A pandemia da Covid-19 trouxe implicações não apenas na área da saúde, mas também nos campos social, econômico, político, cultural e histórico do nosso imenso Brasil. Eles permeiam a sociedade em geral, que vive e ainda vai passar por mais mudanças provocadas pela Covid-19. Além do isolamento social, distanciamento, ações de saúde pública, medidas econômicas, desemprego, um grande número de mortes e consequentemente o acentuado aumento da pobreza. A tecnologia ganhou seu espaço, sendo o recurso muito utilizado para o momento do isolamento social. Mas, vale ressaltar que, nem todos têm o recurso a seu favor, acentuando ainda mais a solidão de muitos brasileiros.
As Obras Sociais da Redizas e suas vinculadas, foram totalmente fechadas, com exceção da Casa São Vicente de Paulo (dos idosos), em Valença – RJ, por serem já institucionalizados. Todos os devidos cuidado e orientações estão sendo tomados em vista da preservação das mais de 80 vidas que habitam aquele espaço tão abençoado e caro para nós, FDZ.or um lado, o distanciamento social, por outro, a solidariedade para com a população mais pobre. As Irmãs, não ficaram acomodadas, mas sim, foram em busca de auxílios emergenciais, alimentos, produtos de higiene, etc. Realizaram visitas domiciliares e arrecadaram presentes para o Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro e por último, para a celebração do Natal. A casa dos idosos teve muitas doações de pessoas voluntárias e, celebrou com muito carinho a semana do idoso, com festa e presentes. Até o momento não há casos de confirmação de Covid-19 entre os seus usuários.
Mais do que nunca o Brasil necessita de políticas públicas que são importantes e que dependem de autoridades competentes para implementá-las. A pobreza vive ainda da solidariedade e das campanhas emergenciais, realizadas por voluntários, igrejas, dentre outros. O auxílio emergencial também contribuiu para amenizar um pouco o desemprego de milhões de brasileiros.
Durante o ano, todas as reuniões do setor Redizas foram virtuais e muito produtivas. Foi possível auxiliar a comunidade de Maetinga – BA na composição e eleição da Diretoria composta por leigos. A presidente da Redizas fez duas visitas presenciais (março e dezembro/2020) para a sensibilização e composição da mesma. Em 24 de julho com a indicação dos membros foi realizada a Assembleia Extraordinária Eletiva, online, que elegeu a nova Diretoria leiga para dar continuidade aos trabalhos das FDZ naquela cidade. Em dezembro, com a visita da irmã responsável do setor Redizas, foi elaborado o protocolo de toda a documentação daquela Obra Social. Foi ainda realizada uma reunião virtual com a nova diretoria para esclarecimentos necessários à continuidade da mesma. O Bispo de Caetité, atual responsável por aquele imóvel, também ficou ciente das mudanças realizadas.
Enfim, estamos finalizando o ano de 2020, mais conhecido como ano da pandemia, com esperanças de uma vacina eficiente para toda a população brasileira, a fim de que retome o seu crescimento econômico especialmente, para gerar empregos e diminuir a pobreza e a fome dos seus cidadãos que vivem à margem da garantia de direitos de acordo com constituição brasileira.
Ir. M. Eliete Bauer da Cunha
