No dia 18 de Maio de 2019, aconteceu a 6ª romaria da família do Rogate ao Santuário de Santo Aníbal, em Passos (MG). A Família do Rogate é composta pelos Rogacionistas, Filhas do Divino Zelo, Missionárias Rogacionistas, Famílias Rog, União de Oração pelas Vocações e Ex-alunos Rogacionistas. A romaria acontece a cada cinco anos, mas este ano, teve um objetivo especial que foi celebrar os 150 anos da inspiração do Rogate e 15 anos da canonização do apóstolo da oração pelas vocações, Santo Aníbal Maria.

De acordo com a programação, as caravanas foram chegando bem cedo, sendo acolhidas pela equipe com um delicioso e farto café da manhã. Às 8h30min foi feita a abertura com uma fervorosa caminhada com o Santíssimo Sacramento, saindo do interior da Comunidade – o Seminário dos Rogacionistas – até ao Santuário. O Santíssimo permaneceu exposto durante todo o dia e a cada hora, grupos se revezavam para estar em oração contínua pelas vocações.

A temática vivenciada e celebrada foi: “Rogate, Dom e Gratidão”, com o lema “Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão…” (Mt 9,36). Durante todo o dia houve exposição de materiais vocacionais, em diversas tendas que apresentavam não só os materiais, mas também as Obras e atividades que cada uma desenvolve, tenda com atividades infantis e música ao vivo para alegrar e ajudar a louvar ao Senhor.

Os sacerdotes estiveram à disposição para as confissões durante todo o dia; Em algumas salas aconteceram módulos com a apresentação dos grupos: Famílias Rog, Família do Rogate e o Cine Rogate, com temas diversos. O módulo da Vida Consagrada não pode acontecer por falta de espaço e a sala dos Milagres, onde estava exposta toda a vida de Santo Aníbal Maria apresentada através de fotos e de audiovisual.

As 16h iniciou a Celebração Eucarística com uma significativa representação da grande Família. Os Provinciais: Madre Maria Marques e Pe. Tadeu Furtado fez os pronunciamentos sobre o evento, concluindo assim com a Santa Missa.

A Romaria foi sem dúvida um ato de fé e uma forte experiência de comunhão espiritual no carisma do Rogate e possibilitou um belíssimo encontro de todos aqueles que comungam da mesma missão: Rogar ao Pai, bons operários.

Ir. Maria Neves de Sousa

gov-romaria-santo-anibal-maio (020) gov-romaria-santo-anibal-maio (024) gov-romaria-santo-anibal-maio (010)

gov-romaria-santo-anibal-maio (03) gov-romaria-santo-anibal-maio (04) gov-romaria-santo-anibal-maio (05) gov-romaria-santo-anibal-maio (06) gov-romaria-santo-anibal-maio (07) gov-romaria-santo-anibal-maio (08) gov-romaria-santo-anibal-maio (012) gov-romaria-santo-anibal-maio (014) gov-romaria-santo-anibal-maio (015) gov-romaria-santo-anibal-maio (016) gov-romaria-santo-anibal-maio (017) gov-romaria-santo-anibal-maio (17) gov-romaria-santo-anibal-maio (018) gov-romaria-santo-anibal-maio (019) gov-romaria-santo-anibal-maio (021) gov-romaria-santo-anibal-maio (023) gov-romaria-santo-anibal-maio (025) gov-romaria-santo-anibal-maio (026) gov-romaria-santo-anibal-maio (027) gov-romaria-santo-anibal-maio (028) gov-romaria-santo-anibal-maio (029) gov-romaria-santo-anibal-maio (030) gov-romaria-santo-anibal-maio (032) gov-romaria-santo-anibal-maio (033) gov-romaria-santo-anibal-maio (034) gov-romaria-santo-anibal-maio (035) gov-romaria-santo-anibal-maio (036) gov-romaria-santo-anibal-maio (037) gov-romaria-santo-anibal-maio (038) gov-romaria-santo-anibal-maio (039) gov-romaria-santo-anibal-maio (040) gov-romaria-santo-anibal-maio (041) gov-romaria-santo-anibal-maio (045) gov-romaria-santo-anibal-maio (048) gov-romaria-santo-anibal-maio (050) gov-romaria-santo-anibal-maio (051) gov-romaria-santo-anibal-maio (053) gov-romaria-santo-anibal-maio (057) gov-romaria-santo-anibal-maio (058) gov-romaria-santo-anibal-maio (059)

Compartilhe:

Colação de Grau

junho 19th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Após quatro anos de esforço e estudos realizei a colação de grau, no curso de Serviço Social, pela Faculdade Projeção em 25/04/2019. Foi um momento bastante especial de minha vida. É uma vitória conquistada, após uma longa caminhada de dedicação do tempo para concluir os estudos que foram feitos em período noturno e com aulas diárias! Dessa forma, poderei melhor atender as demandas provenientes da Assistência Social, realizada através da REDIZAS, em nossa Província, com qualificação adequada.

Gratidão a Deus pela força Divina que me incentivou em cada momento de luta, no enfrentamento aos desafios cotidianos, que não foram poucos. Gratidão às coirmãs pelas ausências necessárias e inerentes aos estudos. Gratidão a todos que me proporcionaram a realização de mais um sonho em vista do bem comum.

Ir. Eliete Bauer da Cunha

difrancia-formatura-abril (4) difrancia-formatura-abril (3) difrancia-formatura-abril (2) difrancia-formatura-abril (1)

 

Compartilhe:

Reunião REDIZAS

junho 19th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

De acordo com o programa de ação trienal da Rede Divino Zelo de Assistência Social (REDIZAS), nos dias 06 e 07 de abril aconteceu no Sítio Santo Antônio, em Levy Gasparian, RJ, uma reunião com a equipe e a Conselheira Ir. Eliete Bauer da Cunha, a fim de realizar uma das atividades programadas pelo Setor, para o triênio:

 Qualificar nossa ação social através da elaboração de projetos para capitação de recursos (cf. Del. n. 39);
• Participar de cursos de formação e elaboração de projetos;
• Capacitar irmãs e leigos na área da administração e de projetos;
• Elaborar projetos de captação de recursos para as obras da REDIZAS (cf. Del. n. 30);

Participaram desse encontro as Irmãs: Alzeni, Aparecida, Inez Dagostin, Nivanda, Glória Batista, Glória Vieira, Zuleide, Ruth, Luzia, Eliete e junto a elas estavam quatro leigas que trabalham na Obra Social Madre Palmira. Para o primeiro dia, Ir. Eliete trabalhou apresentando um Plano de Ação.

O segundo dia de encontro foi reservado somente às irmãs, para trocar experiências, planejar e sonhar com as melhorias da REDIZAS. Foi feita ainda, a aclamação da Nova Diretoria.

Foram dias de muito proveito e certamente ajudará a cada uma a desempenhar melhor sua atividade em sua realidade, para que, como Província, possamos crescer sempre no atendimento aos mais necessitados.

Ir. Eliete

gov-redizas-abril (1) gov-redizas-abril (2)

Compartilhe:

“CON – VOCAÇÃO”

junho 19th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Após realizar o planejamento conjunto entre as duas comunidades de Brasília – DF: FDZ e RCJ aconteceu o primeiro “CON – VOCAÇÃO” pelo Sav/RogZelo, tendo como participantes do evento adolescentes, jovens, coroinhas e acólitos da Paróquia Divino Espírito Santo, a qual pertencemos. Dessa forma, queremos intensificar nossas presenças e despertar para uma opção vocacional específica, como também, apresentar o Rogate como proposta de vida, feita por Jesus a todos os cristãos. O encontro ocorreu em 27/04/2019, no Noviciado dos RCJ.

Foram planejados e executados momentos de oração, diversões através de uma gincana de cunho vocacional para promover a interação e convivência do grupo. No final, foi servido um lanche para todos. A vencedora da Gincana foi a “Equipe Madre Nazarena Majone”. A avaliação foi muito positiva e irá repetir-se no próximo mês de setembro. Houve adesão de vinte participantes inscritos.

O “Grupo de Jovens Animandos” foram nossos parceiros na execução de tarefas junto aos destinatários. Por tudo isso, demos graças ao Senhor da Messe que nos fortaleceu e nos impulsionou a realizar tal evento. Demos destaque também à Madre Nazarena Majone, dedicando um grupo ao seu nome venerável. Assim, vamos construindo espaços de divulgação da sua santidade como nossa Cofundadora e divulgando o Rogate aos corações juvenis para que possam dar uma resposta à Sua proposta de um Coração compassivo e misericordioso.

Ir. Eliete

difrancia-encontro-voc-abril (1) difrancia-encontro-voc-abril (2) difrancia-encontro-voc-abril (3) difrancia-encontro-voc-abril (4)

Compartilhe:

No dia 17 de abril, os alunos do 1º ano do Ensino Médio do CSA participaram de uma aula prática na Universidade de Vassouras. Com isso, puderam realizar técnicas de montagem de lâminas para observação microscópica, complementando o conteúdo abordado em aula.

Sob a orientação do professor José Carlos Nascimento, puderem observar diferenças entre células animais e vegetais, com material fresco e tratado, além da tipagem e esfregaço sanguíneos.

O colégio Santo Antônio agradece o acolhimento e carinho que a Universidade de Vassouras e o professor José Carlos tiveram com nossos alunos, possibilitando uma manhã de grande aprendizado.

csa-univer-vass-abril (1) csa-univer-vass-abril (2) csa-univer-vass-abril (3) csa-univer-vass-abril (4) csa-univer-vass-abril (5) csa-univer-vass-abril (6)

Compartilhe:

Sistema Solar – CSA

junho 13th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Os alunos do 4° ano, nas aulas de Geografia, desenvolveram pesquisas sobre o Sistema Solar. Conheceram as características de cada planeta que o compõe. Levaram informações para a sala de aula, imagens digitais que esclareceram os conhecimentos adquiridos.

Como atividade complementar, as professoras pediram que confeccionassem uma maquete do Sistema Solar para auxiliar na fixação dos conceitos. O trabalho foi riquíssimo e nossos alunos ganharam muito com essa experiência! Sem contar que aprenderam de forma lúdica conteúdos importantes que levarão para à vida! Parabéns 4° ANO!!!
Com carinho,

Professora Karina

csa-sist-solar-abril (1) csa-sist-solar-abril (2) csa-sist-solar-abril (3) csa-sist-solar-abril (4) csa-sist-solar-abril (5)

 

 

 

Compartilhe:

Missa de Páscoa – CSA

junho 13th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Na manhã de 25 de abril nos reunimos na quadra do colégio para participarmos da Missa de Páscoa e celebrarmos junto com toda a Família Educacional CSA, a ressurreição de Jesus, que é um fato histórico inegável! Mas, que também é um ato de fé e de esperança. A Santa missa foi presidida pelo Pe. Roshan com a participação do Diácono José Luis.

A liturgia foi marcada pela participação intensa de alunos, professores e funcionários que na alegria celebraram a Ressurreição do Senhor. O evangelho que a liturgia nos apresentou falava de mais uma aparição de Jesus, o que aconteceu no momento em que os dois discípulos de Emaús voltavam desolados para casa, comentando entre si, a experiência que fizeram nos últimos dias. Enquanto isso, Jesus aparece no meio deles e os saúda dizendo: “A paz esteja convosco!”. Neste encontro, Jesus transmitiu- lhes a sua paz! A paz de Cristo que é o ponto de partida para a nossa caminhada de fé! No final da celebração, a turma do 6º ano encenou a 15ª Estação da Via-Sacra que foi um momento lindo e de muita emoção.

A Irmã Eliane dirigiu algumas palavras de gratidão ao Pe. Roshan pelo apoio ao Colégio durante o período em que esteve presente na Paróquia de São Sebastião, em Três Rios, já que ele está indo em Missão para outro Estado – Espírito Santo.

Que chegue a cada um de vós as palavras iniciais da recente Exortação Apostólica dedicada particularmente aos jovens: “Cristo vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso, as primeiras palavras que quero dirigir, a cada jovem e a cada cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo! Está em ti, está contigo e jamais te deixa. Por mais que te possas afastar, junto de ti está o Ressuscitado, que te chama e espera por ti para recomeçar.”

Queridos irmãos e irmãs, Cristo vive! Ele é esperança e juventude para cada um de nós e para o mundo inteiro. Deixemo-nos renovar por Ele! Feliz Páscoa!

Marcia Fernanda

csa-missa-abril (1) csa-missa-abril (2) csa-missa-abril (3) csa-missa-abril (4) csa-missa-abril (5) csa-missa-abril (6) csa-missa-abril (7) csa-missa-abril (8) csa-missa-abril (9)

Compartilhe:

Que alegria, Cristo ressuscitou!

junho 13th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

O CSA reuniu sua Equipe para celebrar, nessa última quinta-feira, o momento mais importante da fé cristã: a Páscoa de Cristo!
Em um clima de união fraterna, rezamos e sentimos a presença viva de Jesus entre nós.
O padre Roshan, proclamou lindas palavras e levou-nos a refletir sobre o quanto devemos louvar e agradecer a Deus pelo dom da vida.
Sejamos felizes, pois Jesus vive! Feliz Páscoa!

csa-pasc-equipe-abril (1) csa-pasc-equipe-abril (2) csa-pasc-equipe-abril (3) csa-pasc-equipe-abril (4)

 

Compartilhe:

 A Via-Sacra no CSA em 2019 foi realizada pelos alunos do 4° ano que encenaram de forma muito emocionante todo o percurso de Jesus até a morte. A comunidade educativa, imbuída em oração pelo sofrimento de Jesus, viveu junto com os alunos, todo o percurso realizado por Ele até ser crucificado e morto numa cruz!

Mas o Cristo Jesus não permanece na cruz. Ele vence a morte. Ele nos livra da morte eterna. E por isso, é anunciada a ressurreição! ELE VIVE! ELE ESTÁ ENTRE NÓS!

Nesse momento, todos os alunos do Ensino Fundamental fizeram uma belíssima homenagem ao Cristo Ressuscitado, que coloriu o mundo com as cores do amor, da compaixão e da justiça, numa dança muito bem preparada com o titulo: PINTOR DO MUNDO!

E para finalizar, a Educação Infantil veio com os coelhinhos representando a fertilidade, a vida nova em Cristo!

A maior festa cristã foi muito bem representada por nossas crianças, que com certeza, guardarão para sempre em seus corações esse momento de fé e de amor!!!

 Professora Karina

csa-pasc-tarde-abril (1) csa-pasc-tarde-abril (2) csa-pasc-tarde-abril (3) csa-pasc-tarde-abril (4) csa-pasc-tarde-abril (5) csa-pasc-tarde-abril (6) csa-pasc-tarde-abril (7) csa-pasc-tarde-abril (8) csa-pasc-tarde-abril (9) csa-pasc-tarde-abril (10) csa-pasc-tarde-abril (11) csa-pasc-tarde-abril (12) csa-pasc-tarde-abril (13) csa-pasc-tarde-abril (14) csa-pasc-tarde-abril (15) csa-pasc-tarde-abril (16) csa-pasc-tarde-abril (17)ando

 

Compartilhe:

Via-Sacra – CSA

junho 13th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Reunidos no pátio da nossa escola, juntamente com o turno da manhã, Fundamental II e Ensino Médio, vivenciamos como comunidade escolar a oração da Via Sacra. Cada estação foi encenada por nossos alunos do 6º ano de escolaridade. Foi um momento de forte emoção e reflexão. Percebemos que o amor de Deus é um amor sem medidas.

Encerramos com a oração da Campanha da Fraternidade e com a fala amorosa da Irmã Gislene sobre o perdão e o amor em família, na escola e em comunidade. Nos preparamos, seguindo os passos de Jesus, para viver o Tríduo Pascal com o coração confiante em Deus e na sua misericórdia, na vitória da vida sobre a morte.

csa-via-sacra-manha-abril (03) csa-via-sacra-manha-abril (06) csa-via-sacra-manha-abril (08) csa-via-sacra-manha-abril (11) csa-via-sacra-manha-abril (12 ) csa-via-sacra-manha-abril (13) csa-via-sacra-manha-abril (14) csa-via-sacra-manha-abril (15)

 

 

Compartilhe: