Author Archives: FDZ

A Comunidade, juntamente com todas as demais irmãs da Província participaram de três encontros online em preparação para o capítulo Provincial. O 3º Encontro de Formação e de preparação para o Capítulo Provincial se deu no dia 15 de agosto de 2021. Às 15h, através da plataforma digital, as Irmãs da Província tiveram o terceiro momento de formação proposto de acordo com o caminho pré-capitular.

O assunto, apresentado pela Ir. Lucia Weiler – idp, foi o lema escolhido para o Capítulo: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35). Em sua apresentação do lema, entre muitas considerações, Ir. Lúcia ressaltou que a glória de Deus é a vida plena, gerada no amor, e o mandamento do amor é a herança pascal, a herança que Jesus nos deixou.

Todo o conteúdo foi organizado em um texto que Ir. Lucia preparou especialmente para aquele momento, que teve uma apreciação significativa das irmãs, inclusive da nossa Comunidade.

Ir. M. Simoni Ferreira Freire

prov-3-form-capitular (1) prov-3-form-capitular (2)

Compartilhe:

Na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto, as Filhas do Divino Zelo da Comunidade Madre Palmira Carlucci, Três Rios, comemoraram com muita alegria o 50 Anos de Consagração Religiosa da Ir. Maria Geralda de Jesus.

A Santa Missa em Ação de Graças, foi realizada na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com a presença de muitos fieis e das Coirmãs da Comunidade Santo Antônio de Três Rios. Presidiu a solene liturgia o Pároco Padre Márcio Xavier Lima da Silva.

Após a celebração, com todos os cuidados que os protocolos da pandemia exigem, foi realizada nas dependências da residência da Comunidade Religiosa, uma confraternização entre as Irmãs e alguns leigos da Comunidade Santa Bárbara.

No dia em que a Igreja do Brasil comemora o Dia da Vocação Religiosa, dentro do mês Vocacional, rejubilamos em louvor e ação de graças ao Senhor da Messe pela vida e doação de Ir. Geralda em nosso Instituto e em prol da Messe do Senhor.

Ir. Maria Juçara dos Santos

mpc-jubileu-ouro (1) mpc-jubileu-ouro (2) mpc-jubileu-ouro (3)

Compartilhe:

No dia 18 de julho, às 7h, a Comunidade teve a grande alegria de celebrar nossos 50 anos de Consagração Religiosa: Ir. M. Cloreci Espíndola da Silva e Ir. M. Margarida Thomaz Gietner. A Celebração Eucarística foi realizada na Igreja de Santa Edwiges e presidida por Pe. Silvanir Fagundes. Devido à situação pandêmica, a alegria desta celebração foi compartilhada apenas com os paroquianos e alguns amigos que compareceram.

Este momento tão especial de nossa consagração inspirou-me a compor este hino de louvor ao Senhor por Sua fidelidade e Seu Amor:

“Bendito sejam nossos pais por nos terem gerado para a vida dos filhos de Deus. Rendemos louvores ao Senhor, por nos ter escolhido para trabalhar na vinha de seus eleitos! Quanta alegria de pertencer a Congregação das Filhas do Divino Zelo, cujo Carisma do Rogate nos identifica na Igreja e no Instituto, como operárias a serviço do Reino.  Apesar das nossas debilidades, voltamos o olhar para todos esses anos já vividos e percebemos que geramos amor, que praticamos a caridade, que nos abrimos ao diálogo e vivenciamos a tolerância.  Assim, moldadas a exemplo de Maria, aprendemos a ver, ouvir, saborear, tocar a existência da realidade de um modo novo que transforma as gerações! Tudo isso nos impulsiona a viver a leveza, a misericórdia e os desafios da caminhada. Com gratidão, entoemos nosso Hino de Ação de Graças por esse Pai Amoroso, que pelo dom da Vida Consagrada e pelos Conselhos Evangélicos, deseja que nos santifiquemos e edifiquemos o mundo de irmãos. Nossa eterna gratidão a nossa mestra de Noviciado, Irmã M. Romilda Cannito, ao nosso Instituto, à Província, na pessoa de Madre Maria Marques de Oliveira e a todas as irmãs que nos felicitaram pelo testemunho e entrega nesta missão, na família FDZ. Pedimos ao Senhor da Plantação, que sejamos fecundas e que demos continuidade na Seara até quando Ele quiser. Invoquemos a proteção da Trindade, a fim de que nosso exemplo cative outros vocacionados, a seguir as pegadas do Mestre. Assim seja!”

Ir. M. Cloreci Espíndola da Silva

mnm-jubileu-ouro (1) mnm-jubileu-ouro (2) mnm-jubileu-ouro (3)

Compartilhe:

Em ocasião a ordenação sacerdotal do Diácono Douglas Ferreira Leite, nós Irmãs da Comunidade Nossa Senhora de Fátima em Lajinha, nos dedicamos em visitar algumas Comunidades Rurais.

Assim, realizamos as visitas nos dias 10 e 11 de julho e nos dias 7 e 8 de agosto juntamente com o Diácono, para uma maior conscientização vocacional. Nos dias 12, 13 e 14 participamos do tríduo em preparação a sua ordenação.

No dia 15 de agosto, viajamos para Caratinga para a grande celebração de sua ordenação presidida pelo Bispo Dom Emanuel Messias de Oliveira.

Ir. Edna Maria Alves

lajin-orden-sacedotal (1) lajin-orden-sacedotal (2)

Compartilhe:

No período da manhã do dia 14 de agosto, Ir. Edna Maria Alves conduziu o encontro vocacional para as lideranças da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Lajinha.

Neste encontro refletiram sobre as Palavras de Jesus que nos conduz a “avançar para águas mais profundas”. Os jovens partilharam suas reflexões e a dinâmica do encontro levou a cada um a pensar sobre o grande e especial chamado que Deus tem para cada um e a resposta generosa que Deus também espera de cada um, na liberdade da doação.

Rezemos para que o Senhor da Messe suscite vocações na vida destes jovens.

Enviai Senhor, apóstolos santos à Vossa Igreja!

Ir. Edna Maria Alves

lajin-encont-vocac-liderancas lajin-orden-sacedotal (1)

 

Compartilhe:

Bendizemos ao Senhor que até aqui nos conduziu e não cessa de acender as luzes que se fazem necessárias para a continuidade da peregrinação da pequena caravana que partiu de Avignone-Messina, para o mundo!

Entre os dias 20 e 25 de setembro de 2021, foi celebrado, na Província Nossa Senhora do Rogate, o IX Capítulo Provincial, com o Tema: “No seguimento de Jesus do Rogate, vivenciar a comunhão fraterna e a missão, através do diálogo e do cuidado”, e o Lema: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35).

Na conclusão do IX Capítulo, a Reverendíssima Madre Geral, Madre M. Teolinda Salemi, anunciou o novo Governo da Província, a saber: Madre Maria Eli Milanez (Superiora Provincial), as Irmãs Conselheiras: M. Eliete Bauer da Cunha, M. Érica Bitencour Pereira, Edna Maria Alves e M. Gislene Danielski, bem como a Economa Provincial, Irmã Cecilia Maria Amorim.

Todo o processo capitular aconteceu de maneira remota, devido aos perigos que a pandemia ainda oferece. Desta maneira, para bendizer ao Senhor por esta realização e para confiar-Lhe a missão do novo Governo, no dia 26 de setembro, celebramos, na Capela Santo Antônio, a Santa Missa nessas intenções.

Além das Irmãs da Comunidade Santo Antônio, participaram da Santa Missa, Madre Maria Marques de Oliveira e as Irmãs M. Vitória de Souza, M. Nair Fragnani, Maria Aparecida Pereira, M. Juçara dos Santos e M. Geralda de Jesus. Também tivemos a alegria da presença da equipe de Coordenação e Gestão do Colégio Santo Antônio, leigos(as) da UOV e dos movimentos marianos da paróquia. A Santa Missa foi transmitida nas redes sociais e diversas comunidades da Província puderam acompanhar.

Agradecemos ao Sacerdote celebrante, Padre Júlio Cesar Maia, que nos agraciou com o Dom Supremo do Santo Sacrifício de Nosso Senhor.
Por tudo, demos graças a Deus!

Envia, Senhor, Apóstolos Santo à Vossa Igreja!

Ir. M. Gislene Danielski, fdz

gov-novo-governo (1) gov-novo-governo (2) gov-novo-governo (3) gov-novo-governo (4) gov-novo-governo (5) gov-novo-governo (6)

 

Compartilhe:

Realizou-se, no período de 20 a 25 de setembro de 2021, o IX Capítulo Provincial, de forma remota através da plataforma Zoom. O Capítulo foi ordinário e teve como tema: “No seguimento de Jesus do Rogate, vivenciar a comunhão fraterna e a missão, através do diálogo e do cuidado”. E como lema: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35). Conforme determinam nossas Constituições sobre este órgão colegial de governo, a celebração do Capítulo é um momento especial de avalição e projeção do futuro, manifestando a unidade e a comunhão entre todas as Irmãs da Província e o Instituto (cf. Const. n. 213).

Promovendo a reflexão sobre nossas escolhas operativas e o revigoramento espiritual e apostólico, em conformidade com as deliberações do Diretório Normativo Geral, o Capítulo iniciou-se com uma manhã de recolhimento, cuja motivação inicial foi conduzida por Ir. M. Nelsa Cechinel.

Neste primeiro dia, a tarde foi dedicada aos encaminhamentos necessários e à abertura oficial do Capítulo pela presidente, a nossa Madre Geral, Madre M. Teolinda Salemi. O segundo dia foi dedicado ao relatório sobre o estado geral da Província e ao relatório econômico. Na sequência, os três dias seguintes, foram designados à construção do plano trienal e, o último, às questões abertas e os fechamentos conclusivos.

Assim realizou-se mais um Capítulo de nossa Província, sob as restrições da pandemia. E, apesar de ter se realizado de forma on-line, foi um momento produtivo que conseguiu cumprir os objetivos principais a que se propôs. Nós, Irmãs que pertencemos à Província, só temos que agradecer a Deus pela sua realização.

Ir. M. Simoni Ferreira Freire

gov-IX-capitulo-provincial (1) gov-IX-capitulo-provincial (2) gov-IX-capitulo-provincial (3)

 

 

 

Compartilhe:

A passagem do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II é, sem dúvida, um desafio para os educandos por acontecer, nesse período, diversas mudanças. Faz-se necessário, nessa transição, um acompanhamento dos pais e da equipe escolar para, que juntos, possam fazer esse momento ser o menos difícil possível.

Há dois anos que não se faz presencialmente a adaptação dos alunos que chegam para o 6º Ano, pois a Pandemia interrompeu a mesma abruptamente no ano de 2020. Mas aconteceu o momento tão esperado, o de retornarem à escola! E como fazer das primeiras avaliações, no presencial, ser o mais natural possível?

O CSA, como sempre, fazendo a diferença, deu todo apoio e auxílio, orientando, acompanhando de perto o fazer desse simulado que, foi o primeiro do 6º e do 7º ano, passando-lhes segurança e, assim, sentiram-se confiantes e tranquilos, percebendo que o Colégio Santo Antônio caminha sempre ao lado.

 Rosane Serpa, Orientadora Educacional

csa-simulado-fund (1) csa-simulado-fund (2) csa-simulado-fund (3)

 

Compartilhe:

A ideia surgiu trabalhando o livro” NO TEMPO EM QUE A TELEVISÃO MANDAVA NO CARLINHOS”, quando percebi que alguns alunos estavam lanchando de forma inadequada: com refrigerantes, batatas, biscoitos, salgadinhos…

O livro contava a história de um garoto sedentário que comia tudo que via nos comerciais de TV, até que um dia apareceu doente e necessitou mudar os seus hábitos. Diante disso, convidamos a nutricionista Marcela Freire para conversar com os alunos sobre a alimentação saudável. Durante a palestra, ela apresentou a pirâmide alimentar, explicou o risco do consumo exagerado de doces e açucares. Sugeriu alguns lanches saudáveis para a merenda.

Ao final da palestra, ela fez um desafio, no qual a criança deveria experimentar um novo alimento pelo menos três vezes e a professora propôs o “ Dia da Fruta” na merenda escolar.

Professora Chardélia Galdino, 3º E

csa-projeto-nutricao (1) csa-projeto-nutricao (2) csa-projeto-nutricao (3) csa-projeto-nutricao (4)

Compartilhe:

“Desde a publicação da Carta encíclica Laudato Si (2015), o Primeiro de setembro assinala, para a família cristã, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, até 4 de outubro, memória de São Francisco de Assis. Durante este período, os cristãos renovam em todo o mundo a fé em Deus Criador e unem-se de maneira especial na oração e na ação pela preservação da casa comum.

“A mensagem central da Encíclica “Laudato Si” (“Louvado Sejas”), a primeira do papado de Francisco produzida integralmente por ele, é uma frase repetida três vezes ao longo de suas mais de 190 páginas: “tudo está conectado”. O ser humano não está dissociado da Terra ou da natureza, eles são partes de um mesmo todo. Portanto, destruir a natureza equivale a destruir o homem””. (https://www.oc.eco.br/a-enciclica-de-francisco-ponto-a-ponto/)

Comprometidos com o cuidado da Casa Comum frente às feridas do Planeta, no ano em que comemoramos os 70 anos da vinda das Irmãs FDZ para o Brasil, a Fundação do Colégio Santo Antônio e inspirado pela Encíclica Laudato Si, o Ensino Religioso do CSA motivou as turmas do EF II e EM a deixarem sua contribuição dedicando-se ao plantio de árvores e ao cultivo de plantas. Foi um desafio para nossos alunos! Em tempos de pandemia e distanciamento social, sentiram-se renovados, animados, conectados. Inspirados por Francisco de Assis, ensinamos e aprendemos o cuidado com a casa comum. Com os registros fotográficos, fizemos um pequeno vídeo.

“Alegremo-nos porque o Criador, no seu amor, sustenta os nossos humildes esforços em prol da Terra. Esta é também a casa de Deus, onde a sua Palavra «Se fez carne e veio habitar conosco» (Jo 1, 14), o lugar que a efusão do Espírito Santo renova sem cessar”.

«Enviai, Senhor, o vosso Espírito e renovai a face da terra» – “Enviai, Senhor, apóstolos santos à Vossa Igreja”

Profª Gisele Ibrahim Silva, Ensino Religioso

csa-oracao-criacao (1) csa-oracao-criacao (2) csa-oracao-criacao (3)

 

Compartilhe: