Author Archives: FDZ

Quaresma – CMNM

maio 3rd, 2022 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

A nossa escola, com o envolvimento e dedicação de cada professora vivenciou momentos de intensa preparação para bem celebrar a Páscoa do Senhor. Cada professora com sua turma e com sua criatividade trabalhou em sala, nas aulas de religião ou indo na capela a cada semana com os alunos para o momento de reflexão e oração. Vejamos o relato de uma das professoras sobre estes momentos vividos com grande intensidade:

“Os alunos da turma do Pré II, estudaram e aprenderam neste tempo de quaresma e querem compartilhar a experiência vivida.

A quaresma é uma preparação espiritual, é um convite à reflexão; um tempo de mudança de vida, de afastar o pecado de nossa vida, de nosso dia a dia.

É tempo de aproximarmos ainda mais de Deus, ter um espírito de integridade, de humildade, de paciência, de caridade, de oração, de entrega, de confiança, de jejum e penitência e de aumentar o nosso amor pelos ensinamentos de Jesus.

Amar e promover a vida em todos os seus aspectos é viver a Ressurreição. Ensinar às nossas crianças a viver o respeito, a solidariedade e a partilha, o amor para com outro é Ressurreição!”

Que a oração de nossas crianças, a experiência vivida neste tempo escolar e os conhecimentos adquiridos, não só científicos, mas especialmente espirituais possam transformar suas vidas e a de suas famílias, contribuindo assim para a construção de um mundo novo de justiça, de paz, de fraternidade, vivendo a cada dia e a cada instante a Vida nova ensinada por Jesus. Vivendo como Ele viveu a nossa Ressurreição!

E que assim, a Páscoa seja uma realidade viva e constante em nossas vidas!

Prof. Tânia Regina Fernandes

mnm-quaresma-marco (4) mnm-quaresma-marco (5) mnm-quaresma-marco (6)

 

Compartilhe:

Mais um ano iniciando, novos membros, novos projetos, nova caminhada… É assim a nossa vida! Portanto, é hora de planejar, programar, organizar a vida para que a caminhada seja de passos firmes, acertados e bem direcionados.

Para isso, já no dia 25 de fevereiro a comunidade se reuniu para programar nossos dias de carnaval e de elaboração do nosso Projeto de Vida Comunitária. Iniciamos os trabalhos no sábado à tarde, tomando como base o Plano do Governo Provincial, trabalhando os projetos com suas propostas e meios. O domingo foi reservado para o merecido descanso e lazer. Na parte da tarde, assistimos juntas o filme: “Lendas da vida”. E, para a sessão ter sabor de cinema, aquela pipoca preparada pela Ir. Luzia foi muito bem-vinda além de um delicioso gelado para refrescar um pouco o extremo calor. Foi uma tarde muito agradável.

Na segunda e terça-feira de carnaval trabalhamos de forma intensa durante todo o dia. Quarta-feira, após participarmos da Celebração Eucarística e recebermos as cinzas, nos dedicamos ao nosso retiro mensal pela manhã e à tarde retomamos o PVC. O trabalho se estendeu ainda, na quinta e sexta-feira para as devidas conclusões e na segunda-feira seguinte, nos reunimos para a leitura espiritual e ainda surgiram alguns pontos a serem definidos.

No dia 08 de março terça-feira – Dia Internacional da Mulher, a comunidade se reuniu para lembrar esta data. Cada uma recebeu um cartão, doces e o Projeto de Vida Comunitário, digitado, impresso, prontinho para ser colocado em prática.

Enfim, chegou a sexta-feira: hora de fazer as bagagens, arrumar a matutagem e colocar o pé na estrada! Após concluir as atividades na escola, saímos em direção ao Sítio Santo Antônio onde passamos o final de semana, descansando e aproveitando a piscina e a tranquilidade do Sítio. Retornando no domingo à tarde, passamos no Colégio Santo Antônio, demos um rápido alô para as Irmãs, tomamos um lanche preparado com muito carinho e retornamos à casa.

Dia 14 de março e a festa continua… Aniversário da nossa querida Irmã Evangelina. Desde a oração da manhã, nossas orações, atenções e ações voltavam-se a ela, agradecendo ao Senhor pelo dom de seus 93 anos, pelo Dom que ela é em nossa vida, em nossa Comunidade, em nossa Província e em nosso Instituto. A missa na paróquia foi em suas intenções, com direito aos parabéns no final, e na hora do almoço, aquele delicioso bolo com os parabéns, que não podia faltar. Foi um dia de louvor e ação de graças! Professores e funcionários, todos participaram deste dia especial de sua vida. Que o Senhor continue cumulando-a de bênçãos, graças, saúde e vitalidade.

Ir. Maria Neves de Sousa

mnm-pvc-anivers-marco (1) mnm-pvc-anivers-marco (2) mnm-pvc-anivers-marco (3) mnm-pvc-anivers-marco (5) mnm-pvc-anivers-marco (6)

 

Compartilhe:

Campanha da Fraternidade 2022

maio 3rd, 2022 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

O tema da Campanha da Fraternidade 2022, com seu cartaz ilustrativo, nos lembra uma ação de Jesus, narrada em João 8,1-11, da mulher pecadora, condenada pelos seus irmãos de caminhada, mas defendida e perdoada por Jesus. Sendo assim, no dia 11 de março, realizamos a abertura da Campanha em nossa escola, onde a turma do 5º ano, de forma marcante e especial, interpretou e apresentou esta passagem no pátio de nossa escola, com muito carinho e emoção, para os colegas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Momento que ficará para sempre guardado em seus corações. O lema da Campanha: Fala com sabedoria, ensina com amor”, que muito dialoga com a atualidade que estamos vivendo, nos remete à oração e reflexão que preenchem nossos corações de esperança e fé.

Que saibamos nos educar com sabedoria e com amor, para assim educarmos nossas crianças e jovens e todos aqueles que a buscam, também com amor e para a vida. Só assim, construiremos um mundo novo, repleto de paz, de compreensão, de diálogo e de compaixão.

Thayane Santos Menezes da Silva

mnm-camp-fraternidade-marco (1) mnm-camp-fraternidade-marco (3) mnm-camp-fraternidade-marco (4)

Compartilhe:

Encontros de Formação Laical

maio 3rd, 2022 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Seguindo o Plano Trienal (2021-2024) de nossa Província, dentre tantos objetivos formativos, um deles consiste em proporcionarmos aos leigos(as) que compartilham conosco o carisma do Rogate, ocasiões para uma formação continuada que lhes possibilite conhecer mais profundamente Santo Aníbal Maria e a Venerável Madre M. Nazarena Majone.

Uma das maneiras de alcançar o objetivo acima, será, ao longo do ano de 2022, oferecer uma formação mensal para todos os leigos(as) que caminham conosco, seja nos grupos de União de Oração pelas Vocações, nos grupos de pastorais paroquiais, ou mesmo como nossos colaboradores nas Escolas, Obras Sociais e, porque não, os membros de nossas famílias.

Os temas abordados sempre terão como objetivo proporcionar uma aproximação maior com os escritos de Santo Aníbal Maria e da Venerável Madre Nazarena, apresentando um pouco da beleza da espiritualidade dessas duas colunas de fundação do Instituto.

No primeiro encontro, que aconteceu no dia 18 de março de 2022, em modalidade remota, através da plataforma zoom, o tema abordado foi: “São José na devoção de Santo Aníbal Maria”. Iniciamos com uma oração de abertura, com uma breve apresentação dos participantes e logo prosseguimos com a apresentação do tema. A explanação do conteúdo foi dívida em três pontos, tratados muito brevemente: 1. São José nas Sagradas Escrituras; 2. São José no Magistério do Papa Francisco; 3. São José em Santo Aníbal Maria. Vimos como nosso Pai Fundador é rico e profundo em sua espiritualidade, proporcionando um profícuo diálogo entre seus escritos e aqueles do Magistério. O encontro foi concluído com a partilha dos participantes e com uma oração a São José pedindo a graça da virtude interior.

Bendito seja o Senhor que nos conduziu e concedeu a graça desse momento de encontro, partilha e crescimento espiritual.

 Irmã M. Gislene Danielski

gov-formac-laical (1) gov-formac-laical (2)

Compartilhe:

Formação Continuada FDZ

maio 3rd, 2022 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

A partir do IX Capítulo Provincial, nossa Província assumiu o compromisso de intensificar algumas iniciativas referentes à Formação Continuada de cada Irmã. Tendo como fundamento a proposta 14 do Plano Trienal 2021-2024, desejamos “investir na formação humano-espiritual e carismática das Filhas do Divino Zelo em todas as etapas, como processo vital e contínuo” (cf. Const. 123-124)

Objetivando incentivar e apoiar cada Irmã no seu processo de formação pessoal, no cultivo da espiritualidade, vivência dos sacramentos, do Projeto de Vida Pessoal e na busca pelo autoconhecimento (cf. DNG 155), organizamos uma série de encontros formativos, em modalidade remota, programados para o terceiro sábado de cada mês. Destes, todas as Comunidades são convidadas a participar.

Nosso primeiro encontro aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2022, de 10h às 12h, através da plataforma zoom. Tivemos a alegria de contar com a assessoria de Dom Giuseppe de Virgílio, que retomou o tema do Simpósio Vocacional FDZ, trazendo em questão o Plano de Pastoral Vocacional 2019-2022. Foi um momento oportuno para aprofundarmos os nossos compromissos frente a missão de Animadoras Vocacionais e, seguramente, uma oportunidade para nos enriquecermos com elementos que serão utilizados na elaboração do Projeto de Vida Comunitária de cada Comunidade da Província.

O segundo encontro também aconteceu no dia 19, porém, do mês de março, dia de nosso especial protetor, São José. A formação deste dia, teve como tema central a figura de Madre M. Nazarena Majone, nossa venerável Cofundadora. Para nossa alegria, tivemos a graça de contar com a assessoria de Madre Rosa Graziano que abordou os temas: “Maternidade e Amizade Espiritual em Madre M. Nazarena Majone” e “Madre M. Nazarena e o seu Coração Carismático”. Madre Maria Eli Milanez, abriu o encontro com uma oração à Madre M. Nazarena e o encerrou com uma palavra de gratidão à Madre Rosa e com a oração a São José pedindo a graça da virtude interior.

Seguindo o Planejamento Trienal, continuaremos com esse processo formativo. Bendito seja o Senhor pela alegria do encontro que esses momentos nos trazem e pela graça de acender no conhecimento que nos é útil para crescermos no amor e na entrega junto a Cristo pela messe que nos foi confiada.

Irmã M. Gislene Danielski

gov-formacao-continuada (1) gov-formacao-continuada (2) gov-formacao-continuada (3) gov-formacao-continuada (4) gov-formacao-continuada (5) gov-formacao-continuada (6) gov-formacao-continuada (7)

Compartilhe:

Encontros de Superioras 2022  

maio 3rd, 2022 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

 Seguindo as inspirações do Plano Trienal 2021-2024, Madre Maria Eli Milanez, programou para este ano uma sequência de encontros para as Superioras das Comunidades da Província. Conforme a programação, os mesmos acontecerão sempre na terceira quinta-feira de cada mês, às 16h, através da plataforma zoom.

O primeiro encontro, aconteceu quando o calendário provincial ainda não estava elaborado, logo vemos que a data, 03 de fevereiro, não coincide com a proposta dos demais. Neste primeiro encontro, Madre Maria Eli, após uma breve oração, prosseguiu com a pauta e proporcionou a cada Irmã um tempo de partilha de suas realidades frente a missão assumida. Quando encaminhava alguns comunicados necessitou se retirar da reunião, pois recebera a notícia de que Irmã M. Margarida Thomaz Gietner não se encontrava bem. Na ausência de Madre Maria Eli, Irmã Edna Maria Alves encerrou a reunião com a oração final.

Já o segundo encontro, aconteceu no dia 17 de março de 2022. Foi um tempo de estudo, partilhas e oração. Madre Maria Eli abriu o momento com uma oração inicial a Nossa Senhora do Bom Conselho e, na sequência, explanou o tema “Saber representar Deus”, cuja fonte é a Antologia Rogacionista. Durante a apresentação do conteúdo, bem como a conclusão do mesmo, cada Irmã teve a oportunidade de fazer suas partilhas. Concluída essa etapa, Madre Maria Eli, abriu espaço para que Irmã Cecília Maria Amorim fizesse algumas considerações acerca do economato provincial. Também Irmã M. Gislene Danielski, fez alguns comunicados referentes ao Centro de Estudos e a Secretaria Provincial. Madre Maria Eli concluiu o encontro com uma bela oração a São José.

Bendito seja o Senhor que caminha conosco e nos sustenta na missão que nos confia!

 Irmã M. Gislene Danielski

gov-encont-super (1) gov-encont-super (2) gov-encont-super (3)

Compartilhe:

“O nosso fim é Deus, fonte de todos os bens, e devemos, como repetimos em nossa oração, confiar unicamente nele”.

(São Jerônimo Emiliani)

 

No dia 03 de fevereiro de 2022, todos fomos surpreendidos com a Páscoa definitiva de nossa amada Irmã M. Margarida Thomaz Gietener, que, desde o dia 16 de janeiro de 2022, encontrava-se na Comunidade Nossa Senhora do Rogate recebendo os cuidados necessários para a recuperação da cirurgia que realizou no dia 08 de janeiro de 2022.

Irmã M. Margarida, após dois anos de missão realizada na Comunidade Madre Nazarena Majone, Rio de Janeiro/RJ, recebeu com disponibilidade a transferência para a Comunidade Cristo Rei, Içara/SC. No dia 05 de janeiro de 2022, em viagem para sua nova missão, sofreu um acidente ao embarcar no ônibus e, com a queda, fraturou o fêmur. Após os primeiros socorros recebidos, foi levada ao Hospital São Vicente, onde foi submetida a uma cirurgia. Com a graça do Bom Deus, Irmã M. Margarida teve sucesso no procedimento e boa recuperação, vindo para a Comunidade Nossa Senhora do Rogate depois da alta hospitalar.

Ao longo desses dezenove dias, veio amparada pelas Coirmãs da Comunidade, em especial Irmã M. Helena Francisca. Recebeu os cuidados fisioterápicos e também a assistência médica necessária. No dia 03 de fevereiro, dia de sua morte, acordou bem-disposta e o decorrer do dia foi normal. Por volta de 15h, após o lanche da tarde, pediu à Irmã M. Helena que a colocasse na cama, quando começou a passar mal, iniciando ali os últimos passos de seu calvário. Em poucos minutos, acometida por uma embolia pulmonar, nossa Coirmã foi abraçada pela Virgem Santíssima que a conduziu ao Senhor Jesus.

Margarida Thomaz Gietner, filha do senhor Thomaz Gietner e da senhora Barbina Schiminski Gietner, nasceu em Içara/SC, no dia 05 de outubro de 1944. De família cristã-católica, foi batizada no dia 08 de novembro de 1944, na Paróquia de São José, em Criciúma/SC. Recebeu o sacramento da crisma no dia 01 de janeiro de 1947, na Capela São Donato, em Içara/SC. Aos 21 anos, no dia 31 de maio de 1966, Margarida ingressou no Instituto das Filhas do Divino Zelo, na Comunidade Cristo Rei, Içara/SC, onde fez o Aspirantado. Continuou seu processo formativo na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Valença/RJ, quando, no dia 01 de março de 1969, foi admitida ao Postulantado. Nesta mesma Comunidade, foi admitida ao Noviciado, no dia 18 de janeiro de 1970. Emitiu seus Primeiros Votos, no dia 18 de julho de 1971, também em Valença/RJ e, em Içara/SC, fez sua Profissão Perpétua, no dia 11 de fevereiro de 1978.

Sua trajetória foi marcada pela fé e disponibilidade em cumprir a Vontade do Senhor. Assumiu e realizou com zelo cada missão que lhe foi confiada, dentre as quais destacamos sua atuação como: superiora de comunidade, ecônoma, professora, secretária escolar e sua dedicação com as obras necessárias em cada casa na qual morou. Irmã M. Margarida, passou pelas seguintes Comunidades de nossa Província: Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Valença/RJ; Comunidade Santo Antônio, Três Rios/RJ; Comunidade Cristo Rei, Içara/SC; Comunidade Madre Nazarena Majone, Rio de Janeiro/RJ.

Bendizemos ao Senhor pela vida e consagração de Irmã M. Margarida. Seu testemunho de simplicidade, alegria e zelo, muito nos edifica. O misto de timidez e espontaneidade, sempre foi uma porta aberta para aproximar todos que a conheceram. Sua sensibilidade com o sofrimento de cada um era visível em seu modo de falar e agir. Seu senso de justiça e precisão nos trabalhos desenvolvidos manifestava seu compromisso com a missão e sua pertença ao Instituto.

Que o Senhor, que a amou e chamou para ser sua predileta esposa, em sua infinita Misericórdia a acolha na glória celeste, até que um dia possamos nos encontrar no paraíso.

Madre Maria Eli Milanez

 Alguns Depoimentos sobre Irmã M. Margarida Thomaz Gietner e mensagens recebidas

 Uma simples Margarida

Um fato curioso que marcou o momento final do sepultamento da nossa querida Ir. Margarida foi quando um pequeno grupo de familiares e amigos, juntamente com as Irmãs, contemplavam o coveiro, que colocava tijolo por tijolo, com argamassa, até fechar a porta da gaveta do túmulo.

Ao terminar sua tarefa o coveiro mostrou-nos uma margarida, flor de plástico, que havia encontrado dentro daquela gaveta, quando foi prepará-la. Muito sensibilizado, ele demonstrou que via aquela margarida no túmulo da Irmã Margarida, algo muito especial!

Podemos tirar muitas lições deste fato!

Para mim ele corroborou o testemunho de que Irmã Margarida foi uma pessoa muito simples! ( Irmã M. Bernadete Jonas da Silva)

 Seus Passos na Madrugada!

 Sempre me lembro de Irmã Margarida, uma pessoa muito ativa e sempre sorridente. Gostava muito de sentir e ouvir seus passos no corredor, pela manhã bem cedinho, passando em frente ao meu quarto, e, que me alertavam para levantar.

Era assim, sua rotina diária: levantava cedo para ir para a capela rezar. Quando eu chegava na capela, lá estava ela na companhia do Senhor. Jamais vou esquecer este seu arrastar de chinelos… sinto falta… Mas, é assim a vida: foi o dia dela, outro vai ser o meu… Saudades!!! (Irmã M. Evangelina La Marca)

 Humildade, simplicidade e pronta obediência

Tive a oportunidade de conviver com Irmã Margarida por várias vezes. Moramos juntas no Colégio Santo Antônio, em Três Rios e na Escola Madre Nazarena Majone, Rio de Janeiro, por mais de uma vez.

Ela, com seu jeito peculiar de ser, sempre se dedicou com afinco e responsabilidade aos seus ofícios, destacando-se entre outros, o de ecônoma e motorista. Com seu modo próprio de pensar e de agir, às vezes um tanto diferente das demais, se destacava por sua humildade, simplicidade e capacidade criativa, principalmente para pintura, confecção de velas, etc.

Viveu a consagração na intimidade com Deus, através da oração diária e na pronta obediência às Superioras. Uma atitude sua que muito me marcou, foi quando Irmã Helena de Sousa ficou doente e impossibilitada de realizar seus compromissos de Superiora e Diretora escolar, tive, na condição de vice, que assumir tais responsabilidades. A forma como Irmã Margarida me tratava, às vezes me deixava desconcertada. Ela, com sua experiência de vida, seja pelos anos vividos ou pelo tempo de Congregação e trabalhos já realizados, muitas vezes vinha me pedir permissão para determinadas coisas… Sem dúvida, esta sua atitude muito me ajudou a tomar consciência do meu papel, da minha missão naquele momento delicado e consequentemente, seu apoio, sua consideração, seu respeito, colaboração e prontidão em ajudar e aconselhar, muito me sustentou na vivência e condução daqueles momentos difíceis.

Que o Senhor a recompense por tudo, concedendo-lhe o lugar reservado na sua glória! Descanse em paz, Ir. Margarida! (Irmã Maria Neves de Sousa)

 Descanse na Luz e na Paz Eternas

Esta notícia veio surpreender imensamente. Que mistério profundo e desafiador esse da vida e da morte! A nós cabe entregar ao Coração Misericordioso do Senhor a vida, a consagração, as tantas lembranças que a querida Ir Margarida vai deixando em nosso meio e, já, a saudade de sua presença. Nossa Senhora a acolha e a conduza ao seu Filho Jesus do Rogate para que ela descanse na luz e na paz eternas, rogando por todos nós. (Irmã M. Eliane Espíndola Maciel)

 Sei que o dia de vocês hoje foi carregado de emoções. Fiquei bastante tocado com aquela imagem de vocês no entorno do corpo da Ir. Margarida lá na Igreja na manhã de hoje. Mulheres aparentemente frágeis, mas com uma força tremenda: a força de quem não se contenta com a praia, com as margens, mas busca nas águas profundas de seu ser a pesca milagrosa. Que bonito celebrar a entrega da Ir. Margarida ao celebrar esta página do evangelho. São as delicadezas de Deus. Realmente, ela avançou para o mar profundo e entregou-se em definitivo aquele a quem tanto amou. Agradeço a Deus a presença de vocês junto a nós. (Fagner – Paróquia Nossa Senhora de Fátima)

  Que notícia triste para mim. Ah, Irmã Margarida, tu vais fazer tanta falta. Descanse em paz. O nosso Pai Celestial te recebe de braços abertos. Obrigada por todos os ensinamentos ao meu filho. Amém. (Elizete Dos Santos Muneretto)

Serva fiel entra na alegria do teu Senhor! Descanse em paz! (Roberto Peluso)

Querida Irmã Margarida, descanse em paz! Sua missão foi muito bonita aqui na Terra. Que Deus conforte o coração das pessoas que lhe amam. (Jairto Vitto Junior)

Uma notícia triste para nós! Que a Irmã Margarida seja abençoada nesse encontro maravilhoso com Deus e com a eternidade! Por aqui, as lembranças e a saudade!!! (Karina Mancini)

Nossos profundos sentimentos. Deus na sua infinita bondade e misericórdia eleve no mais alto dos céus sua linda alma. (Gilberto Santos)

Descanse em paz irmã Margarida. Que Deus a tenha em seus braços. Vai nos deixar saudades!!! (Suziane Belo de Araujo)

Sua trajetória nessa terra de devoção e humildade deixa exemplos. Saudades querida Irmã, a Senhora viverá para sempre em nossos corações. Meus sentimentos a toda Congregação FDZ. (Maria Do Carmo Sobreira)

Quantas saudades!!! Ao chegar na Comunidade onde ela estava, me pegava pela mão e me levava para ver o menino Jesus. Com certeza ela já está ao lado dele. Meus sentimentos a família FDZ. Descanse em Paz Irmã Margarida. Saudades. (Eliane L. Guimarães)

Uma grande perda da família FDZ, tive o grande prazer de trabalhar com a Irmã Margarida, sempre ativa e disposta a resolver qualquer problema! Confesso que não estava preparada para ler essa notícia. (Fernanda Carvalho Queiroz Chaves)

Irmã querida!!! Convivi muitos anos com ela no colégio e a vi estes tempos! Ela ainda lembrava de mim!! Que Deus a receba! (Milena Paz Casagrande Fernandes)

 Sentimentos à Família Thomaz Gietner, bem como à Família das Irmãs Filhas do Divino Zelo (FDZ). Que, pelo zelo com que Ir. Margarida viveu sua consagração ao Senhor da Messe, seja acolhida na Vida Eterna; agora junto de Deus, interceda por nós ainda peregrinos por aqui. Condolências, num fraterno abraço! Graça e Paz! (Pe. João B. Simon)

gov-eterno-descanso-margarida (1) gov-eterno-descanso-margarida (1) gov-eterno-descanso-margarida (2) gov-eterno-descanso-margarida (2) gov-eterno-descanso-margarida (3)

Compartilhe:

60 Anos de Profissão Religiosa

maio 3rd, 2022 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Com imensa alegria, no dia 10 de fevereiro de 2022, nossa Província celebrou os 60 anos de Profissão Religiosa de Irmã M. Vitória de Souza e Irmã Stella Maris de Carvalho. Todas as Comunidades se uniram em oração de ação de graças pelo testemunho de nossas festejadas, pelo dom da perseverança e fidelidade de cada uma.

Irmã Stella Maris comemorou essa data especialíssima, junto de sua comunidade, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Valença/RJ. Logo pela manhã tiveram a santa missa presidida na Capela da Comunidade, pelo pároco, Padre Luís, contando com a participação das Coirmãs da Comunidade São Vicente. Na sequência, os festejos continuaram na santa partilha e fraternidade.

Irmã M. Vitória de Souza também celebrou seus 60 anos de Profissão Religiosa junto de sua Comunidade, a Comunidade Nossa Senhora do Rogate – Rio de Janeiro/RJ. A Santa Missa foi presidida por Padre Jurandir, Palotino, às 11h, na Capela da Comunidade. Na impossibilidade da participação de um número maior de pessoas, ainda devido aos cuidados que a pandemia exige, a Santa Missa foi transmitida pelo canal do youtube da Província. Na ocasião estiveram presentes as Irmãs da Comunidade Madre Nazarena Majone. Após a missa houve um almoço festivo e algumas homenagens à querida Irmã M. Vitória.

Bendizemos ao Senhor pela vida entregue de nossas Irmãs que, sem dúvida, são colunas fortes na história da Província Nossa Senhora do Rogate. Que o sacrifício de amor de cada uma, unido ao Sacrifício de Nosso Senhor, tragam-nos o dom das santas vocações.

Irmã M. Gislene Danielski

gov-60anos-prof-relig (1) gov-60anos-prof-relig (2) gov-60anos-prof-relig (3) gov-60anos-prof-relig (4) gov-60anos-prof-relig (5) gov-60anos-prof-relig (6) gov-60anos-prof-relig (7) gov-60anos-prof-relig (8) gov-60anos-prof-relig (9)

 

Compartilhe:

 Uma nova iniciativa de cunho vocacional com um grupo de mulheres (idosas), internas do Abrigo dos Idosos – Casa São Vicente –, foi introduzida no início da Quaresma.

Esta foi uma sugestão que surgiu enquanto as Irmãs estavam reunidas para a elaboração do Projeto de Vida Comunitária 2022.

Trata-se de um Terço Vocacional e uma oração específica, implorando ao Senhor da Messe e a Nossa Senhora do Rogate jovens vocacionadas para o Instituto das Filhas do Divino Zelo. Esta iniciativa se repetirá todas as quintas-feiras.

Irmã M. Alzeni Borba

csvp-terco-vocacional-marc (1) csvp-terco-vocacional-marc (2)

Compartilhe:

Nossos Idosos no Carnaval – CSVP

maio 3rd, 2022 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Na segunda-feira de carnaval, 28/02/2022, nossos idosos foram conduzidos para o pátio, debaixo da amendoeira, numa grande sombra para amenizar um pouco o calor. Ali, foi servido um lanche especial com sucos, refrigerantes, salgadinhos e docinhos.

Após o lanche, com uma animada marchinha de carnaval, os idosos, funcionários e Irmãs, caíram na folia.

Foi uma tarde muito alegre e animada, espantando assim a saudade e a falta que os idosos estão sofrendo por não estarem recebendo a visita dos familiares, devido a Pandemia do Corona Vírus.

Irmã M. Alzeni Borba

csvp-carnaval-idosos-fev (1) csvp-carnaval-idosos-fev (2) csvp-carnaval-idosos-fev (3) csvp-carnaval-idosos-fev (4) csvp-carnaval-idosos-fev (5) csvp-carnaval-idosos-fev (6) csvp-carnaval-idosos-fev (7)

Compartilhe: