DRIVE THRU JULINO – CCR

setembro 3rd, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 11 de julho, sábado, o Colégio Cristo Rei realizou sua tradicional festa julina, de um jeito diferente: no sistema de drive-thru. A modalidade tem sido adotada neste período de quarentena devido a pandemia, em que aglomerações estão proibidas. O evento aconteceu em frente à escola, com a participação de toda a Família CCR!

A equipe das coordenadoras e professores preparou a Portaria do Colégio e a rua de frente da entrada com arco de bambu, bandeirinhas, balões coloridos e música junina. Durante toda a manhã, nossos alunos foram chegando com seus pais, de carro, sendo recebidos com muito carinho e um kit com quitutes típicos. Muitos vieram vestidos de caipira, inclusive diversos pais. Alguns chegavam também com enfeites juninos até nos carros. Muitos vinham buzinando, outros aplaudiam a equipe e as crianças estavam muito contentes com aquele momento de reencontro com suas professoras, com as Irmãs, coordenadoras e porque não, rever ao menos a entrada do seu Colégio!

Mesmo com a chuva fina muitas famílias participaram. Ao final, toda a equipe se reuniu para um momento de oração e ação de graças e para partilhar um delicioso lanche junino preparado pelas coordenadoras e Irmãs.

“Apesar do momento, não podemos deixar de comemorar. A festa junina é uma tradição no CCR e a diferença é que neste ano tivemos que nos adaptar à nova realidade. Esperamos que em 2021 possamos retomar com as comemorações”, relatou a Diretora, Irmã Eliane E. Maciel.

Bruna Zanatta (TI) e Ir. M. Eliane E. Maciel (diretora)

ccr-driv-thur-julin-julho (1) ccr-driv-thur-julin-julho (2) ccr-driv-thur-julin-julho (3)

Compartilhe:

Dia Eucarístico FDZ – CSA

setembro 3rd, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Para representar a vinda de Jesus Eucarístico ao Bairro Avignone, data tão importante para as Obras de Aníbal Di Francia, os alunos do 5º ano realizaram como atividade a confecção de um ostensório e uma flor para representar a fé e o amor de Santo Aníbal por Jesus.

Nas aulas de Ensino Religioso foi relembrado alguns fatos da história e da vida de Santo Aníbal, até chegar à entronização de Jesus na pequena capela daquele miserável bairro de Messina, na Itália.

Cada aluno, a sua maneira, realizou a tarefa com criatividade, fazendo o ostensório e a flores para celebrar esta data e homenagear Jesus Cristo.

 

 

csa-dia-eucar-julho (1) csa-dia-eucar-julho (1) csa-dia-eucar-julho (2) csa-dia-eucar-julho (3) csa-dia-eucar-julho (4) csa-dia-eucar-julho (5)

 

Compartilhe:

No dia 30 de julho, a Família CSA – alunos, familiares, direção, coordenação e professores, reuniram-se virtualmente para uma belíssima Celebração da Festa Eucarística do 1º de Julho.

No primeiro instante, fizemos um momento intenso de ORAÇÃO e ADORAÇÃO a Jesus. Em comunhão com toda Família do Rogate, presente nos cinco continentes, fizemos memória da vinda de Jesus Sacramentado às Obras iniciadas por Santo Aníbal Maria, no bairro de Avignone, no dia Primeiro de Julho de 1886.

Em nosso Instituto, o “Primeiro de Julho” é a festa que encontra a razão de ser, na fé e no amor ardente de Pe. Aníbal Maria para com Jesus Sacramentado. Ele considerava que a real data de nascimento da Pia Obra, fosse o 1º de julho de 1886, quando pela primeira vez Jesus Sacramentado fez da pequena capela do quarteirão Avignone em Messina, sua morada fixa. Este “evento” permaneceu central na vida de Pe. Aníbal e marcou o início e o desenvolvimento de suas obras. Ele fez da Eucaristia a fonte de amor, pela qual chega à prática da caridade ativa para com os pobres e as crianças.

Esta centralidade Eucarística, Santo Aníbal a confiou às Filhas do Divino Zelo e aos Rogacionistas para que considerassem Jesus Eucaristia o seu verdadeiro fundador.
O 1º de julho é para nós “o memorial” de um evento no qual a obra nascente se estabelece no tempo e se fortifica com o Pão da vida, para lançar-se em direção à “messe” necessitada de operários. Como motivação à esta celebração do Dia Eucarístico, a professora Gisele contou para os alunos a história de São Tarcísio.

Juntos, pedimos pelo fim da pandemia, pela cura de todos os doentes, pelo conforto dos agonizantes e de todos os que perderam seus entes queridos! A Irmã Gislene fez a exposição do Santíssimo e conduziu o momento de ORAÇÃO e de entrega, motivada pela música do Frei Gilson: “Acalma minha tempestade, acalma o meu coração, devolve a paz que vem de Ti Senhor”.

É isso que te pedimos Senhor, que nossa tempestade possa ser acalmada. Pois tu és um Deus que não desiste de nós, mesmo em meio às tribulações e em meio ao pecado, o Senhor nos socorre. CONFIE, ESPERE, CREIA, Ele está no barco, a paz vai reinar!

Graças e louvores se deem a todo momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

Luciana Saiol

csa-prim-julho (1) csa-prim-julho (2)

Compartilhe:

Festa de Corpus Christi – CNSR

agosto 25th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido pelo Bispo ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Impossibilitados dessa forma de celebração, cada comunidade buscou formas alternativas de celebrar esta festa e prestar o devido culto e adoração a Jesus Sacramentado.

Em nossa comunidade, antes de participarmos da celebração eucarística através da TV Aparecida, nos reunimos na capela para fazer o translado de Jesus Sacramentado até o local onde participamos da Santa Missa e recebemos a Comunhão. Fizemos a procissão pela área externa da casa pedindo a benção sobre cada uma de nós e sobre a nossa casa.

Na paróquia, após a celebração da missa que foi transmitida pelas redes sociais, os padres fizeram uma carreata com Jesus Eucarístico por algumas ruas do bairro, e tivemos a graça de acompanhar a passagem do Santíssimo em nossa rua, na porta de nossa casa, também nos abençoando e abençoando a nossa cidade.

Ir. Maria Neves de Sousa

prov-corpus-christi-junho (1) prov-corpus-christi-junho (2) prov-corpus-christi-junho (4) prov-corpus-christi-junho (7)

Compartilhe:

Nos meses de abril, maio e junho fomos presenteadas com vários aniversários na comunidade. Em cada data, optamos por celebrar de uma forma mais discreta, priorizando os tríduos de oração por cada uma, um bolinho com o tradicional parabéns, como é de costume e unificar a comemoração mais festiva, em uma data comum. E assim foi feito.

No dia 27 de junho, comemoramos o pacote de Aniversários: Ir. Maria Vitória de Sousa aniversariante do dia; da Noviça Mirella Sá Bacci, aniversariante do dia 11  de junho; Ir. Maria Eli Milanez, que aniversariou no dia 08 de junho; Ir. Edna Maria Alves nascida em 31 de maio; Ir. M. Monica Penha de Oliveira nascida no dia 01 de maio; Ir. M. Zuleide Trindade Silva, do dia 30 de abril e Ir. M. José Soares Ferreira aniversariante do dia 28 de abril.

Com um cardápio especial preparado pela Ir. Nair, saboreamos um delicioso almoço servido ao ar livre para evitar aglomeramento, em respeito à pandemia, celebrando todos estes aniversários e agradecendo mais uma vez a Deus o dom da vida de cada uma.

A vida é um maravilhoso dom de Deus. Viver é sempre um privilégio, por isso comemorar o aniversário deve ser sempre motivo de alegria e gratidão. E como forma de agradecimento a Deus por tanta dádiva e como homenagem para as aniversariantes, fica aqui esta mensagem que nos recorda que devemos sempre acreditar na vida para sermos felizes.

“Acreditar na Vida!

Acreditar que a nossa vida não é melhor ou pior do que a de ninguém. Nunca sentir-se maior ou menor, mas igual. Fazer o bem sem olhar a quem e não esperar nada em troca é uma maneira de encontrar a felicidade.

Procurar sorrir sempre, mesmo diante das dificuldades e não se envergonhar das lágrimas diante da necessidade é outra maneira de irmos ao encontro dela. Ser humilde, prestar favores sem recompensas, abrir as mãos e oferecer ajuda é uma maneira de buscar a felicidade.

Chorar e sofrer, mas lutar e procurar vencer, sem deixar o cansaço te derrotar, nem o desânimo ou o preconceito te dominar, é uma maneira de ganhar a felicidade.
Aprender a defender seus ideais e a amar seus semelhantes, a conquistar seus amigos pelo que são e não pelo que queira que sejam é mais uma maneira de abraçar a felicidade.

Saber ganhar e saber perder é uma rara conquista, mas você consegue! Tenha fé, acredite em Deus!!! Viva cada momento de sua vida como se fosse o último. Faça de sua vida uma conquista de vitórias, uma virtude e aproveite tudo o que ela te der como oportunidade. Mesmo sofrendo, sofra amando. Pois é através do amor que você encontrará as chaves para abrir as portas da felicidade… (autor desconhecido).

Parabéns, muitas felicidades!!! Continue celebrando em grande estilo cada ano de sua vida!!!

Ir. Maria Neves de Sousa

prov-nivers-abril-junho (1) prov-nivers-abril-junho (13) prov-nivers-abril-junho (10) prov-nivers-abril-junho (8) prov-nivers-abril-junho (7) prov-nivers-abril-junho (3) prov-nivers-abril-junho (32) prov-nivers-abril-junho (31) prov-nivers-abril-junho (30) prov-nivers-abril-junho (25) prov-nivers-abril-junho (21) prov-nivers-abril-junho (14) prov-nivers-abril-junho (43) prov-nivers-abril-junho (42) prov-nivers-abril-junho (41) prov-nivers-abril-junho (40) prov-nivers-abril-junho (38) prov-nivers-abril-junho (34)

Compartilhe:

Todos os anos, realizamos em nossa Escola, uma gincana em homenagem aos nossos Padroeiros Santo Aníbal e Madre Nazarena Majone. Neste ano, homenageamos lindamente, através de uma gincana on-line, que aconteceu por turma – equipes. Realizamos várias brincadeiras, jogos, Quiz e exercícios físicos.

Além disso, incentivamos nossas crianças a arrecadarem tampinhas de garrafa pet, onde cada uma somaria um ponto no placar geral. Mas nosso foco principal é conseguir até o final do ano uma quantidade significativa, para trocarmos por cadeiras de rodas, ajudando àqueles que necessitam.

As crianças e os responsáveis, com muita dedicação e esforços, até o momento, já arrecadaram uma quantidade muito boa. Vamos aguardar esse total até o término do ano.

Nossa gincana virtual foi divertida, cooperativa, competitiva e colaborativa. Valeu muito a pena! Parabéns as crianças e aos responsáveis por tanto empenho! Que Santo Aníbal Maria e Madre Maria Nazarena Majone abençoe cada uma de nossas crianças e suas famílias.

Professora Tathiana Iorio

mnm-ginc-padroe-junho (1) mnm-ginc-padroe-junho (1) mnm-ginc-padroe-junho (5) mnm-ginc-padroe-junho (4) mnm-ginc-padroe-junho (3) mnm-ginc-padroe-junho (3) mnm-ginc-padroe-junho (2) mnm-ginc-padroe-junho (2)

Compartilhe:

No dia 24 de junho, o Colégio Santo Antônio promoveu uma mesa redonda para os alunos do Ensino Médio com o objetivo de informar sobre o inesperado Coronavírus, que vem assustando o mundo, e para tal, contamos com a presença dos profissionais da saúde: o médico Ricardo Pessoa Martelo, a enfermeira Priscila Lazarine, os fisioterapeutas Gisele Kopke e Bruno Kopke e o professor da casa, Renato Rezende que, infelizmente, contraiu o Covid 19.

O impacto causado pela pandemia nos profissionais da saúde e na sociedade permeou o diálogo. Nesse momento, os alunos ouviram como está acontecendo na prática os atendimentos desses profissionais que estão à frente dessa pandemia nas unidades de saúde, sobre os primeiros sintomas até o agravar da doença. E para enriquecer ainda mais o momento, o professor Renato autorizou o médico presente, mostrar a tomografia do seu pulmão feita ao dar entrada ao hospital. Assim, puderam visualizar o comprometimento ali instalado.

A prevenção, os cuidados antes e após a contaminação, a imunidade e a vacina também estiveram em pauta. Os depoimentos desses profissionais emocionaram a todos, pois falaram de VIDAS. Vidas que deixam outras vidas em casa, a espera da sua volta, que dependem dos profissionais que se doam nos hospitais para sobreviverem… Em meio a tanta dor, as atitudes humanizadas desenvolvidas e testemunhadas é o que encanta nessa história. Ficou claro que, nesse momento as vontades e os medos pessoais ficaram de lado e o que realmente vem prevalecendo desde o início dessa pandemia para esses profissionais, é o OUTRO.

Rosane Serpa – Orientadora Educacional

csa19-mesa-red- pand-junho (1) csa19-mesa-red- pand-junho (6) csa19-mesa-red- pand-junho (7) csa19-mesa-red- pand-junho (8)

Compartilhe:

Há alguns anos, o CSA desenvolve um projeto que tem por objetivo estimular e auxiliar os educandos no momento da escolha profissional. Além disso, o referido projeto aguça a curiosidade, fazendo com que a proposta seja transformada em um momento de grande diálogo e esclarecimentos. Durante o desenvolvimento, profissionais de diversas áreas de atuação são convidados de acordo com os interesses demonstrados pelos alunos.

Para abrilhantar e dar início ao projeto, em sua edição 2020, contamos com a presença de um ex-aluno, ex-professor e, atualmente, professor da Faculdade de Educação da UFJF, Anderson Ferrari. Professor de História, trabalha com as disciplinas de estágio de História, além de ser professor do mestrado e doutorado e orientar seus alunos na elaboração de dissertações e teses.

O encontro aconteceu, no dia 25 de junho do decorrente ano, e foi um momento de grande valia para todos, especialmente para os alunos, alvo de nossas ações.
Agradecemos ao professor Anderson por haver aceitado o convite e estendemos a gratidão a todos os que se fizeram presentes.

“Sem a relação humana não há educação” (Anderson Ferrari).

Equipe de Coord. CSA

csa18-escolha-profis-junho (1) csa18-escolha-profis-junho (2) csa18-escolha-profis-junho (4)

 

 

Compartilhe:

Durante o período de pandemia desenvolvi junto com meus alunos diversas atividades visando sempre a união, o desenvolvimento e a dedicação de ambas as partes mesmo de longe. Dentre elas, fizemos o projeto da Festa Junina.

Cada família teve o cuidado de preparar o cantinho da festa em sua casa com enfeites, comidas, prendas, traje típico e não podia faltar a animação! Neste dia, teve festança e dança caipira. Nesse tempo de atividades só virtuais foi possível fazer com que eles se sentissem conectados, interessados em mostrar para os coleguinhas o que cada um tinha feito e principalmente, motivados em manter as atividades e interação, mesmo à distância.

Prof. Vera Lúcia Marques

csa17-fest-jun-vera-junho (1) csa17-fest-jun-vera-junho (2) csa17-fest-jun-vera-junho (3)

Compartilhe:

O Colégio Santo Antônio, mesmo com aulas remotas, honrou a tradição da nossa famosa festa de Santo Antônio, uma data muito comemorada por toda a comunidade educativa e devotos da cidade.

Nessa quarentena, em tempos de reclusão social, a nossa festa foi online e teve um grande sucesso, repercutindo nas redes sociais de forma muito positiva, levando alegria às famílias, que entraram no clima junino, demonstrando muita parceira e satisfação! Cada um, da sua maneira se alegrou e contagiou a todos nós da família CSA. O corpo docente e demais colaboradores não mediram esforços para que esse momento fosse realmente especial!

As orações ao nosso Santo fundador pelo fim dessa pandemia e pedindo para que em breve voltemos ao nosso amado colégio e retomemos à nossa vida escolar foram feitas com muita fé por todos!!!

“Quem não pode fazer grande coisa, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa. A paciência é a melhor maneira de vencer. Quem ama não conhece nada que seja difícil” (Santo Antônio de Pádua).
Santo Antônio, Rogai por nós!!!

Karina Mancini

csa16-fest-jun-kar-junho (1) csa16-fest-jun-kar-junho (2) csa16-fest-jun-kar-junho (3)

Compartilhe: