Nos dias 26 a 30 de abril de 2017, iniciou-se na sede da Província Nossa Senhora do Rogate, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, o encontro de Formação Permanente das Filhas do Divino Zelo. A temática desenvolvida pelos assessores estava vinculada ao eixo capitular, ou seja, o processo de humanização da FDZ. Padre Adalto desenvolveu seu conteúdo sob a ótica da psicologia, trazendo para a vivência fraterna diversas orientações de como trilhar esse caminho. A professora Lucia Pedrosa desenvolveu a temática sob o viés da mística, o que veio fortalecer a caminhada espiritual de cada religiosa. Terminadas as assessorias, festejou-se com muita alegria e carinho os 50 anos de consagração religiosa das Irmãs: Maria Eli, Maria dos Anjos, Maria da Glória, M. Sineide e  Maria Inez; e também os 25 anos de consagração de Irmã Maria Aparecida. Muitas Irmãs vieram para a festa, assim como representantes de outras congregações religiosas e da Conferência dos Religiosos do Rio de Janeiro. Foi um momento bonito, abençoado por Deus, e que fortalece em nossos corações o empenho da perseverança na certeza de que “Aquele que nos chamou é Fiel!”

governo-festa dos 50 anos-rio de janeiro-abril (1) governo-festa dos 50 anos-rio de janeiro-abril (2) governo-festa dos 50 anos-rio de janeiro-abril (3) governo-festa dos 50 anos-rio de janeiro-abril (4) governo-festa dos 50 anos-rio de janeiro-abril (5) governo-festa dos 50 anos-rio de janeiro-abril (6) governo-form permanente 1 grupo-rio de janeiro-abril (1) governo-form permanente 1 grupo-rio de janeiro-abril (2) governo-form permanente 1 grupo-rio de janeiro-abril (3) governo-form permanente 1 grupo-rio de janeiro-abril (4) governo-form permanente 1 grupo-rio de janeiro-abril (5) governo-form permanente 1 grupo-rio de janeiro-abril (6) governo-form permanente 1 grupo-rio de janeiro-abril (7) governo-form permanente 1 grupo-rio de janeiro-abril (8) governo-form permanente 1 grupo-rio de janeiro-abril (9) governo-form permanente 1 grupo-rio de janeiro-abril (10) governo-form permanente 1 grupo-rio de janeiro-abril (11) governo-form permanente 1 grupo-rio de janeiro-abril (12)

Compartilhe:

Nos dias 18 e 19 de março de 2017, realizou-se o primeiro encontro anual das animadoras vocacionais da Província, na casa provincial com a presença da conselheira e coordenadora do Setor Rogate, Ir. Nivanda e as representantes de algumas comunidades, Irmãs: Arcilene, Cleusa, Eliane, Érica, Glória Batista, Maria dos Anjos e Zuleide.
O encontro teve início com as boas vindas da conselheira a todas e o momento de celebração “Maria: estrela da evangelização” conduzida por Ir. Maria dos Anjos.  Houve a partilha do texto bíblico e de experiências das Irmãs. Seguiu-se com a acolhida da superiora provincial, a Madre Maria às animadoras, trazendo a saudação da Madre Geral, com quem se encontrou recentemente, e a preocupação dela com a dimensão da animação vocacional no Instituto. Madre Maria seguiu com um texto vocacional de um religioso Xaveriano, Pe. Ângelo Padilha, destacando algumas reflexões que considera importante: “É preciso trabalhar pelas vocações… Ter esperança e ir. Não perder a esperança”. A Madre concluiu agradecendo a presença de todas no encontro e a dedicação na animação em nossas comunidades. Desejou bom trabalho e que não percamos a esperança.
Ir. Nivanda convidou a ter nas mãos o calendário de Programação 2017, para avaliação. Prosseguindo, encaminhou o estudo do documento do Sínodo dos Bispos – XV Assembleia Ordinária “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, a ser lido e refletido em 03 grupos das animadoras presentes. Feita a leitura dinâmica da carta do Papa Francisco apresentando o Sínodo, seguiu-se com o trabalho dos grupos até o almoço, tendo cada um recebido um subtema do documento para leitura, partilha e plenário: I. Os jovens no mundo de hoje; II. Fé- discernimento- vocação; III. A ação pastoral.  Houve o intervalo do almoço e o retorno da tarde foi às 14 horas.  Após um momento de animação, cada grupo partilhou a síntese do documento lido e experiências vocacionais que enriqueceram nosso encontro.
Dando continuidade, a coordenadora apresentou a proposta de todas revisarem e analisarem o Manual Vocacional, trabalhado e elaborado há um tempo, estando agora em fase de conclusão. Cada animadora vocacional poderá fazê-lo no decorrer deste ano e enviar para o e-mail dela mesma.  Assim foram concluídos os trabalhos deste dia, seguido de intervalo e Vésperas na capela da comunidade.
Tendo participado da missa na matriz, após o café, iniciamos o encontro no domingo com canto de invocação ao Espírito Santo e pedindo a intercessão de São José. Prosseguimos fazendo a programação do Encontro das Vocacionadas FDZ. Foi confirmada a data e local. Todas as animadoras colaboraram com generosa disponibilidade na construção da programação. As animadoras apresentaram as possibilidades de participação das vocacionadas locais, sendo: Alpinópolis (02), Artesanato Nossa Senhora Aparecida (03 vocacionadas e 02 Aspirantes), Colégio Santo Antônio (06), Jacarepaguá (02) e Lajinha (03). Muito alegrou à todas esta boa notícia!
Aberto para outros assuntos, Ir. Eliane propôs unificarmos o modelo da UOV na Província. A ideia inicial é de ter somente a logo e ser em algum modelo na cor branca. Seguiu-se com a organização da missão vocacional em Alpinópolis com data alterada para 11 a 15 de outubro. Cada animadora ficou responsável em convidar e motivar os jovens e enviar o número de missionários para a animadora vocacional de Alpinópolis com antecedência. Organizou-se também o Encontro Nacional da UOV a realizar-se em 07 a 09 de setembro de 2017, na nossa casa provincial, Jacarepaguá-RJ. Ir. Nivanda propôs de organizar a programação com a colaboração das animadoras da  região do Rio de Janeiro em data próxima a reunião do Conselho Provincial.
Ao final da manhã do dia 19, domingo, o encontro foi concluído com a oração final de bênção e envio umas às outras. Deus seja louvado por este tempo de encontro.

governo-encontro de anim vocac-rio de janeiro2-abril (1) governo-encontro de anim vocac-rio de janeiro2-abril (2) governo-encontro de anim vocac-rio de janeiro2-abril (3) governo-encontro de anim vocac-rio de janeiro2-abril (4)

Compartilhe:

Encontro Vocacional FDZ

abril 30th, 2017 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Nos dias 21, 22 e 23 de abril, na sede da Província Nossa Senhora do Rogate, no Rio de Janeiro, aconteceu o encontro anual vocacionadas FDZ. Agradecemos a Deus por esse momento privilegiado de oração, convivência e partilha. Na sequência apresentamos o testemunho das participantes:

“O encontro para mim foi um momento importante de reflexão e aprofundamento na caminhada de discernimento vocacional. Tive oportunidade de conhecer-me mais profundamente e experimentar o amor do Pai que me chama. A vida de Santo Aníbal e de Madre Nazarena me tocam, principalmente a serenidade na entrega total à vontade de Deus e a sensibilidade que ambos têm para com os pobres.  É nesta direção, de doação total a Deus e ao próximo, que quero levar hoje e sempre a minha vocação”. (Juliana Figueira da Silva – Valença/RJ)

“Este encontro foi mais uma oportunidade de ouvir o chamado de Deus para minha vida. A cada tema trabalhado fui conhecendo um pouco mais do caminho e da história do nosso Fundador e da M. Maria Nazarena. E neste fim de encontro deixo a minha gratidão, pela oportunidade de tal experiência”. (Gabrielly – Maetinga/BA)

“O encontro me ensinou muitas coisas valiosas. Antes não achava importante conhecer-me por dentro e agora eu sinto que estava muito enganada. É preciso me conhecer para poder ajudar o meu próximo, sabendo como sou, posso ter as condições de me ajudar e ajudar os outros. Quero agradecer a vocês Irmãs, por me oferecerem esta oportunidade para descobrir tantas coisas profundas e importantes para a minha vida. Hoje eu olho a vida de modo diferente e isso me faz mais paciente comigo mesma e com o próximo. Diante de tudo isso, só tenho uma palavra a dizer: Obrigada de coração!” (Daniela – Lajinha/MG)

“Nesses três dias de encontro, eu me senti muito tocada, senti meu coração em alguns momentos um pouco inquieto. Pude perceber o quanto é importante a gente olhar para dentro de si. Ver as coisas positivas e negativas, para saber onde devemos mudar, reconhecer que somos pequenas, fracas e se permitir ajudar. Sei que não é fácil, mas se queremos mesmo amar Jesus, segui-lo com toda a nossa alma e com todo o coração e desejar que o projeto que Ele tem para cada uma de nós se realize, temos que estar livres e de coração aberto para acolher e aceitar a missão que Ele nos confia”. (Alexandra Fernanda – Alterosa/MG)

governo provincial-enc vocacionadas-rio de janeiro-abril (1) governo provincial-enc vocacionadas-rio de janeiro-abril (6) governo provincial-enc vocacionadas-rio de janeiro-abril (7) governo provincial-enc vocacionadas-rio de janeiro-abril (8) governo provincial-enc vocacionadas-rio de janeiro-abril (9)

Compartilhe:

Encontro de Catequese

abril 30th, 2017 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 02 de abril de 2017 aconteceu, na fazenda Associação Mutirão da Conquista, em Valença, o Retiro Paroquial da Catequese de Segunda Etapa e Perseverança, das comunidades Nossa Senhora de Fátima, N. S. de Nazaré, N. S. das Graças, Santa Cruz, Santo Antônio e São Francisco. Havia, em média, 65 crianças e adolescentes.
O dia começou com o recolhimento das crianças e catequistas nas comunidades acima citadas, de onde seguimos para a Comunidade Mutirão. Ao chegarmos à sede da fazenda, tomamos um delicioso café da manhã, com direito a tempo livre para brincar, conversar e explorar o local.
Em seguida, iniciamos o nosso encontro com uma linda oração, dirigida pelas catequistas, na qual, consagramos com fervor o nosso dia a Maria. E após a oração, cada catequista foi para sala com seu grupo, trabalhar o tema da Campanha da Fraternidade 2017.
Ainda no período da manhã, as catequistas e seus grupos apresentaram em cartazes o que aprenderam na oficina trabalhada. Demonstraram muito empenho e animação no tema que foi colocado. Finalmente a hora do almoço. Um breve descanso. Para as crianças, a palavra “descanso” significa “dançar, conviver, conversar”.
Depois de muita animação, reunimos o grupo para plantar árvores na entrada da fazenda. Nesse momento, contamos com a presença do nosso pároco, Pe.  Luiz Fraga. Seguidamente participamos de uma linda Celebração Eucarística, presidida pelo mesmo.  E encerramos o nosso encontro com a entrega de mudinhas de árvores para cada criança.
Com a graça de Deus, e o amor de nossa querida Mãezinha, terminamos o dia alegremente e de corações agradecidos, tendo a certeza de que, por intermédio de nossas crianças, podemos ter um mundo cada vez melhor.

Alexandra Fernanda S. Ferreira – Aspirante

formacao-retiro de catequese-rio de janeiro-abril (1) formacao-retiro de catequese-rio de janeiro-abril (2)

Compartilhe:

Cristo Ressuscitou! Aleluia!

abril 30th, 2017 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

“Na verdade, o ventre da Terra contraiu-se, a natureza gemeu em dores de parto.
O túmulo rompeu-se e a pedra rolou. De repente a Vida!” (Zé Vicente)

Nos dias 12 e 14 de abril, celebramos com nossos alunos, nos dois turnos (matutino e vespertino), a morte e ressurreição de Jesus. Os responsáveis foram as duas turmas do 4° ano. A turma matutina, fez um teatro que começou no dia 12, encenando a última ceia e  a morte de Jesus na Cruz, encerrando no dia 16 com o teatro encenando da ressurreição. O 4° ano vespertino, fez um único teatro no dia 16, onde representou a morte e ressurreição de Jesus. Foram momentos muito ricos e preparados com muito carinho pelas professoras e alunos. Peçamos a Jesus Ressuscitado que abençoe os nossos alunos e suas famílias.

Ir. M. Arcilene, fdz

epdf-pascoa-brasilia-abril (1) epdf-pascoa-brasilia-abril (2) epdf-pascoa-brasilia-abril (3) epdf-pascoa-brasilia-abril (4) epdf-pascoa-brasilia-abril (7) epdf-pascoa-brasilia-abril (8) epdf-pascoa-brasilia-abril (9) epdf-pascoa-brasilia-abril (14) epdf-pascoa-brasilia-abril (18) epdf-pascoa-brasilia-abril (21) epdf-pascoa-brasilia-abril (24) epdf-pascoa-brasilia-abril (28) epdf-pascoa-brasilia-abril (29) epdf-pascoa-brasilia-abril (32) epdf-pascoa-brasilia-abril (33) epdf-pascoa-brasilia-abril (35) epdf-pascoa-brasilia-abril (38) epdf-pascoa-brasilia-abril (40) epdf-pascoa-brasilia-abril (42) epdf-pascoa-brasilia-abril (45)

Compartilhe:

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA

abril 30th, 2017 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No mês de abril, celebramos a Ressurreição, a Páscoa do Senhor. Nossa celebração aconteceu no salão com a participação da direção, professores e alunos de todas das turmas do maternal ao 9º ano. Foi um momento de oração para que representa a ressurreição de Cristo,  como as escrituras falam a vida não acaba na morte, como diz João 14:19: “Porque eu vivo, e vós vivereis”. Confiram nossas fotos que retratam o nosso momento de fé e espiritualidade.

 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que seja morto, viverá” João 11:25

ansa-pascoa-valenca-abril (1) ansa-pascoa-valenca-abril (2) ansa-pascoa-valenca-abril (3) ansa-pascoa-valenca-abril (4) ansa-pascoa-valenca-abril (5) ansa-pascoa-valenca-abril (6) ansa-pascoa-valenca-abril (7)

Compartilhe:

Festa da Páscoa

abril 20th, 2017 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

O dia 19 de abril foi festivo para os alunos do Colégio Santo Antônio! Pela manhã, após a oração com toda a comunidade educativa, e a leitura de belas poesias pascais, as Irmãs ofereceram a todos um delicioso café da manhã! Bolos, sucos, cachorro quente, foram distribuídos aos alunos e educadores, com o intuído de festejar a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Após o lanche, todos se dirigiram à Quadra do Colégio para participarem da Santa Missa! A celebração foi preparada com carinho e dedicação pelos professores do Ensino Religioso e diversos alunos que se empenharam nas funções litúrgicas. Padre Louis, Verbita, presidiu com muito carinho e empenho a celebração! Deus seja louvado por essa bela festa da Ressurreição!

csa-lanche de pascoa manha-tres rios-abril (2) csa-lanche de pascoa manha-tres rios-abril (3) csa-lanche de pascoa manha-tres rios-abril (11) csa-lanche de pascoa manha-tres rios-abril (16) csa-lanche de pascoa manha-tres rios-abril (21) csa-missa de pascoa-tres rios-abril (2) csa-missa de pascoa-tres rios-abril (3) csa-missa de pascoa-tres rios-abril (5) csa-missa de pascoa-tres rios-abril (7) csa-missa de pascoa-tres rios-abril (8) csa-missa de pascoa-tres rios-abril (9) csa-missa de pascoa-tres rios-abril (12) csa-missa de pascoa-tres rios-abril (19) csa-missa de pascoa-tres rios-abril (21) csa-missa de pascoa-tres rios-abril (24)

 

Compartilhe:

Realizamos, nesta data, a primeira atividade coletiva do projeto “Celeiros de leitores”. Os alunos da educação infantil junto com alunos do fundamental 1 assistiram a uma apresentação de teatro de fantoches sobre a biografia de Monteiro Lobato com direito a visita da Emília e do Visconde. Foi um momento prazeroso!

csa-dia do livro-projeto de leitura-tres rios-abril (5) csa-dia do livro-projeto de leitura-tres rios-abril (8) csa-dia do livro-projeto de leitura-tres rios-abril (9) csa-dia do livro-projeto de leitura-tres rios-abril (11) csa-dia do livro-projeto de leitura-tres rios-abril (14) csa-dia do livro-projeto de leitura-tres rios-abril (17) csa-dia do livro-projeto de leitura-tres rios-abril (18) csa-dia do livro-projeto de leitura-tres rios-abril (20)

Compartilhe:

Dia do livro no 3º Ano

abril 20th, 2017 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 18/04, os alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental do CSA, produziram seu próprio marca página. Momento de criatividade que antecedeu o teatro em comemoração ao Dia do Livro. Os meninos decoraram o Visconde de Sabugosa e as meninas decoraram a Emília. Foi “super” divertido!

csa-dia do livro 3 ano-tres rios-abril (1) csa-dia do livro 3 ano-tres rios-abril (2) rosa dia do livro

 

Compartilhe:

A cada dia da Quaresma trabalhamos dentro da formação Humana e Cristã, o tema da CF com nossos assistidos e durante a Semana Santa relembramos toda a situação da PAIXÃO E MORTE DO SENHOR. MARIÂNGELA, nossa contadora de histórias narrou a RESSURREIÇÃO DE JESUS dia 12/04.
Recebemos muitos gestos concretos do nosso povo. A PASTORAL DA CRIANÇA através do Sr. Sergio O. Carvalho ofertou um ovinho à cada criança. A jovem Lucélia fez uma campanha em seu trabalho e doaram um coelhinho de chocolate. A surpresa aconteceu no dia 16/04.
O casal festeiro Gilberto e Lílian ofereceram o café da manhã com direito a bolo, salgadinhos, refrigerantes, balas etc…que surpresa agradável! Que maravilha. À tarde eles retornaram com o lanche do 2º turno para uma doce confraternização e as mesmas guloseimas. Que delícia!!!
A senhora Luzia trouxe um pacotinho de balas bem saborosas de sobremesa. Para completar a alegria da criançada, o patrocinador de nossas oficinas (vereador Rafael Freire) trouxe dois pacotes de bombons.

Concluindo os festejos, a comunidade Santo Antônio, preparou um delicioso almoço para nossos pequeninos.
Como o coelho é símbolo de vida em abundância, as 80 crianças assistidas saíram caracterizadas de coelhinhos…
QUE O RESSUSCITADO RENOVE NOSSAS FORÇAS E FORTALEÇA A SOLIDARIEDADE ENTRE OS HOMENS.

csa-caminhada para a pascoa-alpinopolis-tres rios (1) csa-caminhada para a pascoa-alpinopolis-tres rios (2) csa-caminhada para a pascoa-alpinopolis-tres rios (3) csa-caminhada para a pascoa-alpinopolis-tres rios (4) csa-caminhada para a pascoa-alpinopolis-tres rios (5) csa-caminhada para a pascoa-alpinopolis-tres rios (6) csa-caminhada para a pascoa-alpinopolis-tres rios (7) csa-caminhada para a pascoa-alpinopolis-tres rios (8) csa-caminhada para a pascoa-alpinopolis-tres rios (9)

Compartilhe: