Aprofundando este tempo de preparação ao Santo Natal, a comunidade decidiu acompanhar as famílias que se reúnem em torno da Palavra de Deus e propostas da Igreja, através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – DGAE que nos convoca a ser uma Igreja em saída, a partir dos quatro pilares, conforme figura ilustrativa.

Desta forma, percorremos o nosso bairro junto às famílias dos coroinhas e acólitos fortalecendo o nosso testemunho de uma “comunidade em saída”. Foi muito importante estar com as famílias, crianças, adolescentes e jovens.

A novena teve início no dia 11/12 e finalizamos em 21/12, no Seminário Rogacionista com uma linda celebração de encerramento, seguida de confraternização. Os alimentos foram preparados e compartilhados por todos os participantes.

Ir. M. Eliete Bauer da Cunha

brasilia-novena-natal-coroinhas (1) brasilia-novena-natal-coroinhas (2) brasilia-novena-natal-coroinhas (3) brasilia-novena-natal-coroinhas (4)

Compartilhe:

Estamos finalizando o ano de 2019, com nosso agradecimento a Deus que nos animou na vivência da vida comunitária, na partilha dos dons e no serviço à missão, impelidas pela força do Rogate em nosso cotidiano.

Motivadas pelo serviço e difusão do Rogate, nos unimos à Família do Rogate para realizar uma manhã de espiritualidade no dia 14/12/2019 que teve como tema: “A compaixão: ser profeta da caridade hoje”, apresentado pelo noviço Rogacionista, Fred.

Houve tempo para um deserto e, em seguida, uma partilha das reflexões que foram muito valiosas. Dando continuidade, participamos da celebração Eucarística e, por último, nos confraternizamos com o almoço oferecido no Colégio Rogacionista, junto aos seus funcionários.

Ir. M. Eliete Bauer da Cunha

brasilia-espiritualidade-familia rogate (1) brasilia-espiritualidade-familia rogate (2) brasilia-espiritualidade-familia rogate (3) brasilia-espiritualidade-familia rogate (4) brasilia-espiritualidade-familia rogate (5) brasilia-espiritualidade-familia rogate (6) brasilia-espiritualidade-familia rogate (7) brasilia-espiritualidade-familia rogate (8) brasilia-espiritualidade-familia rogate (9) brasilia-espiritualidade-familia rogate (10) brasilia-espiritualidade-familia rogate (11) brasilia-espiritualidade-familia rogate (12) brasilia-espiritualidade-familia rogate (13) brasilia-espiritualidade-familia rogate (14) brasilia-espiritualidade-familia rogate (15)

Compartilhe:

MINHA CRISMA… – Abrigo

janeiro 5th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Pai, sua presença em minha vida, está sempre muito forte, desde que cheguei aqui no Abrigo São Vicente de Paulo. É uma necessidade de estar mais perto de Ti, em sua presença. Desde que cheguei neste Abrigo estou voltando aos meus princípios e revivendo a Sua presença em tudo, e isto me fez muito bem e reaviva a minha vida de Cristã.

Minha consciência me cobrava sempre por um sacramento que ainda me falta, que é o da Crisma.

Pela disponibilidade e ajuda de Irmã Albertina que me preparou, o meu profundo agradecimento e também à minha madrinha Irmã Ruth, pois, aqui nesta casa realizei este sonho de viver o que me resta dos meus dias, na alegria da presença terna de Deus bem próxima de mim.

Foi muito linda e emocionante a Celebração da Eucaristia, um dos melhores dias da minha vida, que aconteceu na Paróquia São Sebastião do Monte D’Ouro de Valença, com a presidência de Dom Nelson e o Padre Henrique. Obrigado Senhor por mais esta oportunidade e realização!

Idosa Jandiray

abrigo-crisma-dezembro (1) abrigo-crisma-dezembro (2)

 

 

Compartilhe:

Apromel – Lajinha

janeiro 5th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No decorrer do ano de 2019, a Obra Social São Judas Tadeu, recebeu o patrimônio da antiga APROMEL – Associação Promotora do Menor Lajiense, localizado à Rua Sérvulo Moreira, Bairro Santa Terezinha, SNº, Lajinha MG, através do edital de licitação do Poder Judiciário que destinou o imóvel por sentença judicial, decisão do Juiz de Direito – Glauber de Oliveira Fernandes, consta nos autos nº 0377.14.001742-9, do dia 12 de junho de 2018. A obra Social São Judas Tadeu foi contemplada por cumprir todas as exigências necessárias. A mesma terá seu objetivo na formação das crianças e adolescentes, com especificidade na formação profissional dos adolescentes para a inclusão no mercado de trabalho, considerando o objetivo da APROMEL.

Ir. Cleusa

Lajinha-apromel (1) Lajinha-apromel (2)

 

Compartilhe:

DNJ – Lajinha

janeiro 5th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) deste Ano teve como tema: “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização do amor” e lema: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), aconteceu também em comunhão com a Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27).

Os jovens das comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Nazareth, em Lajinha celebraram o DNJ, na sede da Obra Social São Judas Tadeu, como um momento de comunhão e testemunho do Cristo Vivo entre os jovens.

Para proporcionar o bom êxito do encontro, cada grupo se organizou apresentando músicas, teatros e palestras e muita animação, finalizando com a celebração da Santa missa presidida pelo Pe. Wagner Augusto.

Em sua homilia, estimulou as Juventudes à participação na vida das Comunidades de Base e em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja a fim de fortalecer a cidadania e o bem comum, dando a sua contribuição como jovens, para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, mas de modo muito especial nas políticas relativa aos jovens enfatizou.

O Encontro terminou com a partilha de um saboroso lanche.

Ir. Cleusa Maria

Lajinha-dnj-novembro (1) Lajinha-dnj-novembro (2) Lajinha-dnj-novembro (3) Lajinha-dnj-novembro (4)

 

Compartilhe:

Vocação: Dom de Deus – MNM

janeiro 5th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

   Renovar os votos é dar continuidade na plena realização da graça na vontade do Pai; 

é caminhar para o definitivo, para o ETERNO que nos espera. 

(Ir. Mariana de Jesus Hóstia, ocd).

“A renovação dos votos é um ato religioso da maior importância. Assim como um pequeno barco se afasta do porto, indo mar adentro, assim cada ano nossa alma se afasta do Século e se embrenha no mar imenso de todos os bens que é a Vida Religiosa, e se aproxima de Deus. Dito isto, consideremos estes dois extremos: o século – ou seja, o mundo – que deixamos, e Deus para cuja bela união nos encaminhamos”. Foi com essa certeza que, no dia oito (08) de dezembro, Ir. M. Arcilene fez a renovação de seu sim a Deus, durante a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Silvino Caixeta - CSS (Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo), no Santuário Santa Edwiges, às 08h30min. A renovação ocorreu na presença da Madre Maria Marques de Oliveira, demais Irmãs e a comunidade local.

Esse foi um momento rico e emocionante, pois com a renovação dos votos, reafirmei o meu desejo de continuar minha caminhada no seguimento ao Cristo do Rogate. E, como disse Santo Aníbal Maria: “Consagrar-se a Deus é uma das maiores glórias e felicidades que uma criatura pode possuir na terra”.

 

Ir. Mª Arcilene Rosa da Silva

mnm-renovacao-dezembro (1) mnm-renovacao-dezembro (2) mnm-renovacao-dezembro (3) mnm-renovacao-dezembro (4) mnm-renovacao-dezembro (5) mnm-renovacao-dezembro (6)

Compartilhe:

Viagem no Tempo – CSA

janeiro 5th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 14 de dezembro os alunos da Educação Infantil do Colégio Santo Antônio fizeram uma viagem no tempo, revivendo os musicais que fizeram parte da história de vida de muitas pessoas. Viajaram num lindo balão para visitar um sítio cheio de personagens inesquecíveis! Aventuraram-se num foguete pelo universo e encontraram a lua de cristal que lhes deixou a mensagem de que o sonho sempre vem pra quem sonhar, só basta acreditar!

csa-viagem-no-tempo-dezembro (2) csa-viagem-no-tempo-dezembro (3) csa-viagem-no-tempo-dezembro (4) csa-viagem-no-tempo-dezembro (5) csa-viagem-no-tempo-dezembro (6) csa-viagem-no-tempo-dezembro (7) csa-viagem-no-tempo-dezembro (8) csa-viagem-no-tempo-dezembro (9) csa-viagem-no-tempo-dezembro (10) csa-viagem-no-tempo-dezembro (11) csa-viagem-no-tempo-dezembro (12) csa-viagem-no-tempo-dezembro (13) csa-viagem-no-tempo-dezembro (14)

 

Compartilhe:

Teatro CSA em cena

janeiro 5th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

O projeto CSA em cena, na noite de quinta-feira, dia 05/12 apresentou a sua primeira peça. Foi um sucesso! A noite foi abrilhantada com a imensa presença dos familiares, amigos, funcionários, professores, da Equipe de gestão do CSA e com a linda apresentação dos alunos, nossas estrelas!

A peça foi escrita, pelos próprios alunos e pela professora, após uma contação de histórias sobre a vida e obras de Santo Aníbal e Madre Nazarena que recebeu o nome de FÉ. Dividida em quatro atos cheios de amor, esperança e união.

A primeira parte – FÉ: começa com irmã Dulce e suas pupilas, todas meninas de um orfanato, em uma contação de história. A primeira história fala sobre a menina que não tinha fé e vendia flores. No caminho da feira, levando em suas mãos um buquê flores, ela caiu e as flores se sujas no barro. Neste instante, ela encontra-se com o Padre Aníbal que a consola e limpa as suas flores em sua batina, ficando as flores intactas novamente. Com este gesto aprendemos que ter fé em Deus é a única fonte de vida nessa terra.

A segunda história representada por nossos atores fala sobre a família. Madre Nazarena, ao ensaiar com as meninas para o coral de Natal, percebe que algumas estão tristes por não possuírem uma família e não poderem receber a visita de seus pais. A Madre Então conversa com Padre Aníbal e este se prepara para se apresentar como pai de todas elas mostrando que a família na fé, no amor e em Jesus é uma família abençoada.

A terceira história traz Jesus e seus discípulos encenando as Bem-aventuranças. Momento de grande emoção!

No final, Irmã Dulce reaparece chamando as meninas do orfanato a viverem e propagarem a fé!

O quarto ato foi dividido em três cenas representadas pelos familiares escolhidos pelos atores que subiram com eles ao palco para o momento de maior beleza da noite! A primeira cena foi uma reflexão sobre a bíblia e a palavra fé; a segunda, uma música sobre fé, família e amor e a terceira, uma enquete sobre esperança, fé e caridade.

A noite foi, sem dúvida, um momento de união, amor e Fé! A peça FÉ, com certeza marcou a vida dos pequenos atores do CSA.

Ingrid Werneck Arantes Nóbrega

csa-teatro-dezembro (1) csa-teatro-dezembro (2) csa-teatro-dezembro (3) csa-teatro-dezembro (4)

 

Compartilhe:

Não haveria um lugar melhor para agradecer… Na Matriz São Sebastião, os alunos do 9º ano 2019, famílias e a Equipe CSA, se uniram para dar Graças ao Santo Deus por um ano maravilhoso, de conquistas, aprendizado e crescimento. As leituras tocaram os nossos corações profundamente!

Parabéns, alunos do 9º ano! Professores, parabéns pelo lindo trabalho!

Marcia Fernanda

csa-missa-9ano-dezembro (1) csa-missa-9ano-dezembro (2) csa-missa-9ano-dezembro (3) csa-missa-9ano-dezembro (4) csa-missa-9ano-dezembro (5)

Compartilhe:

Encerramento do ano – CSA

janeiro 5th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Foi com muita alegria que os alunos do 2° ao 4° ano de escolaridade se reuniram para celebrar o final de mais um ano letivo. Dividindo alegrias, conquistas, desafios e muito amor. Escola e família comungando dos mesmos ideais para o crescimento de nossos queridos alunos.

O Colégio Santo Antônio, colégio católico, cristão, tem como diferencial imbuir em nossas crianças valores e fé e como carro chefe no ano de 2019 desenvolveu o projeto “Santidade”. Acreditamos que, para ter um mundo melhor, precisamos cuidar dos pequenos! Cuidar da aprendizagem, mas indo além, cuidando do crescimento deles, como indivíduos pertencentes e construtores de um mundo melhor, o mundo que sonhamos. E, assim eles desejam, crescer, querem ir além!

Encerramos o nosso ano, apresentando tudo o que aprendemos e vivenciamos durante o ano com o nosso projeto.

Como falamos para aos nossos alunos sobre Santidade? O que é ser Santo no mundo atual? Recorremos a uma palavrinha tão importante para se chegar lá… Ah! O amor! O amor é o que nos leva ao Pai, à Santidade… O amor a Deus, o amor a si próprio, o amor à família, o amor aos amigos, o amor aos irmãos de caminhada… O amor! É ele! O dono de todas as nossas alegrias! ELE NÃO HÁ DE IR EMBORA, ELE ESTÁ DENTRO DE CADA UM! ESTÁ EM NÓS! ACREDITEMOS!

Nesse espírito de fé, amor e santidade finalizamos o belo e significativo trabalho do ano de 2019!

Parabéns a todos os envolvidos!

Com carinho, Professora Karina

csa-encerramento-do-ano-dezembro (1) csa-encerramento-do-ano-dezembro (2) csa-encerramento-do-ano-dezembro (3) csa-encerramento-do-ano-dezembro (4) csa-encerramento-do-ano-dezembro (5)

Compartilhe: