No dia 11 de fevereiro, Madre Maria Marques e as Irmãs Arcilene, Nair, Bernadete, Eliane, Gislene e Maria Neves, participaram da reunião da Conferência dos Religiosos do Brasil / Rio de Janeiro, que aconteceu na casa das Irmãs Salesianas, na Tijuca, para o primeiro encontro do ano, com formadores e animadores Vocacionais. Este encontro teve como principal objetivo, a preparação do 4º Congresso Vocacional do Brasil.

As Irmãs Eliane Espíndola e Gislene Danielsk, juntamente com a coordenação regional da CRB, ficaram responsáveis pela condução da reunião e a formação da equipe de trabalhos para preparar o pré-congresso. A equipe foi composta por sacerdotes e religiosos (as), dentre os quais, três Filhas do Divino Zelo: Ir. Arcilene, Ir. Eliane e Ir. Gislene e outro (a)s onze religiosos (as).
No dia 11 de março aconteceu a segunda reunião, com a participação das três Irmãs e os demais religiosos, no local onde está sendo planejado o pré-congresso vocacional e foram formadas equipes, saindo cada uma, com sua responsabilidade. Deus seja louvado pelo empenho da Vida Consagrada em zelar pelas vocações e que todo o serviço seja para que se cumpra a Vontade do Senhor em meio ao mundo.

Ir. M. Gislene

gov-enc-crb-jan-marc (1) gov-enc-crb-jan-marc (2) prov-crb-fev (3) prov-crb-fev (4)

 

Compartilhe:

50 ANOS DE VIDA MATRIMONIAL

abril 13th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 22 de janeiro, meus pais: Elpídio Gomes de Sousa e Maria Gilza de Souza completaram 50 anos de vida a dois. E para celebrar este momento, reunimos a família para agradecer a Deus pela vida de cada um e pelo dom da família formada por eles.

Muitas foram as dificuldades e os desafios que eles encontraram ao longo desses anos, mas continuam firmes, enfrentando as adversidades da vida, como por exemplo, a doença.
Queremos agradecer a Deus por tudo que fizeram e fazem pelos filhos, por tudo que nos ensinaram e nos ensinam com suas ações e atitudes.
Podemos afirmar que apesar de todas as dificuldades e lutas sempre se empenharam para dar a cada filho, não só os bens materiais, mas principalmente, a formação para os valores morais e cristãos.
A honestidade, o respeito para com o outro, a sinceridade, a solidariedade, a partilha, a verdade e a fé foram valores plantados em cada um de nós através dos pequenos acontecimentos do dia a adia. Sem dúvida alguma, tudo o que somos hoje, devemos a eles.
Pedimos a Jesus que os abençoe e derrame sobre cada um, as graças que mais necessitam, especialmente, da saúde e fortaleza na fé.
A celebração aconteceu na própria casa, presidida pelo Pe. Eugênio, da Paróquia Cristo Rei, centro de Ipatinga. Além dos familiares estava também presente a Irmã dos Anjos das Filhas do Divino Zelo, que foi prestigiar a família.
Aos meus pais, nossas felicitações e votos de perseverança, fidelidade e amor à esta união até que a morte os separe.

Ir. Maria Neves

50 anos de Vida Matrimonial (1) 50 anos de Vida Matrimonial (2) 50 anos de Vida Matrimonial (3) 50 anos de Vida Matrimonial (4) 50 anos de Vida Matrimonial (5) 50 anos de Vida Matrimonial (6) 50 anos de Vida Matrimonial (7)

 

Compartilhe:

UOVs – RENOVAÇÕES E ADESÕES

abril 13th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Nos dias 22, 23 e 24 de março, Ir. Aparecida e Ir. Inês se encontraram com os grupos da UOV de Resende, RJ. Lá, já são acompanhados grupos que já fizeram as suas promessas e vivem o compromisso do Rogate, de rezar diariamente pedindo vocações para a Igreja. Outros grupos que estão iniciando a sua preparação para uma futura adesão, estão sendo acompanhados. É o Rogate que se expande e se espalha tornando real o sonho de Santo Aníbal Maria.

Em cada comunidade paroquial está surgindo os grupos que assumem este compromisso: Comunidade São João Batista, Comunidade Santa Isabel de Portugal, Comunidade São Francisco de Assis, Comunidade São José Operário, Comunidade Nossa Senhora da Paz, Comunidade São Judas Tadeu e Comunidade São Benedito.
Alguns grupos fizeram a sua renovação e nesses, tivemos também alguns membros, que estão ingressando agora no grupo, fizeram sua primeira adesão. Esta cerimônia aconteceu numa celebração eucarística presidida pelo Pe. Maurício.
Outros grupos que farão a sua renovação somente no final do ano, fizemos encontros de formação, partilha e oração. Sem dúvida, foram dias de muita alegria tanto para a comunidade, quanto para nós. E com certeza, Santo Aníbal olha com carinho e se alegra também, ao ver o seu ideal sendo realizado e o Rogate sendo propagado e vivido por tantos homens e mulheres.

Ir. Aparecida

mpalm-isabel-port-jan-marc (1) mpalm-isabel-port-jan-marc (2) mpalm-isabel-port-jan-marc (3) mpalm-isabel-port-jan-marc (4) mpalm-sbened-jan-marc (1) mpalm-sbened-jan-marc (3) mpalm-sbened-jan-marc (4) mpalm-sfranc-jan-marc (1) mpalm-sfranc-jan-marc (4) mpalm-sjoseop-jan-marc (2) mpalm-sjoseop-jan-marc (3) mpalm-sjudast-jan-marc (1) mpalm-sjudast-jan-marc (2)

Compartilhe:

Visita missionária em Prata/MG

abril 13th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

A visita missionária do SAV e com a União de Oração pelas Vocações (OUV) ocorreu dia 31 de março de 2019, na comunidade Santa Izabel, no distrito do Prata/MG. Estavam responsáveis, as Irmãs FDZ, Aspirantes e coordenadores e membros do SAV e da UOV. Tivemos o apoio do Sr. Carlos que é o Coordenador da Comunidade paroquial que pertence à comunidade local, que nos ajudou na organização do espaço e no lanche da tarde.
Na tarde de domingo do dia 31 de março de 2019, iniciamos a visita missionária na igreja matriz, com a presença da comunidade local, sobretudo dos jovens. Apresentamos-nos falando também sobre o SAV, a UOV e a importância de cada vocação. Logo após, rezamos o rosário missionário, de forma lúdica, onde cada conta do terço foi representada por uma rosa de papel. Cada participante recebeu uma rosa, que após a oração do Pai Nosso cada um rezava uma Ave Maria, e depositava a rosa em frente ao altar, até o terço estar completo. Depois, foi feita a leitura do texto bíblico da figueira estéril e os participantes foram divididos em três grupos, para refletir a passagem bíblica e apresentar o questionário proposto pela organização do encontro. Terminando as apresentações foi oferecido um lanche no salão paroquial, seguido por uma dinâmica, onde cada participante segurava um barbante amarrado em um galho de arvore e com ajuda de todos, o galho tinha que ser colocado dentro de uma garrafa PET, nesta dinâmica foi trabalhado a importância da união da comunidade. Com o fim da dinâmica, todos foram convidados a participar da coroação de Nossa Senhora e em seguida, foi realizada a adoração ao Santíssimo, seguida pela Santa missa presidida pelo pároco Pe. Wagner Augusto e assim encerando a Visita missionária que foi de grande benção.

Ir. Cleusa e Aspirantes

laj-visit-miss-jan-marc (1) laj-visit-miss-jan-marc (2)

 

 

Compartilhe:

Entrada no Aspirantado

abril 13th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Eu Jociana, sai da cidade onde morava, Brasília, no dia 11 de março, acompanha da Irmã Eliete, com destino ao Rio de Janeiro. Aí, fiquei até o dia 17 de março, quando viajei para Lajinha, Chegando no dia 18, acompanhada da Madre Maria Marques e da Irmã Maria Bernadete. Fui recebida pela coordenadora da comunidade, Ir. Cleusa Maria, Ir. Maria Helena e as aspirantes, com muito carinho. A casa estava toda preparada e decorada para a minha chegada. No dia da minha entrada no aspirantado foi um dia festivo na casa, após a celebração, tivemos um café da manhã especial, com muita alegria.
Na mesma semana, precisamente no dia 19 de março de 2019, participei do rito de entrada no aspirantado das religiosas Filhas do Divino Zelo, que tem como fundador Santo Aníbal Maria de Francia. O mesmo aconteceu na capela da casa das Irmãs, na cidade de Lajinha, MG, na presença da Provincial Madre Marques, da Superiora da casa, Ir. Cleusa Maria, Irmã Maria Bernadete, Ir. Maria Helena e das aspirantes, Daniela e Juliana que estão no segundo ano do aspirantado. O celebrante da missa foi o Padre Wagner Augusto, Pároco local, além da presença de leigos e benfeitores da comunidade. Durante a missa também aconteceu à renovação dos votos religiosos das Irmãs e a entrega da medalha da Nossa Senhora Virgem e Mãe do Rogate, para nós Aspirantes: Daniela, Juliana e para mim.
Atualmente estou me adaptando à rotina da casa, com os momentos de oração, de participação na comunidade eclesial e na obra social Casa da Criança e conhecendo a realidade local.

Jociana Lazzarotto Martins

laj-aspir-jan-marc (1) laj-aspir-jan-marc (2) laj-aspir-jan-marc (3) laj-aspir-jan-marc (4) laj-aspir-jan-marc (5) laj-aspir-jan-marc (6) laj-aspir-jan-marc (7) laj-aspir-jan-marc (8)

Compartilhe:

O TOEFL – CSA

abril 13th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language), ou o “teste de inglês como língua estrangeira”, mede o conhecimento e a habilidade dos que estudam o idioma. É um exame muito reconhecido no mundo, podendo ser usado para diversos fins, tanto nacional, quanto internacionalmente.

O teste possui algumas modalidades, cada uma tem um objetivo específico de avaliação. O TOEFL é reconhecido por mais de 8.500 instituições, em mais de 130 países.
Para conquistar uma vaga no mercado de trabalho internacional, ou em uma universidade no exterior, não adianta dominar apenas a sua área de atuação, é preciso ter influência em inglês e, mais do que isso, comprová-la.
E o TOEFL é um dos exames de proficiência mais reconhecidos no mundo.
E é com muito orgulho que entregamos as certificações internacionais aos nossos alunos, que muito nos orgulham com o excelente desempenho que obtiveram nesse exame de proficiência.

Ingrid Werneck Arantes Nóbrega – 5º ano
Cora Cristina Marques – 9º ano
Carlos Henrique Serpa – 3º ano EM

csa-toefl-jan-marc

 

Compartilhe:

Sexta Viva – CSA

abril 13th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Neste ano de 2019, o Colégio Santo Antônio tem como projeto a “Sexta Viva”. Toda sexta-feira, será um dia especial, dedicado ao desenvolvimento das habilidades socioafetivas, trabalhando a empatia, autoestima, o respeito às diferentes culturas e formas de pensar. Na Primeira etapa desse novo trabalho, as crianças trabalharam o tema: “O extraordinário em mim”, onde refletiram sobre suas qualidades e as dos seus amigos, se prontificando a exercer, diariamente, as habilidades positivas que todos nós temos. A elaboração desse projeto tem como finalidade, agir de forma preventiva nos possíveis conflitos que, naturalmente, fazem parte do convívio em grupo. Que possamos manter vivas em nós, diariamente, todas as nossas qualidades. Esse será o lema da nossa Sexta Viva!

Paula Rinaldi

csa-sexta-viva-jan-marc (1) csa-sexta-viva-jan-marc (2) csa-sexta-viva-jan-marc (3) csa-sexta-viva-jan-marc (4) csa-sexta-viva-jan-marc (5) csa-sexta-viva-jan-marc (6)

 

Compartilhe:

Celebração de São José – CSA

abril 13th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 19 de março, aconteceu na quadra do Colégio Santo Antônio, a primeira missa do fundamental I. A celebração foi em homenagem a São José e pelos 132 anos de fundação do Instituto das Filhas do Divino Zelo. Nesta celebração foi feito o lançamento do projeto “Chamados à santidade no mundo atual”.

Padre Gregório, presidente da celebração interagiu alegremente com as crianças. Em sua homilia, dialogou com as crianças sobre, quem foi São José na vida de Jesus e, ao final, deu conselhos às crianças, dentre eles: obedecerem ao pai, à mãe e professores; serem bons como São José.
Foi uma bela celebração com a participação ativa da comunidade CSA e de alguns pais e convidados.

Gilséia

missa sao jose (4) missa sao jose (6) missa sao jose (9) missa sao jose (12)

Compartilhe:

O CSA, mais uma vez, começou seu ano letivo com inovação e emoção. Sua equipe, no dia 02/02, foi surpreendida com uma linda e comovente missa, voltada para a motivação espiritual e consagração do trabalho de seus funcionários e de toda comunidade escolar, ao nosso Bom Jesus.
Em um segundo momento, uma reunião pedagógica de estudos, a equipe pedagógica fez o planejamento e a apresentação do projeto CSA-2019 – “CHAMADO A SER SANTO NO MUNDO ATUAL” – abrilhantou ainda mais a manhã. O projeto CSA 2019, abordará três jovens personalidades cristãs: Santa Terezinha, São Luiz Gonzaga e o venerável Carlo Acutis.
Reflexões como, “Ser santo no mundo atual” e “ Ser santo sem deixar de ser jovem” foram os pilares dessa reunião. O chamado à santidade, com certeza, fará com que o CSA continue sendo, um colégio de excelência, sob as bênçãos e proteção de Maria Santíssima.

Professora Ingrid Werneck

Mas, quem são estes santos, afinal?
Santa Terezinha foi aquela que levou a sério o caminho da perfeição escrito por sua fundadora Santa Tereza de Jesus (D’Ávila). Porém, Terezinha revelou ao mundo que a perfeição e a santidade podem estar nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e obrigações cotidianas que fazemos com amor. Ela dizia: “Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus. O zelo pela salvação das pessoas devore nosso coração”.
São Luis Gonzaga tinha buscou ao longo de toda a sua vida discernir suas ações e decisões grandes e pequenas, perguntando-se: “De que serve isto para a Eternidade?” Ou, “Isso que estou prestes a fazer tem alguma coisa a ver com a eternidade? Vai contribuir para que eu conquiste a vida eterna?”. Encontrou o verdadeiro sentido da vida, que é conhecer, amar e servir a Deus e tornou-se modelo e exemplo de perseverança, amor, fé, pureza de coração, de discernimento e de busca do verdadeiro sentido da vida para todos os jovens. Por isso é considerado o modelo dos jovens.
Carlo Acutis era um garoto absolutamente normal. Fazia as coisas que todas as crianças de hoje fazem: usava o computador, brincava com os amigos, levava uma vida semelhante à dos seus amigos. A única grande diferença é que havia colocado no centro de seu dia o encontro com Jesus Eucarístico com a Missa e da Adoração que fazia sempre antes ou depois da celebração. A Eucaristia diária tornou-se uma necessidade real para ele. Sua frase famosa é: “Eucaristia é a minha autoestrada para o céu”. Dizia que todos nós somos chamados a sermos discípulos amados como João o Apóstolo, o grande cantor da Eucaristia.

csa-inicio-anoletiv-equip-jan-marc (1) csa-inicio-anoletiv-equip-jan-marc (2) csa-inicio-anoletiv-equip-jan-marc (3) csa-inicio-anoletiv-equip-jan-marc (4) csa-inicio-anoletiv-equip-jan-marc (5) csa-inicio-anoletiv-equip-jan-marc (6) csa-inicio-anoletiv-equip-jan-marc (7) csa-inicio-anoletiv-equip-jan-marc (8) csa-inicio-anoletiv-equip-jan-marc (9) csa-inicio-anoletiv-equip-jan-marc (10) csa-inicio-anoletiv-equip-jan-marc (11)

 

Compartilhe:

No último dia 25 de fevereiro, a Equipe de professores do Colégio Santo Antônio (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), participou do Primeiro Encontro de Formação 2019. O evento foi promovido pela Equipe de Coordenação Pedagógica, tendo como formadoras as pedagogas Lucianita e Márcia Fernanda, sob a supervisão e apoio da Gestão atual.

O tema desenvolvido foi “Planejamento”, com o fim de destacar a importância e a obrigatoriedade do mesmo, nas ações pedagógicas. Foi algo que promoveu uma ampla e fecunda discussão.
Além disso, todos os momentos em que, reunimos profissionais competentes em um clima harmonioso, temos a certeza que zelamos por uma educação diferenciada, que tem como base os princípios de Santo Aníbal: “A educação decide a sorte do ser humano”.

Márcia Fernanda

csa-form-jan-marc3 (1) csa-form-jan-marc3 (2) csa-form-jan-marc3 (3)

Compartilhe: