Celebrando o Dom da Vida – NSR

abril 4th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Celebrar o dom da vida é sempre um momento muito especial. Por isso, a comunidade decidiu antecipar as comemorações do aniversário da Madre Maria Marques, já que o dia cai numa segunda feira e as demais Irmãs mais próximas não poderiam se fazer presentes.

Assim, aproveitando que várias casas já estão aqui representadas pelas diretoras presentes para a reunião da REDIZE, fizemos um almoço bem festivo e contamos ainda com a presença de nossas Irmãs da Comunidade Madre Nazarena Majone, da Ir. Inês Dagostin que veio de Valença. Vieram ainda, Irmã Valda, fsj, da Escola Padre Butinhá, as Irmãs Rejane e Flávia, de Nossa Senhora do Bom Conselho, do Orfanato Santa Rita e também o casal Janeth e Márcio, paroquianos, amigos das Irmãs. Após o almoço, não podia faltar o tradicional”Parabéns”, com um lindo e delicioso bolo. Foi um momento de partilha e de convivência fraterna. Só não tivemos a presença das Noviças que estavam participando do Encontro do Novinter.

A comunidade fez o tríduo ao Espírito Santo nas suas intenções. E, para completar a festa, também a Noviça Gabrielly faz aniversário no mesmo dia. Assim, além do tríduo a Nossa Senhora que fizemos para a Gabrielly, na segunda-feira, tivemos mais um dia de comemorações desde a oração de laudes. No almoço mais um bolo, mais um “Parabéns” e homenagens com votos de muitas felicidades, realizações e das principais graças que cada uma mais necessita.

prov-celeb-anivers-marc (1) prov-celeb-anivers-marc (2) prov-celeb-anivers-marc (3) prov-celeb-anivers-marc (4) prov-celeb-anivers-marc (5) prov-celeb-anivers-marc (6) prov-celeb-anivers-marc (7) prov-celeb-anivers-marc (8) prov-celeb-anivers-marc (9) prov-celeb-anivers-marc (11)

 

Compartilhe:

Encontro REDIZE

abril 4th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Dos dias 13 a 15 de março reuniram-se na Província Nossa Senhora do Rogate as Irmãs que estão na direção das Escolas e que fazem parte da Rede Divino Zelo de Educação – REDIZE.

Visando o bom andamento de nossas Escolas no que diz respeito à situação financeira, como também da nossa pastoral educativa, Ir. Nivalda Milak responsável pelo Setor, juntamente com a Irmã Maria Eli do Setor Financeiro trataram dos mais diversos assuntos, a começar do numero de alunos em cada escola até o momento, encaminhamentos que cada escola está tomando a fim de melhorar cada vez mais o atendimento e serviço às famílias, dificuldades e desafios encontrados, assim como sonhos e anseios de cada uma e de sua equipe pedagógica.

Dentre tantos outros assuntos tratados foi conversado também, sobre a Empresa TAFER que vem visitando, acompanhando e avaliando cada unidade escolar e orientando as diretoras e o Setor, sobre as necessidades e possibilidades de melhorias em cada uma. A Empresa especializada foi contratada, com o objetivo de nos ajudar a “promover a excelência e a qualidade na gestão de nossas instituições escolares”, por meio da capacidade técnica de seus profissionais, nos segmentos jurídico preventivo, patrimonial, educacional, administrativo, financeiro, pastoral/social e contábil/fiscal”. Tudo isso, com um só objetivo: melhorar cada vez mais nossos ambientes escolares para prestar um melhor atendimento e uma educação de qualidade aos alunos e suas famílias.

Encerramos o encontro no domingo à tarde, após deliciarmos o almoço festivo com a Madre Maria Marques que antecipadamente celebra o seu aniversário.

gov-enc-redize-marc

 

Compartilhe:

Benção das mochilas

abril 4th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

A mochila acomoda o que levamos para a escola. Além de materiais escolares, transportamos atitudes e valores. Todos nós, necessitamos de bênçãos para percorrer caminhos suportar o peso das nossas bagagens. A benção nos traz paz e tranquilidade no nosso dia a dia na escola e em casa. Benção é “a mão de Deus sobre nós”.

No dia 02 de março, após o recesso de carnaval, vivenciamos um momento muito especial em nossa escola, a “Benção das Mochilas”, fundamentada na tradição de algumas dioceses da Itália. Uma celebração que marca o início do ano letivo onde as crianças, os colaboradores da educação e seus familiares foram convidados a recebem a benção de Deus, proporcionando um encontro entre igreja, família e escola, ministrado pelo Padre Marcos.

“Os estudantes iniciem o ano letivo com novo ardor e com amoroso empenho, depositando sua fé n’Aquele que nos capacita para todas as coisas”.

Tatiana Flores – coordenadora pedagógica

ccr-bencao-das-mochilas-marc (1) ccr-bencao-das-mochilas-marc (4) ccr-bencao-das-mochilas-marc (5) ccr-bencao-das-mochilas-marc (6)

Compartilhe:

No dia 07 de fevereiro de 2020, às 20h, no Centro de Convenções Severino Sombra, em Vassouras, realizou-se a minha colação de grau festiva, do curso de Psicologia.

Gratidão é a palavra que traduz o sentimento do momento: “Onde existe Deus, tudo fica mais bonito.” À família, que bom que vocês existem. Amo vocês! Ao Instituto das Filhas do Divino Zelo, obrigada pela confiança e oportunidade. Aos mestres, respeito pelo amor à Ciência. Aos colegas, amizade que transcende a graduação e uma torcida imensa pelo incentivo.

A vida presenteou-me com o mais nobre dos sentimentos, o amor, e a forma que encontrei de retribuir essa essência foi o legado de continuar amando viver.

Ir. M. Érica Bitencourt Pereira

gov-a-vida-grande-momento-fev (1) gov-a-vida-grande-momento-fev (2)

 

Compartilhe:

Semana Pedagógica CCR

abril 4th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

De 03 a 07 de fevereiro a Equipe CCR – diretora, coordenadoras, professores e auxiliares de sala, estiveram reunidos para dias de formação, programação do ano letivo, interação e convivência.

No primeiro dia dos encontros houve a apresentação e acolhida à Ir. M. Eliane Espíndola Maciel, que assume a direção pedagógica.

A Equipe se reuniu alguns dias no Colégio Cristo Rei com assessoria, para o planejamento do Projeto REDIZE 2020 e organização das salas de aula para a acolhida aos alunos no dia 10 de fevereiro.

No dia 06, todos se reuniram no auditório do Colégio Rogacionista, no município vizinho de Criciúma, para um dia de formação a partir do “Agir Socioeducativo Rogacionista” com a assessoria de Jean Álvares. Foi uma experiência de partilha do Carisma e de maior comunhão entre nossa equipe pedagógica e a de nossos coirmãos Rogacionistas, com a presença do diretor, Padre Maike.

Ao iniciarmos “mais um ano letivo vemos a oportunidade de recomeçar e fazer o melhor. Que sejam dias abençoados por Deus e guiados pelo doce amor de Santo Anibal Maria Di Francia… Vamos juntos fazer a diferença na vida dos alunos do Colégio Cristo Rei.”

Equipe de Coordenação

ccr-semana-pedagogica-fev (1) ccr-semana-pedagogica-fev (2)

 

Compartilhe:

No último dia 09 de fevereiro, as Irmãs M. Bernadete Jonas da Silva e M. Alzeni Borba, juntamente com alguns membros da Pastoral Vocacional da Paróquia São Donato, se dirigiram até o município de Caravágio, a fim de acolher os cinco novos seminaristas para iniciarem a caminhada do Propedêutico, no Seminário Menor Diocesano, nessa cidade.

Estavam também presentes, diversos grupos paroquiais da PV, de origem da cidade dos jovens vocacionados, quando estes chegaram acompanhados de seus pais e outros familiares. Após a partilha do lanche, doado pelos grupos de Pastoral Vocacional e as “boas vindas”, Padre Gilson, formador desta etapa, convidou para conhecer as dependências que serão usadas pelos novos seminaristas. Em seguida celebrou a Eucaristia com todos os presentes.

Nos despedimos dos jovens, desejando boa caminhada e prometendo nossas orações. Que o Senhor da Messe abençoe esses jovens em seu caminho de discernimento vocacional e continue chamando tantos outros a se colocarem a serviço do Reino de Deus.

Ir. M. Alzeni Borba

ccr-novos-seminaristas-fev (1) ccr-novos-seminaristas-fev (2)

 

Compartilhe:

Início do Ano Letivo 2020 do CCR

abril 4th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Em um clima de muita alegria teve início o ano letivo 2020 no Colégio Cristo Rei (CCR), em Içara-SC, no dia 10 de fevereiro. A volta às aulas é pura alegria e emoção no Colégio Cristo Rei. Reencontrar os amigos, rever os professores, fazer novas amizades, tudo é motivo para celebrar. Os alunos dos períodos matutino e vespertino foram recebidos por toda a equipe pedagógica CCR com muito carinho, painéis com mensagens acolhedoras, balões e super heróis na entrada do Colégio.

No início das aulas, em cada Turno, houve o encontro com todos no auditório, para a apresentação da nova diretora, Irmã Eliane, da Ir. Alzeni que chegou na Comunidade e ajudará no Colégio, das coordenadoras e professores deste ano. Alguns pais dos pequenos também participaram do encontro no Turno da tarde. Após o momento da oração de gratidão e pedindo por nosso Colégio e as famílias de todos, cada Turma se dirigiu para sua sala com sua professora.

Durante o recreio todos saborearam o delicioso picolé e os adolescentes da manhã assistiram a uma apresentação do grupo cultural de Capoeira. Assim, com o objetivo de oferecermos uma educação de qualidade e de contribuir na formação do ser humano integral, nesta Unidade com o instrumento didático do material Anglo, e com a missão de educar com amor e zelo a partir do Evangelho e do Projeto Redize deste ano cujo Tema é “Vida: Dom e Compromisso” e o Lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, louvamos e bendizemos a Deus por nossa missão educativa. Confiando em Sua presença, Lhe suplicamos que nos ajude a ser bons instrumentos do Seu amor e zelo por esta Messe.

Agora, é entrar na rotina e curtir cada momento intensamente. E que 2020 seja um ano de muitas conquistas e aprendizados!

Ir. M. Eliane Espindola Maciel

ccr-inicio-do-ano-letivo-fev (1)

ccr-inicio-do-ano-letivo-fev (2)

ccr-volta-aula-jan-fev (8) ccr-volta-aula-jan-fev (9) ccr-volta-aula-jan-fev (7) ccr-volta-aula-jan-fev (4) ccr-volta-aula-jan-fev (3) ccr-volta-aula-jan-fev (1) ccr-inicio-do-ano-letivo-fev (4) ccr-inicio-do-ano-letivo-fev (3)

 

Compartilhe:

Manhã de Oração – Brasília

abril 4th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Na manhã do dia 15 de fevereiro de 2020, de 8h às 12h, no noviciado Rogacionista São Estanislau, Brasília, aconteceu o 1º retiro das Filhas do Divino Zelo, Padres e Noviços Rogacionistas e Missionárias Rogacionista desta região.

Com a oração das laudes, Padre Juarez motivou os participantes a colocarem-se na presença de Deus, compartilhando a recordação da vida, depositando, assim, o que cada um trazia no coração como propósito. Em seguida, houve um tempo de deserto, com a sugestão de alguns números da Exortação Apostólica pós-sinodal Vita Consecrata, para o tempo de deserto.

Às 11h, o grupo reuniu-se para a partilha da oração, onde cada pessoa, espontaneamente, por meio de reflexão ou preces, dividiu com os irmãos sua experiência de Deus.
Após a partilha, encaminhou-se para a capela, onde se concluiu a manhã com a santa Missa e um delicioso almoço fraterno.

Ir. M. Érica Bitencourt Pereira

bras-oracao-da-manha-fev (1) bras-oracao-da-manha-fev (2) bras-oracao-da-manha-fev (3)

 

Compartilhe:

O carnaval é uma das festas mais expressivas e ricas em características. Porém, não é incomum que haja distorção de alguns dos seus elementos históricos e representativos, por ser conhecida a partir de fragmentos exibidos nos meios de comunicação e por meio do imaginário popular. Entretanto, é necessário ressaltar que os principais símbolos do carnaval são manifestações autênticas da cultura popular, por isso, é tão importante conhecer suas raízes, influências e evolução. Ainda, abordar com os estudantes a relação histórica do festejo com a Quaresma. Temas que foram abordados em sala de aula na proposta de agregarmos conhecimentos.

Entre as dez competências gerais da BNCC, destaca-se para esse trabalho, a ampliação do senso estético e repertório cultural, que especifica em “valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.” A nossa proposta é que, a criança crie relações de identificação com os saberes e as vivências.

Nessa proposta, o nosso baile de carnaval, aconteceu no dia 21 de fevereiro, as turmas trabalharam toda a ornamentação, o nosso hall de entrada foi transformado em uma galeria de exposição com as cores que elas pintaram, junto às marchinhas de carnaval e o colorido das fantasias, a animação foi garantida entre as turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A Educação Infantil participou de um território de aprendizagem com cantinhos preparados para a exploração de cores e texturas, que foram propositalmente preparados para estimular a curiosidade, propiciando uma experiência cheia de descobertas, percepções e sensações. As fantasias deram um colorido especial a nossa tarde carnavalesca que, foi pura diversão. As famílias, por sua vez, colaboraram com o lanche coletivo, em modelo de piquenique e, ao chegarem para buscar as crianças, puderam também participar deste momento de socialização.

Tatiana Flores – coordenadora pedagógica

bras-carnaval-fev (1) bras-carnaval-fev (2) bras-carnaval-fev (3) bras-carnaval-fev (4) bras-carnaval-fev (5)

 

Compartilhe:

Curtindo o carnaval do Abrigo

abril 4th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Estou no Abrigo dos Idosos há dois anos, vim de Barra Mansa/RJ. Jamais pensei que aqui houvesse brincadeiras de carnaval no Abrigo. No dia 24 de fevereiro, dia de carnaval para os Idosos, qual não foi minha surpresa ao ver as Irmãs vestindo os Idosos com fantasias e roupas típicas, para os homens fantasias com roupas de mulher, ou então com fantasias lindas com muito brilho e bordados.

Eu fui a porta-bandeira, puxando o cordão dos Idosos, com uma bandeira feita com cabo de vassoura, enrolada com fita branca e na ponta tinha uma flor branca grande. Brinquei para valer. Foi a primeira vez, pois o ano passado fui pra minha família.

Foi ótimo, cantei a música “Bandeira Branca Amor. Eu peço paz pela saudade que me invade, eu peço paz”… É um pedaço da música. Deus abençoe estas Imãs que só vivem para ajudar e dar alegria aos Idosos, até no carnaval. Agradeço de coração em nome de todos os Idosos que se divertiram.

Maria Alice Franco Fonseca Ramos – Idosa

abrig-curtindo-carnaval-fev (1) abrig-curtindo-carnaval-fev (2)

 

Compartilhe: