A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido pelo Bispo ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Impossibilitados dessa forma de celebração, cada comunidade buscou formas alternativas de celebrar esta festa e prestar o devido culto e adoração a Jesus Sacramentado.
Em nossa comunidade, antes de participarmos da celebração eucarística através da TV Aparecida, nos reunimos na capela para fazer o translado de Jesus Sacramentado até o local onde participamos da Santa Missa e recebemos a Comunhão. Fizemos a procissão pela área externa da casa pedindo a benção sobre cada uma de nós e sobre a nossa casa.
Na paróquia, após a celebração da missa que foi transmitida pelas redes sociais, os padres fizeram uma carreata com Jesus Eucarístico por algumas ruas do bairro, e tivemos a graça de acompanhar a passagem do Santíssimo em nossa rua, na porta de nossa casa, também nos abençoando e abençoando a nossa cidade.
Ir. Maria Neves de Sousa