Missão Vocacional em Alpinópolis/MG

setembro 26th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2019, a comunidade Santo Antônio de Alpinópolis/MG, recebeu um grupo de Filhas do Divino Zelo e Aspirantes da comunidade Santo Antônio – Três Rios/RJ e da comunidade Madre Nazarena – Rio de Janeiro/RJ, para o tríduo vocacional em preparação a festa dos 50 anos de Consagração Religiosa das Irmãs Nivanda Viscardi e Cristina Batalha.

Foram dias intensos de visita às famílias da comunidade paroquial, de assistência e oração junto aos enfermos e de participação litúrgica junto a toda a paróquia. O grupo de leigos da União de Oração pelas Vocações, coordenado por Irmã Maria dos Anjos, junto ao grupo de missionários leigos da própria paróquia, participaram ativamente da missão, guiando e conduzindo os missionários vindos de outras cidades. Além disso, os missionários vindos de outras cidades foram acolhidos com muito carinho pelas próprias famílias da comunidade.

Após o tríduo, a comunidade paroquial organizou uma belíssima liturgia para celebrar a gratidão a Deus pelos 50 anos das Irmãs, onde Padre Donizete, pároco da paróquia São Sebastião, presidiu a santa Missa com muito zelo e sabedoria. As festividades foram encerradas com um belo almoço festivo. Deus seja louvado pela vida e consagração das Irmãs e pela oportunidade desta bela missão vocacional na cidade de Alpinópolis/MG.

 

IMG_20190727_111912192 IMG_20190727_080356243 IMG_20190726_110329547

Compartilhe:

No ano de 2015, Irmã M. Gislene Danielski iniciou o doutorado em teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Dedicou-se desde então a pesquisar a espiritualidade carismática de Santo Aníbal Maria, colocando-a em diálogo com a espiritualidade de Santa Teresa de Jesus. A pesquisa, evidenciou os traços da espiritualidade carmelita que acompanharam a vida do Santo Fundador e que ainda hoje podem colaborar com o fortalecimento da vivência espiritual-carismática da Filha do Divino Zelo.

No dia 08 de julho de 2019, Irmã M. Gislene Danielski, acompanhada por Madre Maria Marques, pelas Irmãs das comunidades Nossa Senhora do Rogate, Madre Nazarena Majone e Santo Antônio, bem como de um número significativo de educadores do Colégio Santo Antônio de Três Rios/RJ e paroquianos das cidades do Rio de Janeiro e Três Rios, defendeu, junto a banca composta por cinco Professores Doutores indicados pela Pontifícia Universidade, sua tese que teve como título: A herança espiritual-carismática de santo Aníbal Maria à luz da espiritualidade de santa Teresa de Jesus. A tese foi aprovada pela banca examinadora e Santo Aníbal Maria foi mais uma vez “conhecido e reconhecido” no meio acadêmico. Foi um momento de ação de graças pelo percurso realizado.

Deus seja louvado pela oportunidade deste caminho formativo e que todo e qualquer fruto seja para honra e glória de Seu Santíssimo Nome e a salvação de seus filhos e filhas.

IMG-20190708-WA0127 IMG-20190708-WA0132 IMG-20190708-WA0161

 

Compartilhe:

Encontro do Núcleo Esperança/CRB RJ

setembro 25th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Foi realizado o encontro do Núcleo Regional da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), o Núcleo Esperança, em nossa casa, no dia 17 de agosto. Um grupo de 15 pessoas, entre Irmãs e Noviças dos seguintes Institutos, marcaram presença no encontro: Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, Filhas de São José, Servas de Maria do Brasil, Irmãs de Nossa Senhora de Belém e Filhas do Divino Zelo.

Desta vez, não houve palestrante no encontro. Por ocasião do mês vocacional no Brasil, foi proposto pela coordenação que o tema seria a apresentação do Carisma de cada Instituto presente. Deste modo, cada Instituto se organizou e fez a sua apresentação também com o uso de diferentes materiais: livros, folders, imagens, símbolos etc., de acordo com a criatividade.

A manhã iniciou-se com a acolhida, um cafezinho servido a quem chegava e a abertura, na sala de estar do noviciado. Após a abertura, a equipe da coordenação expôs o objetivo do encontro, dando início às apresentações, que foram feitas por cada Instituto. De forma sucinta, cada um trouxe um pouco de sua história, enfatizando o Carisma próprio. Este momento proporcionou maior conhecimento e troca sobre a riqueza carismática de cada um dos Institutos presentes.

No final das apresentações, foi feita a escolha dos novos membros para compor a diretoria, e depois, a oração final de agradecimento. O almoço partilhado encerrou o encontro.

Ir. M. Simoni Ferreira Freire

prov-nucleo-esper-crb-agosto

Compartilhe:

Nos dias 17 e 18 de agosto, nós, Alexandra, Mirella, Gabrielly e Ir. Edna, vivemos um final de semana de testemunho e de propagação do Rogate.

No sábado, participamos da tarde vocacional na paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração – NSSC, conduzida pelo Pe. Bruno – msc e alguns seminaristas; também estavam presentes as Irmãs Franciscanas de N. Sr.ª do Bom Conselho e as Filhas de S. José. O encontro foi inteiramente voltado para as crianças da perseverança e alguns jovens coroinhas e acólitos, onde puderam ouvir vários testemunhos, inclusive da noviça Alexandra. O mesmo finalizou-se com momento de oração pelas vocações e lanche.

No domingo, iniciamos o nosso dia com a feira das pastorais na Paróquia NSSC, onde fomos convidadas para apresentar nosso carisma. Foi uma manhã muito animada e rica de conhecimento, pois tivemos a oportunidade de conhecer também as pastorais e movimentos da nossa paróquia.

Foram dois dias belos e de grande alegria para nós, pois, tivemos a oportunidade de anunciar aos corações esse suspiro ardente do Coração de Jesus, “Rogai, pois, ao Senhor da messe, que envie operários para sua messe” (Mt 9, 38).

Gabrielly Pires – noviça

prov-feira-voc-agosto (1) prov-feira-voc-agosto (2)

 

 

Compartilhe:

Retiro Anual da Província

setembro 25th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Foi realizado o retiro anual da Província nos dias 15 a 22 de julho. O retiro iniciou-se com a oração de Vésperas, no dia 15, e foi concluído com a Missa de Envio, no dia 22 de julho.

O tema, “Vida Religiosa: a centralidade em Jesus Cristo”, foi escolhido de acordo com a proposta n.07 do plano provincial, da área da espiritualidade, que tem como objetivo “aprofundar, assumir e cultivar as dimensões de nossa espiritualidade: Cristocêntrica, Eucarística, Mariana e Eclesial”.

Neste sentido, no retiro, abordou-se a dimensão cristocêntrica de nossa espiritualidade, tendo como assessor o Padre Rhawy Chagas, sacerdote diocesano residente no bairro do Grajaú, no Rio de Janeiro. Padre Rhawy, além das duas colocações diárias, utilizou-se de textos, cantos e apresentação em Datashow, na sua condução do tema.

As participantes foram 18 religiosas, sendo que 14 eram Filhas do Divino Zelo, uma religiosa era das Irmãs Franciscanas de N. Senhora do Bom Conselho e três das Irmãs da Imaculada de Santa Clara. Na avaliação, no último dia, as participantes demonstraram satisfação com o retiro e se expressaram positivamente em relação a todo o seu andamento.

Ir. M. Simoni Ferreira Freire

gov-retiro-julho (1) gov-retiro-julho (2) gov-retiro-julho (3) gov-retiro-julho (4)

 

Compartilhe:

Saindo da rotina – CCR

setembro 23rd, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

A turma do Jardim II realizou uma atividade deliciosa na última semana interligada ao projeto “Alimentação Saudável”.

A professora Mislene Pedro da Silveira trabalhou com as crianças os variados tipos de frutas, texturas, cores e sabores.

“Além dos estudantes conhecerem melhor as frutas, através da atividade irão adquirir hábitos saudáveis”, destacou a professora.

sc-saindo-da-rotina-agosto (1) sc-saindo-da-rotina-agosto (2) sc-saindo-da-rotina-agosto (3) sc-saindo-da-rotina-agosto (4) sc-saindo-da-rotina-agosto (5) sc-saindo-da-rotina-agosto (6) sc-saindo-da-rotina-agosto (7)

 

Compartilhe:

Receitas culinárias – CCR

setembro 23rd, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Interligando as disciplinas de História e Geografia os alunos do 1º ano realizaram um trabalho delicioso na última semana.

Cada criança selecionou e confeccionou com auxílio dos responsáveis uma receita familiar. Os pequenos trouxeram os alimentos para uma grande degustação em sala de aula. “Saboreamos diferentes receitas culinárias. As crianças relataram suas experiências na elaboração das guloseimas”, destacou a professora Tatiana Dal ponte.

sc-receitas-agosto

Compartilhe:

Aula de Português divertida – CCR

setembro 23rd, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Interligado à disciplina de Língua Portuguesa o conteúdo abordado com os estudantes do 5º ano neste 2º trimestre, foi anúncio publicitário.

Os alunos colocaram em prática, o famoso “merchandising”, ou seja, marketing, técnicas para informação, apresentação e venda de produtos.

Na atividade ministrada pela professora Aline Martins, as crianças venderam seus produtos favoritos: pizzas, bolo de paçoca e manteiga, brigadeiro, celular, bicicleta, livros, panelas, talheres e churrasqueira.

“A atividade contribuiu para o desenvolvimento da oralidade e habilidade de interpretação”, destacou a professora.

sc-aula-portugues-agosto (1) sc-aula-portugues-agosto (2)

Compartilhe:

Aula de Matemática – CCR

setembro 23rd, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

O professor Jairto Vitto Junior abordou com os estudantes do 5º ano fração e números mistos. E para deixar o conteúdo dinâmico, os alunos prepararam drinks deliciosos. Com certeza, a hora mais desejada foi à degustação!

sc-aula-matematica-agosto (1)

 

Compartilhe:

Visita de estudos – CCR

setembro 23rd, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

As professoras Araceli Budni, Lilian Marise da Silva e a coordenadora Bruna Zanatta Dal Toé, reuniram as turmas do 8° e 9° ano para uma saída de estudos na última semana de agosto.

Os estudantes visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, em Porto Alegre/RS. O local, conta com cerca de 700 experimentos interativos, sobre o universo, terra, meio ambiente e o homem.

“O dia de estudos apenas reforçou os conteúdos já abordados em sala de aula,” relatou Helena (aluna do 7º ano do Ens. Fund. 2).

sc-visita-de-estudos-agosto (1) sc-visita-de-estudos-agosto (2) sc-visita-de-estudos-agosto (3) sc-visita-de-estudos-agosto (4) sc-visita-de-estudos-agosto (5) sc-visita-de-estudos-agosto (6)

 

Compartilhe: