Três coisas agradam a todo o mundo: gentileza, frugalidade e humildade. Porque os gentis podem ser corajosos, os frugais podem ser liberais e os humildes podem ser condutores de homens (Profeta Gentileza).
Vivemos em uma época onde as pessoas estão esquecendo-se de praticar gestos de gentileza como: saber ouvir, esperar a vez de falar, respeitar o próximo, ser solidário. Palavras simples estão sendo esquecidas como: Bom Dia! Boa Tarde! Obrigado! Agradecido! Por Favor! Desculpe! E precisam ser resgatadas e cultivadas em casa e na escola, a fim de criar relações e ambientes saudáveis.
O Projeto da Escola Madre Nazarena do ano dois mil e dezoito (2018), cujo tema “Papa Francisco e Gentileza, profetas da paz e do amor”, vem então, resgatar em nossa comunidade escolar gestos simples, valores esquecidos, atitudes diárias que façam refletir e transformem comportamentos.
A gentileza deve ser praticada em todos os espaços, e esta deve ser ensinada tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente escolar, pois a educação abrange o desenvolvimento da pessoa por inteiro, afetivo e social. É necessário que a gentileza seja praticada em todas as situações do nosso cotidiano, quer seja na rua, em casa, na escola, em um clube, etc., em todos esses lugares é possível aprender e ter relações de respeito e atenção com o outro, gerando vínculos saudáveis. Tal ação sendo desenvolvida na escola estender-se-á por toda a sociedade atingindo todos os grupos sociais existentes.
Durante o ano de 2018 foi trabalhado esse Projeto com as nossas crianças e no dia vinte e quatro (24) de novembro foi a culminância do mesmo com a feira cultural, com varias exposições sobre a vida do Papa Francisco e do Profeta Gentileza. Um dia repleto de emoções, com apresentação de stands, danças, capoeira e Ballet. As crianças e seus familiares saíram radiantes com o ótimo resultado do trabalho.
Agradecemos a Equipe Majone e as nossas crianças pelo empenho e pedimos por intercessão de Santo Aníbal Maria e Madre Nazarena que o Senhor abençoe e guie nossos caminhos.
Professora Claudia Cruz