No dia 02 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor, a comunidade religiosa participou da celebração eucarística na parte da tarde, na paróquia, cuja celebração foi presidida pelo pároco Pe. Rafael, msc, onde celebramos a festa da apresentação do Senhor e o XXIII dia mundial da Vida Consagrada. A cerimônia iniciou do lado de fora da Igreja, com a benção e o acendimento das velas, seguida de uma procissão no quarteirão, à volta da Igreja. Uma celebração bonita, significativa onde Pe. Rafael destacou o valor da Vida Consagrada na caminhada da Igreja e a importância da oração por estes homens e mulheres, que se apresentam e que são apresentados diante do altar, para servir a mesa do Senhor e ao reino de Deus espalhado por todo o mundo.

Ir. Maria Neves

prov-vida-consagrada-jan-marc (01) prov-vida-consagrada-jan-marc (02) prov-vida-consagrada-jan-marc (03) prov-vida-consagrada-jan-marc (04) prov-vida-consagrada-jan-marc (05) prov-vida-consagrada-jan-marc (06) prov-vida-consagrada-jan-marc (07)

Compartilhe:

O Senhor continua chamando

março 25th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Pela graça do Senhor, nos anos de dois mil e dois a dois mil e seis realizei minha missão na Paróquia Santo Antônio, em Maetinga – BA e colaborava com a Comunidade de Caraíbas.

A semente lançada produziu frutos. Uma das famílias muito queridas que naquela época me acolheu, convidou-me para a Profissão Religiosa de uma sobrinha, em Teresópolis, no dia 01/02/19. A família veio da Bahia e ficou hospedada na casa das Irmãs Vocacionistas, na Taquara, já que o tio da jovem é irmão de uma delas.

Dada a insistência dessa família, aceitei o convite e vieram juntamente com Ir. Lucia, vocacionista, me buscar para sairmos no dia seguinte bem cedo, para Teresópolis. Às 06h, pegamos o ônibus na rodoviária. Ao chegarmos lá, as Irmãzinhas do Instituto das Irmãs Escravas do Divino Amor, cuja professanda faz parte, já estavam nos aguardando com dois carros que nos levaram para a Casa Paroquial, onde tomamos um bom café.

Em seguida, nos dirigimos à matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na qual aconteceu a Celebração da Santa Missa, com a cerimônia de Profissão Religiosa de 10 jovens, entre as quais nossa querida Irmã Ester, do Divino Espírito Santo.

Antes da celebração nos cumprimentamos e grande foi a nossa alegria quando Ir. Ester, com seus lindos olhos brilhando e derramando lágrimas de felicidade nos revelou, que eu havia sido a inspiração da sua vocação, lá, naquele tempo da minha missão em Caraíbas. Compreendi então, a razão da força que me impelia a participar deste evento tão maravilhoso!

A celebração foi muito rica de símbolos e cantos especiais. Após a cerimônia, teve um almoço festivo, com bolo e belas apresentações culturais, uma vez que tinha Irmãzinhas Colombianas, Paraguaias, Gaúchas, Bahianas e Cariocas. Por tudo isto, constatamos que o Senhor continua chamando!

Que Ele conceda a estas jovens a graça da fidelidade, e que elas sejam as Boas Operárias, construtoras do REINO!

Ir. Bernadete J. da Silva

prov-prof-relig-jan-mar (01) prov-prof-relig-jan-mar (02) prov-prof-relig-jan-mar (03) prov-prof-relig-jan-mar (04)

Compartilhe:

Celebrando a vida

março 25th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 16 de março, comemoramos o aniversário da Madre Maria Marques, nossa querida Provincial. A comunidade juntamente com as Animadoras vocacionais aqui reunidas, celebramos este grande dom que Deus a concede, louvando, agradecendo e pedindo sobre ela as bênçãos e graças que ela mais necessita.
Às 11 horas, Pe. Alisson, vigário paroquial, veio presidir a celebrar de ação de graças. Além das Animadoras Vocacionais, participaram também vários membros da UOV, as Irmãs Filhas de São José, as Irmãs do Orfanato Santa Rita e a Ir. Glória Batista que veio de Valença para este momento.
Após a missa, foi servido um delicioso almoço preparado pela Ir. Nair, do qual participaram os Padres Alisson e Rafael, uma Irmã do Orfanato e o casal Márcio e Janete.
Foi um dia de celebrar a vida com tudo o que ela nos oferece; um momento de confraternização e convivência. À Madre Maria Marques sinceros votos de paz, realizações, muitos anos de vida, com saúde, bênçãos e graças de Deus. Parabéns!

Ir. Maria Neves

prov-niver-madre-jan-marc (1) prov-niver-madre-jan-marc (1) prov-niver-madre-jan-marc (2) prov-niver-madre-jan-marc (2) prov-niver-madre-jan-marc (3) prov-niver-madre-jan-marc (3) prov-niver-madre-jan-marc (4) prov-niver-madre-jan-marc (5) prov-niver-madre-jan-marc (5) prov-niver-madre-jan-marc (6) prov-niver-madre-jan-marc (7) prov-niver-madre-jan-marc (8) prov-niver-madre-jan-marc (9) prov-niver-madre-jan-marc (10) prov-niver-madre-jan-marc (11) prov-niver-madre-jan-marc (12) prov-niver-madre-jan-marc (13) prov-niver-madre-jan-marc (14) prov-niver-madre-jan-marc (15) prov-niver-madre-jan-marc (16) prov-niver-madre-jan-marc (17) prov-niver-madre-jan-marc (18) prov-niver-madre-jan-marc (19)

Compartilhe:

Dia de Adoração ao Santíssimo

março 25th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

A Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, Praça Seca, no dia 07 de março de 2019, retomou a iniciativa de fazer toda primeira quinta-feira de cada mês, um dia de Adoração a Jesus Sacramentado. O grupo da União de Oração pelas Vocações (UOV) assumiu o horário das 14 horas, para fazer o seu momento de oração, juntamente com a Pastoral do Batismo. Coincidência ou não, estão juntos dois grupos, que prezam pelo mandato de Jesus: Rogate – rezar e trabalhar pelas vocações – a UOV reza pedindo bons e santos operários para a Igreja e a Pastoral do Batismo prepara as famílias e as novas criaturas para a oferta e o nascimento de uma nova vocação na Igreja, através do batismo, a vocação cristã: “Batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28,16-20).
O mandamento de Jesus rogai ao Senhor da messe, envolve o ser humano desde antes do seu nascimento. Como afirma Jeremias, “O SENHOR Deus me disse: Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações” (Jr. 1,4-5), ou seja, fomos chamados por Deus, primeiro à vida humana e assim como seres humanos Ele nos chama também a sermos filhos, através do Batismo, pois “O Batismo é o nascimento. Como toda criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece”. Assim como Ele nos chama à Vida, chama-nos a “participar da vida de Cristo”.
No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Por este sacramento, somos chamados a acolher o amor misericordioso de Deus que quer cuidar de nós; a viver a vida cristã, a adentrar-nos pela porta da vida no Espírito, porta que abre o acesso aos demais sacramentos, que nos liberta dos pecados e nos regenera como filhos de Deus; a nos tornar membros de Cristo, incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão.
Como batizados somos chamados a transformamo-nos de criaturas para Filhos Amados de Deus. “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos!” (1João 3,1). “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus” (João 1,12-13).
Que a nossa oração possa fazer brotar frutos abundantes de seguidores santos, fiéis, comprometidos com o evangelho e adoradores de Jesus Cristo, Filhos amantes e amados do Pai! E que, a nossa oração possa fortificar aos já chamados, na fidelidade e no amor Àquele que os chamou. Enviai, Senhor, Apóstolos Santos à vossa Igreja!

Ir. Maria Neves

prov-adoracao-jan-marc (1) prov-adoracao-jan-marc (2) prov-adoracao-jan-marc (3)

Compartilhe:

Carnaval das Marchinhas

março 25th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Iniciamos o ano letivo já em ritmo carnavalesco, valorizando os carnavais que eram comemorados no fim do século XIX e início do século XX, com características de brincadeiras e marchinhas carnavalescas que brincavam com situações da vida cotidiana.

Comemoramos a primeira música, especialmente composta para o carnaval, “Abre-Alas”, de Chiquinha Gonzaga, que completa 120 anos de composição. Poucos sabem, que esta música foi um título alusivo, de um presente enviado pelo Papa Leão XIII à Princesa Isabel, pela promulgação da Lei Áurea.
Trabalhamos um carnaval que valorizava as brincadeiras pelas ruas, cantando alegrias e unindo as famílias em nosso “Baile das Marchinhas”.

Permitimos que o imaginário da criança, num mundo colorido e moderno, se descontraísse nas fantasias e permitisse a interação entre nossos alunos. Este bailinho, além de uma brincadeira divertida, iniciou nosso ano letivo permitindo a socialização, experiências e visões de vida, pois dividindo confete e serpentina, aprendemos a compartilhar e interagir com todos.

Marta L. A. Machado Serique

pad-difranc-carnav-jan-marc (1) pad-difranc-carnav-jan-marc (8) pad-difranc-carnav-jan-marc (9) pad-difranc-carnav-jan-marc (10) pad-difranc-carnav-jan-marc (12) pad-difranc-carnav-jan-marc (13)

Compartilhe:

Campanha da Fraternidade 2019

março 25th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Santidade é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. Algo tão complexo e simples ao mesmo tempo, um antagonismo que gera a simplicidade das crianças.
Neste contexto, recordamos o texto de São Lucas 18, 15-17, onde observamos a posição dos discípulos em reprovar a presença das crianças perante Jesus Cristo, porém Ele os reprova, dizendo: “deixai as criancinhas virem a mim e não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus”.
Sob este enfoque coligamos o tema da CF/2019, ao desejo de justiça e de igualdade, ligado intrinsecamente, ao período quaresmal e à nossa preparação para a Páscoa. Estamos num tempo de reflexão, oração, penitência, caridade e conversão; num tempo de fazer o bem.
Fraternidade e Políticas Públicas gera na Escola Padre Di Francia, em toda sua equipe, alunos, familiares e comunidade, a procura do bem comum, onde perceberemos o nosso papel na sociedade, fortalecendo nosso senso de cidadania e busca da justiça.
Uma justiça que permita amor, paz, saúde, educação, respeito, alimento, moradia, que permita a multiplicação da fé e da caridade, que envolva a todos de forma igualitária.
“Santidade, estamos à sua procura em nossas ações, vivenciando a dignidade do ser humano, o qual, semelhante a Deus em sua criação, deve constituir a justiça da igualdade e de amor ao nosso próximo como a Ele”.

Marta L. A. Machado Serique

pad-difranc-camp-frater-jan-marc (1) pad-difranc-camp-frater-jan-marc (2)

Compartilhe:

Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos teus interesses pessoais.” (Gaudete et Exsultate, nº 04).
A semana pedagógica da Escola Madre Nazarena teve inicio no dia 11 de fevereiro, com a participação de todas as professoras, a coordenadora pedagógica e a orientadora educacional. O grupo refletiu o tema, Santidade, a nossa Essência. Todos os momentos de orações iniciais estiveram voltados para o documento Gaudete et Exsultate e o mesmo, serviu de fio condutor para todas as reflexões e ações pedagógicas para o ano de 2019.
Nesses dias, também foi construído o Projeto Pedagógico da Escola e o Plano de curso, unindo o tema da santidade com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi uma semana de socialização entre o grupo, troca de experiência, aprendizagem e construção.
Pedimos ao Senhor que, por intercessão de Santo Aníbal Maria e Madre Maria Nazarena, abençoe o nosso ano letivo, guiando sempre os nossos passos e dando-nos luzes para melhor contribuirmos na formação de nossos alunos.

Ir. M. Arcilene Rosa – fdz

mnm-seman-pedag-jan-marc

Compartilhe:

Passeio comunitário

março 25th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 24 de janeiro, as Irmãs da Comunidade Madre Nazarena Majone, fizeram a oração das laudes às 06h15min, participaram da Santa Missa na Paróquia Santa Edwiges e após tomarem o café da manhã, saíram para realizar um passeio comunitário no AquaRio.
O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, é um equipamento de visitação pública, 100% privado, moderno e multifuncional de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura, que cria a oportunidade da Cidade do Rio de Janeiro oferecer a visitação de um espaço único, com atrações e tecnologias inovadoras pouco vistas no Brasil.
Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio é o maior Aquário Marinho da América do Sul e terá até 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição. Diversas atrações inéditas, recintos e tanques grandiosos e toda a infraestrutura necessária proporcionarão um entretenimento educativo e prazeroso ao público. Uma das maiores atrações do AquaRio é o tanque principal, o Recinto Oceânico e de Mergulho. Com 3,5 milhões de litros de água, sete metros de pé-direito e um túnel passando por seu interior, a combinação da impressionante massa d’água, com a grande quantidade de peixes, proporcionará uma experiência incrível e usualmente pouco acessível à grande maioria: a oportunidade de participar de um mergulho real com peixes, raias e tubarões. Além disso, há mais 24 tanques secundários e áreas específicas (três tanques de toque) onde o público, especialmente as crianças, poderá interagir com alguns dos animais expostos. (https://www.aquariomarinhodorio.com.br/aquario-marinho/Acesso em 10/03/2019).
Foi uma manhã muito gostosa, repleta de novidades e conhecimentos. Poder admirar tantos animais marinhos de perto é emocionante. Fazer um passeio desses em Comunidade é um presente que cada uma guardará e lembrará com muito carinho.
Que o Senhor por intercessão de Santo Aníbal Maria e Madre Maria Nazarena Majone nos abençoe e nos conceda Perseverança.

Ir. Mª Arcilene Rosa, fdz

mnm-pass-comunit-jan-marc mnm-pass-comunit-jan-marc

Compartilhe:

Vida – Dom de Deus

março 25th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 14 de março de 2019, a Comunidade Madre Nazarena Majone acordou em festa. Às 05h50min aconteceu na Capela da Comunidade, a Santa Missa em ação de graças, pelos 90 anos de vida da Irmã Maria Evangelina La Marca. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Eli de Carvalho, capelão da comunidade, que ao final da celebração deu a ela uma bênção especial. Estevam presentes, a Irmã Eliete com a vocacionada Jociana.
Por volta das 11h, os alunos, professoras e funcionários do turno Matutino, fizeram uma bela homenagem, com direito a apresentação do grupo de alunas que fazem parte do balé, crianças caracterizadas de Ir. Evangelina.
O almoço foi bem festivo, com a presença da Madre Maria Marques, Irmã Vitoria e a Irmã Cloreci. Também estiveram presentes: Pe. Silvino, Pe. Rui e Pe. Divino, da Congregação dos Sagrados Estigmas, da Paróquia Santa Edwiges e com eles, veio também a Fernanda, leiga que ajuda na paróquia.
Por volta das 16h, as crianças e professoras do turno vespertino também fizeram homenagens para a Irmã Evangelina.
Foi um dia de muitas comemorações e cheio de emoção para a nossa querida Irmã.
Que o Senhor da messe, por intercessão de Santo Aníbal e Madre Nazarena abençoe a Irmã Evangelina e todos que celebraram com ela os seus 90 anos.

Ir. Mª Arcilene Rosa, fdz

mnm-niver-evang-jan-marc (1) mnm-niver-evang-jan-marc (1) mnm-niver-evang-jan-marc (3) mnm-niver-evang-jan-marc (4) mnm-niver-evang-jan-marc (16) mnm-niver-evang-jan-marc (17) mnm-niver-evang-jan-marc (18) mnm-niver-evang-jan-marc (19) mnm-niver-evang-jan-marc (20) mnm-niver-evang-jan-marc (21) mnm-niver-evang-jan-marc (22) mnm-niver-evang-jan-marc (23) mnm-niver-evang-jan-marc (24) mnm-niver-evang-jan-marc (25) mnm-niver-evang-jan-marc (26) mnm-niver-evang-jan-marc (27) mnm-niver-evang-jan-marc (28)

Compartilhe:

CELEBRANDO A VIDA

março 25th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Amar é celebrar, Viver é celebrar!

Nossa comunidade religiosa viveu um dia especial, o dia 10 de março: Aniversário da nossa querida Ir. Helena Francisca.
Já nas Laudes, louvamos ao Senhor com o mantra: EU TE LOUVAREI, SENHOR! E com a mensagem: “Eu te chamo pelo nome, és minha! Nada temas, pois Eu te resgato. Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. Porque és preciosa aos meus olhos, Porque Eu te aprecio e te amo… (cf. Is 43,1-4).
Mais tarde, tivemos a alegria de acolher o seu irmão Batista, sua cunhada e três filhos, que vieram enriquecer a nossa celebração. Num clima de muita alegria e fraternidade, almoçamos juntos e ao final, não faltou o bolo, os PARABÉNS e as fotos que compartilhamos.
Que o Deus da vida continue derramando suas bênçãos sobre a Ir. Helena, seus familiares e sobre nossa Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Aspirantes

laj-niver-ir-helena-jan-marc

Compartilhe: