias de encontro com Ele.
Que Santo Aníbal e Madre Nazarena abençoe e interceda por todos nós, de modo especial pela Irmã Gislene nesta sua caminhada e pelos sacerdotes que estiveram conosco nestes dias com tanta disponibilidade.

Ir. Maria Neves

provincia-uov-setembro (1) provincia-uov-setembro (5) provincia-uov-setembro (6) provincia-uov-setembro (7)

Compartilhe:

Vivemos num mundo maravilhoso, mas, infelizmente marcado por tanta violência, discriminação e desamor. Em meio a tudo isso, ainda encontramos muitos irmãos e irmãs que se tornam sinais visíveis do amor e da ternura de Deus, pois ouvem o clamor dos pobres e vão ao encontro deles, encarnando e tornando viva a Palavra do Salmista que diz: “ESTE POBRE CLAMA E O SENHOR O ESCUTA” (Sl 34,7). Este é o tema da mensagem do Papa Francisco, para a II JORNADA MUNDIAL DO POBRE a ser celebrada no dia 18 de novembro próximo vindouro.

Javé, o Deus dos pobres, sempre suscitou ao longo da história homens e mulheres sensíveis à dor dos irmãos menos favorecidos. Podemos fazer memória de alguns dos nossos santos: São Vicente de Paulo, Santo Aníbal Maria, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Madre Nazarena e muitos outros. Hoje, o Senhor ainda continua chamando e suscitando esses bons samaritanos em nossas realidades paroquiais!
Tenho a alegria de proclamar que o Grupo Pau-Brasil, da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, através do coordenador Sr. Jorge, (Joca), por ocasião do seu aniversário natalício, teve a iniciativa de organizar um passeio com os Moradores de Rua para amenizar a dor e proporcionar um dia de grandes realizações. E, foi realmente o ACONTECIMENTO! Foram convidadas pessoas de boa vontade para acolher um morador como afilhado, patrocinar o passeio e doar um quite com uma toalha de banho e objetos de higiene pessoal.
No dia 01 de setembro, às 05h, os padrinhos e madrinhas se reuniram na matriz Nossa Senhora do Sagrado Coração e receberam uma camiseta com o símbolo do tema do passeio: “RESSURREIÇÃO e PAZ”. Após a oração inicial, partimos para Madureira ao encontro dos Moradores de Rua. Lá, eles lotaram outro ônibus e partimos para TERESÓPOLIS, destino do passeio. Ao chegarmos lá, cada padrinho ou madrinha acolheu com um abraço o seu afilhado (a) e entregou a camiseta. Em seguida, fomos ao restaurante, pré-agendado para o café da manhã. Antes, porém, Padre Eliezer Missionário do Sagrado Coração de Jesus, fez uma oração e introduziu o Ato Penitencial, pois, segundo a espiritualidade do casal coordenador, a realização do passeio seria uma longa Celebração Eucarística. Foram distribuídos papeizinhos onde cada participante poderia escrever ou depositar nele seus pedidos de perdão e de súplica.
Chegou o momento do café! Era bonito ver a alegria daquelas pessoas ao se servirem com tantas coisas gostosas! Após o café fomos visitar uma linda cachoeira, onde quem quis, mergulhou nas águas. Da cachoeira fomos visitar a GRANJA COMARY, que encheu o coração daqueles simples brasileiros ao verem aqueles belos campos de futebol. Em seguida, voltamos ao mesmo restaurante para o almoço, às 15h.
Mais um momento de felicidade para aqueles irmãos que se serviam à vontade daqueles pratos, talvez nunca vistos por eles. Após o almoço, mais um momento de espiritualidade que culminou na queima dos papeizinhos representando os sentimentos de perdão, louvor e agradecimento a Deus, concluindo com a oração do Pai Nosso que foi rezado de mãos dadas e a bênção final. E assim, chegou a hora de retornar, da montanha do DEDO DE DEUS para a GALILEIA de MADUREIRA, onde outro grande grupo de Moradores de Rua, já estava nos esperando para o coquetel oferecido pelo aniversariante, coordenador do Grupo Pau-Brasil, Sr. Jorge, (Joca).
Somos muito felizes e agradecidos ao Pai por este ACONTECIMENTO e suplicamos ao Senhor da messe, por intercessão de Santo Aníbal Maria, que desperte novos e santos operários, sensíveis à dor dos nossos irmãos menos favorecidos.

Ir. Bernadete

provincia-pau-brasil-setembro (1) provincia-pau-brasil-setembro (2) provincia-pau-brasil-setembro (3) provincia-pau-brasil-setembro (4) provincia-pau-brasil-setembro (5) provincia-pau-brasil-setembro (6) provincia-pau-brasil-setembro (7) provincia-pau-brasil-setembro (8) provincia-pau-brasil-setembro (9)

Compartilhe:

Nossa Senhora Menina

outubro 29th, 2018 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 08 de setembro tivemos a alegria de celebrar a natividade de Maria e com ela podermos cantar: “Nossa alma engrandece o Senhor” porque Ele nos deu Maria, como mãe de Jesus e nossa mãe, como nossa Medianeira e Intercessora.

Nossa alma engrandece porque Ele no-La deu através de Santo Aníbal Maria, como devoção desde pequenina, como a “Nossa Senhora Menina”. E, ainda através de Santo Aníbal nos fez consagra-La como a “Imaculada, nossa Divina Superiora e Mãe”.
Nossa alma engrandece, pois, através de Santo Aníbal Maria aprendemos a amar Maria sob todos os títulos como nossa mãe querida, Tabernáculo do Altíssimo, Aquela a qual nos faz chegar mais rápido ao Filho Jesus. Como ele mesmo nos diz em uma de suas cartas: “Quem ama Maria, quem confia a esta grande Mãe, quem a invoca, quem a honra, Deus estabeleceu que será enriquecido com graças sobre graças. Quem está longe dela não terá o que esperar: todas as outras práticas de devoção esmaecerão e sua perseverança vacilará.”
Nossa alma engrandece ao Senhor, porque esta mesma Maria, a qual Santo Aníbal dedicou tanto afeto e carinho, a qual tanto invocou durante toda a sua vida e tantas homenagens lhe prestou, quis visitá-lo antes de sua morte, como “Menina”para confirmar que sempre esteve presente junto a ele, cuidando de seus atos, de seus sonhos, de sua Obra e continuará cuidando com a ternura de mãe, dos seus Filhos e Filhas que seguem os seus ideais e de todos aqueles nascem das suas orações“os bons Operários”, pois Ela é “a chama de amor que forma os Santos”, como assim a chamou o próprio Santo Aníbal Maria.

Ir. Maria Neves

provincia-maria-menina-setembro1 provincia-maria-menina-setembro

Compartilhe:

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, aconteceu o 19º Encontro Nacional da Pastoral da Educação, no Centro de Estudos do Sumaré, Rio de Janeiro, RJ. O tema abordado foi: O atual cenário da Educação Brasileira e as perspectivas para a Pastoral da Educação.
De acordo com o site da Arquidiocese, “o encontro contou com a presença de Dom João Justino de Medeiros Silva, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral para a Cultura e Educação, Dom Júlio Endi Akamine, bispo referencial para a Pastoral da Cultura e Educação, dos conferencistas Pe. Marcos Sandrini e Pe. Agamenilton, além de outros bispos, sacerdotes, diáconos, religiosas e leigos de todas as regiões do Brasil, totalizando cerca de 100 participantes”.
O arcebispo de Sorocaba (SP), Dom Júlio Akamini, chamou a atenção dos presentes para os desafios da Igreja no Brasil quanto ao campo da educação. Segundo ele, na obra evangelizadora da Igreja, o empenho em transmitir a fé sempre foi acompanhado da criação de escolas e de instituições para o desenvolvimento cultural. Lembrou também que, desde sempre muitos educadores cristãos sustentam que a fé no Evangelho deve ser acompanhada de uma boa bagagem cultural. A estes, se unem o trabalho pedagógico para vencer o analfabetismo com a promoção de uma fé madura e consciente. Como afirma Dom Julio Akamini, “Uma fé que não se traduz em cultura é uma fé que não fala, que não se comunica. A ignorância nunca ajuda no crescimento humano nem no espiritual. A ignorância torna as pessoas escravas da própria estreiteza de horizontes e prisioneiros das garras da cultura dominante; é terreno fértil para os preconceitos que envenenam nossa sociedade”.
Continua ainda Dom Akamini, “Educar se torna assim uma das formas mais belas e corajosas de caridade porque contribui para combater a pobreza e a escravidão, oferecendo às pessoas o grande bem da consciência e da liberdade. A ignorância e o analfabetismo das nossas periferias são infelizmente o terreno fértil para o crescimento de todo tipo de desvio, criminalidade e violência. Essas periferias vivem numa emergência educativa”.
Ele defende ainda que as periferias existenciais têm urgentíssima necessidade de escolas onde se possa aprender a viver a paz. “A educação consiste na transmissão de uma cultura de base e de uma pedagogia do encontro para a convivência pacífica entre as pessoas. Não se trata apenas de tirar as crianças da rua, nem de preservá-las da violência, mas de desenhar com elas desde já, um futuro de solidariedade”. Portanto para os Religiosos “é urgentíssimo junto com as escolas transmitir o Evangelho e vivê-lo como sentido próprio da vida. A fé tem necessidade de cultura e de ciência para se aprofundar nas pessoas. Sem cultura e ciência, a fé cristã pode se tornar estéril. Um conhecimento superficial do Evangelho é o terreno mais propício para a superstição, o fanatismo e fundamentalismo”.
Estes dias foram de profunda reflexão e aprendizagem a cerca da realidade educacional do Brasil. As FDZ foram representadas pelas irmãs: Vilma Regina Gava, Eliane Espíndola Maciel, Érica Bitencourt Pereira, Arcilene Rosa da Silva e Nivalda Milak.
Peçamos ao Senhor que esse 19° Encontro Nacional da Pastoral da Educação produza frutos abundantes em nosso meio e em nossa Pastoral e missão Educativa.

Irmã Arcilene Rosa da Silva

majone-XIXencontro-setembro

Compartilhe:

HOMENAGEM A PÁTRIA

outubro 29th, 2018 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

“O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho!” (Ayrton Senna)

No dia dezoito (18) de setembro aconteceu o desfile das Escolas do Bairro São Cristóvão, no Parque da Quinta da Boa Vista. Nossa Escola fez uma pequena homenagem ao Museu Nacional, que no dia dois (02) de setembro pegou fogo, sendo destruído todo o acervo que lá estava. Uma perda para a história do Brasil e do mundo, pois, ali havia peças únicas no mundo. As crianças trouxeram fotos tiradas dentro do Museu, sendo montado um grande cartaz com essas fotos.
Foi um momento emocionante. Contamos com a participação dos alunos do Ensino Fundamental dos dois turnos e com a Educação Infantil que se fez presente para prestigiar o desfile de seus colegas e prestar homenagem à Pátria.
Que Santo Aníbal e Madre Nazarena abençoem nossas crianças e suas famílias e que nossos pequenos tenham sempre esperança em um Brasil melhor e sejam seus construtores.

 Ir. Mª Arcilene Rosa, fdz

majone-patria-setembro (1) majone-patria-setembro (2) majone-patria-setembro (3) majone-patria-setembro (4) majone-patria-setembro (5) majone-patria-setembro (6) majone-patria-setembro (7) majone-patria-setembro (8) majone-patria-setembro (9)

Compartilhe:

SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

outubro 29th, 2018 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Tua palavra é Luz do meu caminho! Luz do meu caminho, meu Deus! Tua Palavra é! (Zé Vicente)

Setembro, um mês especial! Várias comemorações aconteceram, dentre elas, a festa da Natividade de Nossa Senhora, que para nós é muito especial, pois se trata de uma herança deixada por Santo Aníbal Maria.
Mas como não vivemos sem a Palavra de Deus teve também vários momentos marcantes que lembramos o mês da Bíblia, que esse ano teve como tema: “Palavra de Deus: o tesouro”. A turma do 5° ano matutino fez uma apresentação da parábola do semeador, lembrando a todos que devemos fazer uma revisão de vida e ver que tipo de terreno é o nosso coração, no momento da apresentação contamos com a presença de pais e responsáveis que puderam participar desse singelo momento.
Durante o mês todas as turmas realizaram atividades ligadas a Palavra de Deus. Foi um mês muito rico!
Que Santo Aníbal Maria e Madre Nazarena continuem abençoando nossas crianças e que elas tenham sempre amor pela Palavra de Deus e pela Santíssima Virgem.

Ir. Mª Arcilene Rosa, fdz

majone-biblia-setembro (1) majone-biblia-setembro (2) majone-biblia-setembro (3) majone-biblia-setembro (4) majone-biblia-setembro (6) majone-biblia-setembro (7) majone-biblia-setembro (8) majone-biblia-setembro (9)

Compartilhe:

Obra Social Padre Ladislau Klener

outubro 29th, 2018 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 04 de Setembro, as crianças da Obra Social Padre Ladislau Klener participaram do Projeto THE VOICE DANCE, que após dias de preparação fizeram as apresentações de cantos e danças. Foram momentos de reconhecer novos talentos e de novos pequenos artista. A todos que participaram, nossos sinceros Parabéns!

Ir. Edna

maetinga-obra-social-setembro (1) maetinga-obra-social-setembro (2) maetinga-obra-social-setembro (3) maetinga-obra-social-setembro (4) maetinga-obra-social-setembro (5) maetinga-obra-social-setembro (6)

Compartilhe:

7ª Romaria das Comunidades em Piripá – BA

outubro 29th, 2018 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Foi realizado no 02 de Setembro, a 7ª Romaria das Comunidades, em Piripá, organizada pelo Vicariato Rainha dos Mártires, que é formado pelas paróquias de Condeúba, Cordeiros, Piripá, Tremedal, Jânio Quadros e Maetinga. A Romaria teve como temáticas a água, as fontes e mananciais, de modo particular os da região.
O encontro contou com a participação de um grande número de fiéis, Padres, Irmã Edna representando das Filhas do Divino Zelo. Na abertura, às margens do Rio Gavião, os romeiros partilharam o café da manhã, fizeram um momento de oração e acompanharam apresentações. Em seguida, dirigiram-se até a cidade de Piripá, caminharam pelas ruas até a praça da Matriz onde foi celebrada a Santa Missa.

Ir. Edna

maetinga-7romaria-agosto (1) maetinga-7romaria-agosto (7) maetinga-7romaria-agosto (8) maetinga-7romaria-agosto (9) maetinga-7romaria-agosto (10) maetinga-7romaria-agosto (11) maetinga-7romaria-agosto (12) maetinga-7romaria-agosto (13)

 

 

Compartilhe:

Retiro Anual da Província

outubro 29th, 2018 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Neste ano, o retiro anual da Província foi realizado no período de 16 a 23 de setembro, na Casa Provincial. Em sintonia com o Projeto do Instituto e com o último Capítulo Provincial, tivemos como tema: “Comunidades Orantes e Fraternas” que foi assessorado pela Ir. M. Gislene Danielski – fdz.

Este retiro, tendo sido assessorado por uma Filha do Divino Zelo foi muito bem apreciado pelas Irmãs que, na avaliação, expressaram agradecimentos por esta oportunidade de poderem se debruçar e rezar com conteúdos próprios do nosso Carisma e da nossa espiritualidade.
O retiro iniciou-se com a oração de Vésperas, no dia 16 e foi concluído com a Missa de Envio, no dia 23/09, que foi presidida pelo Frei João de Deus, do Santuário de Santa Terezinha, Tijuca. Nos demais dias presidiram a Eucaristia Pe. Eli, diocesano, Pe. Eliezer, msc e Pe. Juan, dos Palotinos.
Irmãs das diferentes Comunidades da Província participaram, a saber: Ir. Cecília Maria Amorim, Ir. Helena Francisca da Silva, Ir. M. Angélica Santana, Ir. M. Bernadete Jonas da Silva, Ir. M. Evangelina La Marca, Ir. M. Luzia Rodrigues de Moraes, Ir. Maria dos Anjos Pereira de Siqueira, Ir. Maria Eli Milanez, Ir. Maria Geralda de Jesus, Ir. Maria da Glória Batista, Ir. Maria da Glória Vieira, Ir. Maria Neves de Sousa, Ir. M. Stella Maris de Carvalho e Ir. M. Vitória de Souza.

Ir. M. Simoni F. Freire

governo-retiro-setembro (1) governo-retiro-setembro (2) governo-retiro-setembro (3) governo-retiro-setembro (4) governo-retiro-setembro (5) governo-retiro-setembro (6) governo-retiro-setembro (7) governo-retiro-setembro (8) governo-retiro-setembro (9) governo-retiro-setembro (10) governo-retiro-setembro (11)

Compartilhe:

Dia Mensal de Estudo e Convivência (DMEC)

outubro 29th, 2018 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Após realizarmos o nosso tempo de estudos, realizamos um maravilhoso passeio cultural e de lazer ao Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB. Foi uma experiência muito rica e proveitosa. Tempo de revigoramento da mente, do Espírito, do corpo e de reforçar a convivência comunitária e fraterna. E para completar nosso dia, recebemos a visita de nossa coirmã Geralda.

Irmã Maria Eliete Bauer da Cunha

brasilia-pvc-setembro(1) brasilia-pvc-setembro(2) brasilia-pvc-setembro(3)

Compartilhe: