O Arraial da colheita ocorreu entre os dias 21 e 24 de julho e contou com a participação dos alunos do maternal I ao 5º ano, dos seus familiares e professoras. Devido ao momento atípico que estamos vivendo, o arraial da Escola Madre Nazarena Majone ocorreu de forma virtual. Mas, nem por isso, foi menos animado, ao contrário, as famílias prepararam a decoração da casa, puseram a mesa com pratos de quitutes e guloseimas tradicionais (como: bolos de milho, doces de amendoim, etc.). E se vestiram com belos trajes, coloridos e típicos.

Assim, a live começou muito animada, com as crianças apresentando a decoração da sua casa e muito ansiosas pelas brincadeiras. O Arraial teve muitas brincadeiras, tais como a brincadeira de dançar equilibrando a bolinha e jogar a bola no alvo. Tivemos a tradicional quadrilha julhina que foi muito divertida. Em seguida, o momento do lanche, em que todos puderam degustar de seus deliciosos quitutes. Tivemos também, os recadinhos do coração, em que cada um pode expor seus sentimentos. As crianças falaram sobre a saudade da escola, dos seus amigos e professoras.

As professoras agradeceram a participação das crianças e a parceria das famílias. E os familiares agradeceram ao empenho da escola, das professoras na construção deste arraial que foi único.

Ao final, foi dito sobre a campanha solidária (gesto concreto do arraial da colheita). Para ajudar os idosos do abrigo Cristo Redentor (com fraldas geriátricas, meias, cremes para pele e produtos de higiene pessoal).

Despedimos-nos, com muita gratidão, alegria e promessas de mais momentos juntos e conectados.

Professora Leila Soares da Costa

mnm-arraial-julho (1)mnm-arraial-julho (6)mnm-arraial-julho (7)mnm-arraial-julho (8)mnm-arraial-julho (9)

Compartilhe:

Nossa Senhora Menina – CSA

setembro 22nd, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 08 de setembro celebramos o nascimento de Maria, Natividade de Nossa Senhora, Mãe do Salvador Jesus Cristo.

Joaquim e Ana não podiam ter filhos, até que em meio a lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus. O nascimento da Maria é razão de júbilo. A Festa da “Menininha Maria” é uma das mais queridas de Santo Aníbal. No processo para sua canonização, uma testemunha depôs: “Ele amou muito Nossa Senhora, especialmente a Imaculada e Maria Menina. Escreveu muitas poesias e cânticos, que ele mesmo cantava conosco, com os braços erguidos. A Menina, então, era a poesia do seu coração”.

Nossa Senhora quis dar-lhe um agrado, confortando-o em sua última doença, aparecendo-lhe, nas feições de uma menina, um dia antes de sua morte.

Gisele Ibrahim

csa-nsra-menina-setembro (1) csa-nsra-menina-setembro (2) csa-nsra-menina-setembro (3) csa-nsra-menina-setembro (4) csa-nsra-menina-setembro (5) csa-nsra-menina-setembro (6) csa-nsra-menina-setembro (7) csa-nsra-menina-setembro (8) csa-nsra-menina-setembro (9)

 

 

Compartilhe:

Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio concluíram o 2° bimestre com chave de ouro, no que se refere ao projeto de Orientação Vocacional e Profissional, que vem sendo desenvolvido desde o mês de junho do decorrente ano.

Além dos já divulgados, os alunos receberam também, os seguintes profissionais: Cinthia Mancini, de odontologia; Ricardo Bandeira, de engenharia civil, acompanhado por Arthur Almeida, ex-aluno do CSA, cuja presença encheu-nos de orgulho; Talita Tavares, de farmácia; Clarissa Hoskene, de arquitetura e fechando o mês, a engenheira química Mariana Dias, que, atualmente, encontra-se na França.

Os alunos e a equipe agradecem a participação de todos esses profissionais que abrilhantaram algumas manhãs e tardes on-line do CSA.

“Precisamos ter coragem e fé para alcançarmos nossos objetivos e para isso temos que ler a Bíblia.” (Ricardo Bandeira).
“Gratificante devolver o sorriso ao paciente. O sorriso salva uma vida!” (Cinthia Mancini).

Equipe de Orientação

csa-palestra-3em-agosto (1) csa-palestra-3em-agosto (2) csa-palestra-3em-agosto (3) csa-palestra-3em-agosto (5)

 

Compartilhe:

csa-mvoc-EM-cham-sant-agosto (1) csa-mvoc-EM-cham-sant-agosto (2) csa-mvoc-EM-cham-sant-agosto (3) csa-mvoc-EM-cham-sant-agosto (4) csa-mvoc-EM-cham-sant-agosto (5) csa-mvoc-EM-cham-sant-agosto (6) csa-mvoc-EM-cham-sant-agosto (7)«ALEGRAI-VOS E EXULTAI» (Mt 5, 12), diz Jesus a quantos são perseguidos ou humilhados por causa d’Ele. O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos criados. Quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa. Com efeito, a chamada à santidade está patente, de várias maneiras, desde as primeiras páginas da Bíblia; a Abraão, o Senhor propô-la nestes termos: «anda na minha presença e sê perfeito» (Gn 17, 1).”(Papa Francisco)

Inspirados na “EXORTAÇÃO APOSTÓLICA GAUDETE ET EXULTATE” do Santo Padre Francisco, sobre o chamado à santidade no mundo atual, nos sentimos chamados a trabalhar a temática do Mês Vocacional (Ministérios Ordenados; Pais e Mães de família; Vida Consagrada; Leigos e Leigas), à partir do exemplo da vida de santos e santas de todos os tempos.

Amparados pelo Projeto CSA/2020: VIDA, DOM E COMPROMISSO e pelo tema do Mês Vocacional/2020: “Amados e chamados por Deus” e o lema: “És precioso aos meus olhos. Eu te amo” e principalmente pelo nosso carisma, o ROGATE, animamos as nossas turmas de EF II e do Ensino Médio, a escolherem modelos de santidade a serem apresentados durante o mês. Foi um trabalho organizado pela escola, através do Ensino Religioso e realizado pelos alunos.

Cada turma se dividiu em cinco grupos:
*Santos Presbíteros,
*Santos Pais e Mães de família,
*Santos Religiosos e Religiosas,
*Santos Jovens e Santos Mártires.

A apresentação do Seminário foi online, pelo App Zoom e contou com a participação e contribuição das Orientadoras (Educacional e Pedagógica), das famílias, da Diretora Pedagógica e da Diretora Geral, Ir. Gislene.

Prof. Luciana

Compartilhe:

As turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, durante o mês de agosto, mês vocacional, estiveram envolvidas na apresentação do Seminário Vocacional online.

Cada turma se dividiu em cinco grupos e cada grupo escolheu um santo que viveu plenamente sua vocação, seu chamado, no seu estado de vida. Seguimos a dinâmica do mês vocacional, celebrado há 40 anos pela Igreja do Brasil. Na primeira semana, o grupo 1 de cada turma escolheu um santo presbítero; na segunda semana, o grupo 2 de cada turma escolheu um santo pai ou mãe de família; na terceira semana, um santo religioso ou religiosa ficou a cargo do grupo 3 de cada turma; na quarta semana, dois grupos se apresentam, 4 e 5, trazendo os santos jovens e santos mártires.

Cada grupo fez sua apresentação utilizando vídeos, slides e outros recursos tecnológicos, além das colocações de cada membro do grupo. Depois motivamos a partilha com toda a turma, procurando trazer para nosso dia a dia as virtudes e exemplos deixados pelos santos e santas, de ontem e de hoje! Contamos com a valiosa participação das Irmãs e OE e OP, ressaltando valores e virtudes.

Encerramos com a tradicional Mesa Redonda Vocacional e com a Adoração Eucarística, online.

Rezemos e trabalhemos pelas vocações

“Enviai, Senhor, Apóstolos Santos à Vossa Igreja!”

 

Gisele e Luciana

02-Mes Vocacional-Sem Santidade (1) 02-Mes Vocacional-Sem Santidade (2) 02-Mes Vocacional-Sem Santidade (3) 02-Mes Vocacional-Sem Santidade (4)

 

 

Compartilhe:

Encerrando o mês vocacional, as turminhas dos 2º, 3º e 5º anos, tiveram um bate-papo muito esclarecedor com pessoas atuante na Igreja e que buscam viver a sua vocação: as catequistas Ludmila Pádua e Marcia Fernanda.

As crianças expuseram suas dúvidas e curiosidades e elas responderam com atenção e carinho, falando sobre o trabalho Pastoral na Igreja. Agradecemos a visita e parabenizamos pela linda iniciativa e participação de todos.

Márcia Fernanda

csa-mvoc-cateq-agosto (1) csa-mvoc-cateq-agosto (2) csa-mvoc-cateq-agosto (3) csa-mvoc-cateq-agosto (4) csa-mvoc-cateq-agosto (5)

Compartilhe:

“Potinho da Gratidão” – CSA

setembro 22nd, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Com o Objetivo de despertar nos alunos a sensibilidade e o valor da gratidão trabalhamos o tema em sala de aula com textos, conversas e também de forma lúdica e criativa.

“A oração é um impulso do coração,
um simples olhar para o céu,
um grito de amor e gratidão
na provação e na alegria;
é algo enorme e divino
que dilata o nosso íntimo
e une a Jesus”.
(Santa Teresinha).

Após a video-aula de Ensino Religioso com o tema “gratidão” foi propôs a cada um a confecção do “Potinho da Gratidão” para registrarem todas as coisas boas que Deus nos proporciona diariamente e agradecer em oração!

Márcia Fernanda

csa-pote-gratidao-agosto (1) csa-pote-gratidao-agosto (2) csa-pote-gratidao-agosto (3)

 

Compartilhe:

Deus é quem nos chama. O chamado de Deus é para uma missão em prol da libertação e salvação do outro. Deus não impõe nada a nenhum de seus filhos ou filhas, mas propõe na liberdade. Assim sendo, a vocação é uma opção e exige a nossa resposta, por isso, precisamos estar atentos, de coração aberto ao diálogo com Deus e com o Mundo. A convivência com a Palavra de Deus é de grande valia para a descoberta vocacional, pois nos dá sabedoria e capacidade de decisão e de aceitação da proposta que Deus tem e confia a cada um. Cada vocação que é um convite de Deus nasce e se desenvolve no seio da Família. Ela é a base de toda a Vocação.

Durante o mês de agosto, cada domingo é dedicado para a reflexão e celebração de uma vocação:

1ª SEMANA – VOCAÇÃO SACERDOTAL
A vocação para ser Sacerdote é um chamado de Cristo para estar entregue ao próximo, a serviço do povo de Deus. É Ele quem escolhe os vocacionados e que os envia em missão. Em nome de Deus, o Sacerdote se coloca a serviço da comunidade cristã, na missão de acolher, perdoar, unir e motivar a vivência da fé. O Papa Francisco define a vocação sacerdotal da seguinte maneira: “ser sacerdote significa arriscar a vida pelo Senhor e pelos irmãos, carregando na própria carne as alegrias e angústias do povo, dedicando tempo e escuta para curar as feridas dos outros, oferecendo a todos a ternura do Pai”.  Na primeira semana de agosto, toda dedicada à Vocação Sacerdotal, as turmas da Educação Infantil do Colégio Santo Antônio, entrevistaram o Padre Fábio de Freitas e conheceram um pouco mais sobre essa linda vocação e como retribuição prepararam-lhe lindas homenagens com desenhos e vídeos com mensagens de familiares em agradecimento às suas mensagens e homilias diárias. Juntos, nas aulas on-line rezamos pela missão de todos os sacerdotes, pedindo a Deus que envie mais operários à messe.

2ª SEMANA – VOCAÇÃO FAMILIAR
No segundo domingo de agosto a Igreja propõe a reflexão acerca da importância da família. Por isso, durante a semana, os alunos da Educação Infantil puderam refletir sobre o valor da família, tendo como centro a família de Nazaré e pontuaram o que é necessário para uma família ser feliz! Nas aulas on-line, os alunos e seus familiares participaram juntos da Oração da Família e como agradecimento foi preparado um mural com as fotos de cada família.

3º SEMANA – VOCAÇÃO RELIGIOSA CONSAGRADA
No terceiro domingo do mês vocacional a Igreja lembra os Religiosos. Homens e mulheres que consagram suas vidas a Deus e ao próximo. Durante essa semana, os alunos da Educação Infantil, acolheram com alegria nas aulas on-line, as Irmãs do Colégio Santo Antônio e juntamente com a professora de música, Suzane, prepararam uma agradável homenagem com músicas e cartazes, finalizando com uma agradável tarde de Oração do Santo Anjo e uma Ave-Maria em agradecimento pela presença e a vocação das Irmãs do Colégio Santo Antônio.

4º SEMANA – VOCAÇÃO LEIGA – DIA DO CATEQUISTA
As turmas da Educação Infantil puderam conhecer e aprender sobre a vocação dos Catequistas por meio de vídeos e slides, que proporcionaram algumas informações importantes sobre essa linda vocação. Ficou bem claro para cada um que, ser catequista é ter uma nobre missão, pois estes representam Jesus em nosso meio e ensinam às crianças, o amor às coisas de Deus e da Igreja. Ficaram sabendo também que no nosso colégio temos uma catequista que é a nossa querida Neide, Secretária do Colégio que, com sua doçura e comprometimento com a palavra de Jesus consegue passar em seus ensinamentos sobre o amor que vem de Cristo. Com muito carinho, prepararam uma linda homenagem com fotos e mensagens a ela. Que a Virgem Maria, abençoe a todos!

“Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós e concedei-nos numerosas e Santas vocações.”

Enviai, Senhor, Apóstolo e Santos a Vossa Igreja.

Maria Flávia

csa-mvoc-educ-inf-agosto (1) csa-mvoc-educ-inf-agosto (2) csa-mvoc-educ-inf-agosto (3) csa-mvoc-educ-inf-agosto (4) csa-mvoc-educ-inf-agosto (5) csa-mvoc-educ-inf-agosto (6) csa-mvoc-educ-inf-agosto (7) csa-mvoc-educ-inf-agosto (8) csa-mvoc-educ-inf-agosto (9) csa-mvoc-educ-inf-agosto (10) csa-mvoc-educ-inf-agosto (11) csa-mvoc-educ-inf-agosto (12) csa-mvoc-educ-inf-agosto (13) csa-mvoc-educ-inf-agosto (14) csa-mvoc-educ-inf-agosto (15) csa-mvoc-educ-inf-agosto (16) csa-mvoc-educ-inf-agosto (17) csa-mvoc-educ-inf-agosto (18) csa-mvoc-educ-inf-agosto (19) csa-mvoc-educ-inf-agosto (20) csa-mvoc-educ-inf-agosto (21) csa-mvoc-educ-inf-agosto (22) csa-mvoc-educ-inf-agosto (23) csa-mvoc-educ-inf-agosto (24) csa-mvoc-educ-inf-agosto (25)

Compartilhe:

Mês das Vocações – 5º Ano – CSA

setembro 21st, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

O mês de agosto é dedicado às diversas vocações e, os alunos do 5º ano da professora Gilséia, trabalharam a data com bastante entusiasmo. Antecedendo às atividades selecionamos entre os alunos, uma pergunta sobre a Vida de um sacerdote. As perguntas foram enviadas ao Padre Fábio de Freitas, que as respondeu com muito carinho. Solicitamos ainda aos alunos, que enviassem fotografias das suas famílias.

1ª semana: VOCAÇÃO SACERDOTAL
Durante a semana da Vocação Sacerdotal, as perguntas enviadas foram respondidas, através de vídeos, pelo Padre Fábio de Freitas e apresentadas diariamente. A cada aula assistíamos a um dos vídeos e comentávamos sobre esta Vocação Sacerdotal. Nas aulas de Ensino Religioso trabalhamos sobre a vida de três Padres que alcançaram a santidade: São João Maria Vianey, São Pio de Pietrelcina e São Caetano. Foram muitas descobertas e ensinamentos partilhados.

2ª semana: VOCAÇÃO FAMILIAR.
Nessa semana, trabalhamos sobre a Vocação Familiar, através de um texto explicativo sobre as diversas vocações. Este texto foi montado, fazendo uma fusão dos textos sobre a semana, dispostos no blog “Catequizar com Jesus”. Enfatizamos sobre a importância da santidade nas famílias, tendo como exemplos a Família de Nazaré e de Santa Mônica. Dialogamos sobre as virtudes que nos levam à santidade e, para terminar o projeto, montamos um vídeo com fotos das famílias dos alunos e foi montado também, com as fotos, um lindo painel.  Como antecipação da Vocação Consagrada, foi solicitado aos alunos um vídeo oracional sobre a Vida Consagrada, para homenagear as Irmãs.

3ª semana: VOCAÇÃO CONSAGRADA.
Nesta terceira semana, trabalhamos a complementação do texto da semana anterior, muito rico sobre as vocações e fizemos diversas atividades, adaptadas do blog “Catequizar com Jesus”, e conversamos sobre os Religiosos e a Santificação. A cada dia foi enviado para as Irmãs, um vídeo homenageando-as sobre a vocação por elas escolhida.

4ª semana: VOCAÇÃO LEIGA – CATEQUISTAS
Para encerrar o mês vocacional, convidamos a catequista Ludmila para conversar com as crianças sobre a possibilidade das crianças se tornarem leigas atuantes, na idade em que estão. Ela cativou-os muito. Alguns alunos manifestaram já participarem de atividades na igreja. Encerrando as atividades, assistimos um vídeo sobre a vida de Santo Agostinho, reforçando o trabalho realizado na 2ª semana.

Durante esse mês, trabalhamos ainda o tema: “Mulheres que fizeram e fazem histórias”, dando ênfase para Maria, Mãe Santíssima e Santa Dulce dos Pobres, como exemplos de grandes mulheres que fizeram história e representaram um marco fundamental para a humanidade.

Gilséia

csa-mvoc-5anoa-b-agosto (1) csa-mvoc-5anoa-b-agosto (1) csa-mvoc-5anoa-b-agosto (2) csa-mvoc-5anoa-b-agosto (3) csa-mvoc-5anoa-b-agosto (4) csa-mvoc-5anoa-b-agosto (5) csa-mvoc-5anoa-b-agosto (6)

Compartilhe:

Irmã Dulce – 4º Ano – CSA

setembro 21st, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

“Tudo o que acontece no universo tem uma razão de ser, um objetivo. Nós como seres humanos, temos uma só lição na vida: seguir em frente e ter a certeza de que apesar de às vezes estar no escuro, o sol vai voltar a brilhar. Ame simplesmente, porque nada nem ninguém podem acabar com um amor sem explicação!” (Irmã Dulce).

Santa Dulce, rogai por nós!

Karina Mancini

csa-mvoc-4ano-dulce-agosto (6) csa-mvoc-4ano-dulce-agosto (7) csa-mvoc-4ano-dulce-agosto (5) csa-mvoc-4ano-dulce-agosto (4) csa-mvoc-4ano-dulce-agosto (3) csa-mvoc-4ano-dulce-agosto (2) csa-mvoc-4ano-dulce-agosto (1)

Compartilhe: