Dia da Criança – MPC

outubro 29th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 14 de outubro, as crianças acompanhadas de adultos, vieram até a Obra Social buscar uma lembrancinha pela comemoração do Dia da Criança: Uma mochila com estojo escolar. Este kit foi arrecado na campanha feita no início do ano, pelos alunos do 1º seguimento do Ensino Fundamental do Colégio Santo Antônio. Foi preparado ainda, um kit com doces e salgadinhos, cachorro quente e refrigerante e também uma máscara para o uso na prevenção da Covid-19.

O ano está caminhando para sua conclusão e, olhando o que temos feito num tempo de tantas restrições, nos sentimos agradecidas por termos nos reinventado no modo de manter ativos os projetos essenciais de nossa Obra Social.

Ir. Maria Aparecida Pereira da Silva
Ir. Maria Juçara dos Santos

mad-palm-dia-crianca-outub (1) mad-palm-dia-crianca-outub (2) mad-palm-dia-crianca-outub (3) mad-palm-dia-crianca-outub (4) mad-palm-dia-crianca-outub (5)

 

Compartilhe:

Encontro do Setor Rogate

outubro 29th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No dia 16 de outubro, as Animadoras Vocacionais da Província Nossa Senhora do Rogate, se reuniram para um tempo de reflexão, avaliação e projeção.

Foi um momento breve, porém rico em partilhas e revigoramento para a missão assumida. Inicialmente, foram apresentados pequenos extratos da assessoria de Frei Valdecir abordando o tema “Oração e Vocação”. Após a escuta, cada Irmã pode fazer sua partilha acerca do que fora exposto. Deste momento, cada uma recolheu o que de mais forte tocou seu coração para ação de graças ao Senhor por todo o bem recebido e de súplica para o fortalecimento na continuidade da missão.

Na sequência realizou-se a avaliação do mês vocacional. Cada uma expôs suas considerações e no somatório das partilhas, conclui-se que, mesmo em meio a pandemia, fora um mês rico em iniciativas espirituais e pastorais em todas as nossas casas e obras, fazendo com que o mês de agosto de 2020, fique marcado como uma referência para os planejamentos vindouros.

Por fim, tomou-se como objetivo planejar as próximas atividades do setor: encontro vocacional FDZ e encontro nacional da União de Oração pelas Vocações. Para ambos foram definidas as datas, sendo, respectivamente, 31/10 e 06/12/2020. Foram constituídas duas pequenas comissões para a organização dos encontros e todas terão a responsabilidade de trabalhar na divulgação e execução do planejado.

Deus seja louvado pela vida e vocação de cada Animadora Vocacional FDZ e por todo o bem que cada uma realiza nas instâncias de atuação. Que a Virgem Imaculada forme a cada uma em seu Imaculado Coração, para que possam viver com crescente Amor e Zelo a missão recebida.

Ir. M. Gislene Danielski

WhatsApp Image 2020-10-25 at 16.38.37 (1) WhatsApp Image 2020-10-25 at 16.38.38 (4)

 

 

Compartilhe:

Semana do Idoso – ASVP

outubro 29th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Iniciamos a semana do Idoso, no dia 01 de Outubro com a Celebração da Eucaristia pelo Padre Juvenal com toda a sua animação e devoção.

No decorrer da semana, aconteceram várias atividades com muitas dinâmicas e animação, conduzidas pela assistente Social Daniele e pelo fisioterapeuta Gabriel e também, alguns benfeitores que cada dia, ofereceram lanches festivos, como: Salgadinhos, bolos e refrigerantes.

Os Idosos ficaram muito felizes com a generosidade de tantos, mesmo neste tempo de Pandemia. Já fechando a semana do Idoso, Padre Juvenal veio mais uma vez no domingo, celebrar a Eucaristia para todos e aproveitou para dar a Unção dos Enfermos para os Idosos. Neste dia, alguns funcionários doaram o lanche para os Idosos, com refrigerantes, bolo e salgados. Agradecemos a Deus por tantas generosidades também da parte dos funcionários.

Irmã Albertina Figueira

abrig-seman-idoso-outubro (1) abrig-seman-idoso-outubro (2) abrig-seman-idoso-outubro (3) abrig-seman-idoso-outubro (4) abrig-seman-idoso-outubro (5) abrig-seman-idoso-outubro (6) abrig-seman-idoso-outubro (7) abrig-seman-idoso-outubro (8) abrig-seman-idoso-outubro (9) abrig-seman-idoso-outubro (10) abrig-seman-idoso-outubro (11) abrig-seman-idoso-outubro (12) abrig-seman-idoso-outubro (13) abrig-seman-idoso-outubro (14) abrig-seman-idoso-outubro (15) abrig-seman-idoso-outubro (16)

 

Compartilhe:

Aniversário de Ir. M. Inez – ASV

outubro 29th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Com a presença da Madre Maria Marques, Ir. Carolina e Ir. Nair, nossa comunidade vivenciou por alguns dias o intenso louvor, Gratidão e ação de graças a Deus pela Vida gerada no coração das coirmãs pela escuta, partilha e, sobretudo, pela acolhida amorosa a cada uma.

Muito especial também, foi celebrar meus 74 anos de Vida. O louvor aconteceu durante os dias que antecederam o aniversário, tendo como ápice a celebração Eucarística. Toda a comunidade celebrou este momento, expressando com ternura e Zelo a alegria pela Vida, com orações, presentes, a partilha de um delicioso bolo e muitas foram as alegres mensagens recebidas de coirmãs e familiares.

Deus seja louvado por tudo e que Maria abençoe e proteja a cada um que tornou esta dada mais festiva. Bênçãos de Deus para todas.

Irmã Inez Dagostin

abrig-niver-ines-outubro (1) abrig-niver-ines-outubro (2) abrig-niver-ines-outubro (3) abrig-niver-ines-outubro (4)

Compartilhe:

No dia dezoito de julho, um dia festivo, em que serão revelados os ganhadores dos prêmios de R$15.000,00 (quinze mil reais) para o primeiro prêmio e do segundo até ao quarto lugar, os prêmios foram de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) cada. Os ganhadores ficaram muito felizes com o prêmio em dinheiro. Muito nos alegrou, pois todos os premiados foram de nossa Comunidade. Foi um momento de grande alegria e descontração. Todos estavam felizes, pois viam a Missão se concretizando, fruto do trabalho, esforço, dedicação e doação de todos. Os festeiros ainda almejavam mais, comentando sobre a realização de um leilão para atingir o saldo devido para os gastos do Lar Santo Antônio.

Após a premiação, as Irmãs ofereceram um jantar a todos, como agradecimento por todo serviço prestado às nossas Crianças. Na alegria e com todos os cuidados pedidos pelo Ministério Saúde, tais como: distanciamento, álcool em gel e máscaras por causa da pandemia. E assim, no amor fraterno, saboreamos um gostoso jantar, tendo com sobremesa um delicioso pudim. Tudo regado ao sabor do vinho Pérgola.

Todos agradeceram a gentileza das Irmãs e se prontificaram dizendo: “Podem sempre contar conosco!” Em todo esse contexto de alegria de preocupação, a Evangelização e o serviço aos mais necessitados vão acontecendo. Toda a celebração foi permeada por momentos de orações e de Fé que tanto bem faz ao nosso Ser e traz bênçãos, paz e confiança em Deus. Louvado seja Deus por tudo!

Irmã Maria dos Anjos Siqueira

alpin-confrater-julho (1) alpin-confrater-julho (2) alpin-confrater-julho (3) alpin-confrater-julho (4) alpin-confrater-julho (5) alpin-confrater-julho (6)

Compartilhe:

Em tempo de Pandemia, a Instituição São Vicente de Paulo está realizando capacitação para os seus funcionários. Essas reuniões acontecem uma vez ao mês onde são feitas orientações sobre a prevenção contra o Covid-19 e trabalhado sobre a Humanização dentro do Abrigo e para com cada Idoso.

Essas informações acontecem através de vídeos, palestras e dinâmicas sobre, como tratar o Idoso neste tempo e também sobre o distanciamento da família, que sempre é muito importante.

Neste tempo, tudo mudou e é preciso muita criatividade na orientação das formas de prevenção de contágios e principalmente na forma de agir dentro da Instituição, com os moradores e entre profissionais e visitantes.

Com os idosos, apesar de estar suspensas as visitas, tornou-se indispensável intensificar o cuidado na identificação dos sinais vitais, na atenção aos sintomas febris e outros monitoramentos necessários, trabalho este que é feito todos os dias, garantindo o bem estar de cada indivíduo envolvido nesta missão, seja o idosos, funcionários, médicos e Irmãs.

Que São Vicente de Paulo e Santo Aníbal Maria abençoe a nossa vida, nossa missão e cada um de nossos idosos.

Daniele Cesar de Oliveira

abrig-capacitacao (1) abrig-capacitacao (2)

Compartilhe:

Concurso da Primavera – MPC

outubro 19th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No início de setembro foi lançado o Concurso da Primavera para as crianças da nossa Obra Social. Cada criança se preparou com o look especial e postou no grupo das famílias a sua foto.

Uma equipe de jurados escolheu as melhores fotos e elegeu a Garota e o Garoto Primavera, Garota e Garoto Simpatia, Garota e Garoto Mutirão e garotos Capricho.  Os escolhidos foram premiados com uma faixa e a muda de uma plantinha para ser cultivada, pois, “em cada planta e em cada flor, em cada detalhe da natureza vejo um grande Deus Criador, um Poeta que ama a beleza”.

Ir. Maria Aparecida Pereira da Silva
Ir. Maria Juçara dos Santos

mad-palmira-conc-primav-setemb (1) mad-palmira-conc-primav-setemb (2) mad-palmira-conc-primav-setemb (3)

Compartilhe:

Abrindo caminhos – MPC

outubro 19th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

No início de setembro foi entregue para cada criança do Projeto “Abrindo Caminhos”, uma sacola com três livros de histórias infantis. As crianças, após lerem os livros, divulgaram no grupo do WhatsApp das famílias, uma interpretação sobre um dos livros e entregaram a ficha de leitura sobre um 2º livro. O objetivo desse projeto foi proporcionar às crianças o desenvolvimento do gosto e interesse pela leitura, a realização de atividades que possam ajudar no desenvolvimento intelectual e no processo de aprendizagem, além da partilha e interação com os demais colegas e familiares.

Ir. Maria Aparecida Pereira da Silva
Ir. Maria Juçara dos Santos

mad-palm-abrin-caminhos-setemb (1) mad-palm-abrin-caminhos-setemb (2) mad-palm-abrin-caminhos-setemb (3)

 

Compartilhe:

Adoração Eucarística – MPC

outubro 19th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

A Adoração Eucarística mensal, que até então contava com a participação de várias pessoas da Comunidade Santa Bárbara, durante a pandemia foi assumida somente pelas duas Irmãs da casa e, para atingir um número maior de pessoas, a celebração de encerramento passou a ser transmitida pelo Facebook e com a adesão de várias pessoas que se união a nós para este momento de oração e adoração.

Grande desafio para as Irmãs é conseguir recursos para a manutenção da casa e da comunidade. Decidiu-se portanto, junto à equipe de voluntárias, que o bazar que vinha sendo realizado uma vez por mês, acontecesse todos os sábados. Tudo foi organizado e divulgado nas redes sociais, e deu muito certo.

Assim vamos caminhando e, a cada dia que passa, o Senhor vai nos suscitando as maneiras adequadas para viver e conviver na nova realidade a que o mundo inteiro está sendo desafiado a se adaptar.

Ir. Maria Juçara dos Santos

mad-palm-ador-eucaristica-agosto (1) mad-palm-ador-eucaristica-agosto (2) mad-palm-ador-eucaristica-agosto (3)

Compartilhe:

Desde o dia 17 de março de 2020 as atividades presenciais da Obra Social Madre Palmira Carlucci foram suspensas em decorrência da quarentena decretada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Município de Três Rios, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da OMS, por conta da pandemia do novo Coronavírus – Covid-19. Mas isso não foi empecilho para que déssemos andamento a algumas atividades voltadas aos projetos e oficinas estabelecidos no início do ano para tal funcionamento. As funcionárias foram dispensadas e orientadas a ficarem em casa com suas famílias até que surgissem medidas das autoridades competentes.

A equipe técnica junto com o grupo de voluntários, mesmo cumprindo o isolamento social, desde o início da quarentena, teve a preocupação em desenvolver uma forma de executar algumas atividades, ainda que de maneira não presencial. Esse compromisso coletivo, no qual voluntários e colaboradores se envolveram, foi muito importante para que tivéssemos êxito nas ações estabelecidas. O principal objetivo foi manter o vínculo com as crianças e adolescentes, e, portanto com as famílias, conseguindo minimizar alguns prejuízos ocasionados pela suspensão das atividades presenciais.

Após uma sondagem com as famílias, lançamos mão das ferramentas digitais disponíveis para executar quanto nos atrevemos a programar. Definiu-se o que seria trabalhado e como seriam os contatos com as crianças e adolescentes, através das famílias.

Não se imaginava que tudo isso se prolongasse tanto e o tempo de espera da retomada das atividades foi nos motivando a buscar alternativas para que algo fosse feito, possibilitando uma interação com os assistidos e suas famílias, da melhor forma possível. Alguns parceiros e colaboradores tiveram participação direta nas ações desenvolvidas.

Logo no início ganhamos 182 cestas básicas e 150 cestas de higiene que foram distribuídas entre as famílias cadastradas nos projetos da Obra Social e outras famílias da vizinhança.

Ir. Maria Aparecida Pereira da Silva
Ir. Maria Juçara dos Santos

mad-palm-reinventando-julho

 

Compartilhe: