Nos dias 13 e 15 de novembro, com o objetivo principal de oportunizar a transmissão e memória do processo capitular, elaborando o planejamento dos setores para os próximos anos. O Conselho Provincial Ampliado foi realizado com a presença das Irmãs de todas as Comunidades, com exceção de Capenda Camulemba, na Angola.

Durante o primeiro dia, ocorreram a celebração de abertura, a memória do processo capitular, a apresentação do Plano Trienal e a partilha de sugestões de atividades.

No segundo dia, foram feitas as divisões dos grupos por setores para os devidos trabalhos, a plenária e a construção do calendário anual.
Na impossibilidade de realizar um evento presencial, devido à pandemia, este encontro foi realizado à distância, através da plataforma Zoom, que não impediu a partilha e a produtividade, facilitando também uma maior possibilidade de participação das Irmãs.

Ir. M. Simoni Ferreira Freire

provinc-cons-ampliad-novemb (1) provinc-cons-ampliad-novemb (2) provinc-cons-ampliad-novemb (3) provinc-cons-ampliad-novemb (4) provinc-cons-ampliad-novemb (5) provinc-cons-ampliad-novemb (6)

Compartilhe:

Aos 11 dias do mês de dezembro, às dezessete horas, na sede da Obra Social São Judas Tadeu, deu-se início às solenidades Natalinas, com a chegada dos convidados e alguns representantes do CRAS, da Câmara Municipal e Secretaria de Educação.

Irmã M. Conceição, representando a Obra Social São Judas Tadeu, com a presença das Irmãs Maria Cristina e Edna Maria, deu as boas-vindas a todos e agradeceu pela generosa colaboração de todos os benfeitores.

Em seguida, iniciou-se as comemorações, com a apresentação de duas músicas Natalinas (Noite Feliz e Sino de Belém). Ir. M. Conceição leu uma linda mensagem para todos com o tema: O valor do Natal. Algumas crianças encenaram o nascimento de Jesus, enquanto cantavam a música Noite Feliz. No final, foi servido um coquetel para todos os presentes no evento, com a entrega de presentes e cestas básicas, ambos doados por benfeitores. Nossa gratidão a todos que colaboraram para que o Natal de nossas Crianças fosse especial!

Rosemeire Veiga do Monte – Educadora da Obra Social

lajin-natal-obra-soc-dezemb (1) lajin-natal-obra-soc-dezemb (2) lajin-natal-obra-soc-dezemb (3)

 

Compartilhe:

Realizou-se no dia 14 de outubro de 2021, na residência das Irmãs Filhas do Divino Zelo, em Lajinha, MG, o encontro de formação carismática com os Educadores que colaboram conosco na Obra Social.

Ir. Edna acolheu a todos com a dinâmica o “jardim das flores”, enfatizando a importância da vida de cada um, neste jardim que é a Obra Social que acolhe as crianças em situação de vulnerabilidade social. Em seguida, os participantes foram convidados a refletir o Evangelho de Mateus 9,35-38. Após a reflexão, assistiram o filme: “Por amor aos pobres” – A Vocação de Santo Aníbal. Ir. Edna aprofundou ainda a reflexão, falando sobre “A Fonte carismática da missão Educativa – Rogate”.

Conclui-se o encontro com uma oração final e um delicioso lanche, acompanhado de uma lembrancinha comemorando o dia do educador.

Ir. Edna Maria Alves

lajin-formac-educad-outub (1) lajin-formac-educad-outub (2)

 

Compartilhe:

Na noite do dia 11 de dezembro, às 19h, na Capela Sagrado Coração de Jesus da Comunidade Itá, cidade de Lajinha, MG, Ir. Edna conduziu uma reflexão para os jovens que se preparam para receber o Sacramento da Eucaristia. O tema que norteou o encontro foi: A Eucaristia fonte de graça para dizermos a Deus o nosso sim.

No decorrer da colocação, falou sobre a importância deste tempo de preparação para receber a Sagrada Comunhão, pois como diz a Lumen Gentium, nº 11: “A Eucaristia é fonte e ápice de toda vida Cristã”.

O encontro seguiu com dinâmicas e a participação ativa dos jovens que se deixaram tocar pela Palavra de Deus e pelas reflexões realizadas. O encontro finalizou com uma oração vocacional.

Ir. Edna Maria Alves

lajin-encont-jovens-dezemb (1) lajin-encont-jovens-dezemb (2)

Compartilhe:

No dia 23 de outubro, às 17h, acolhemos as jovens: Marcela, Poliana, Stefany e Luiviny para a convivência vocacional em nossa Comunidade Religiosa. Uma convivência pautada na oração, partilha de vida e na missão carismática de nosso Instituto. Não podiam faltar as delícias confeccionadas pelo carinho e zelo de nossas Irmãs, que não mediram esforços para bem acolher estas jovens.

Na tardezinha do dia 24, elas foram para suas famílias, retornando na celebração eucarística das 19h30min, na igreja matriz Nossa Senhora de Nazareth, para juntas agradecermos ao Senhor pelas bênçãos recebidas.

Imploramos ao Senhor o dom das Santas Vocações e as bênçãos para todos as jovens que fazem o caminho do discernimento conosco.

Ir. Edna Maria Alves

Depoimento de uma Vocacionada:

“A messe é grande, mas os operários são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da Messe que mande operários a sua Messe”. “ROGATE”! Eis o Carisma e missão das Religiosas Filhas do Divino Zelo (FDZ), seiva que circula em toda a vida espiritual e apostólica de cada uma delas que sempre traz nos lábios a prece: “Enviai, Senhor, Apóstolos Santos à Vossa Igreja”.

As Filhas do Divino Zelo são mulheres que, sentindo o chamado de Deus, se entregam de forma total ao Senhor, consagram-se inteiramente, abrindo mão de tudo, absolutamente tudo, para que dessa forma possam dedicar suas vidas exclusivamente as obras do Senhor. São as operárias dessa grande messe. Mulheres que enxergam o mundo de uma forma inexplicável, seres que exalam docilidade e simplicidade, e que possuem em abundância valores essenciais que nossa sociedade, infelizmente, anda carente deles.

Tive a honra de estar com algumas dessas religiosas, observá-las durante um fim de semana. Uma verdadeira partilha de vida, que sem dúvidas me fez compreender muito do mundo e de mim mesma. Desde que vim embora, pensei por diversas vezes, como eu passaria para o toque frio de um papel ou para um documento em branco no computador, tudo o que senti nesse fim de semana, mas confesso, talvez eu não consiga expressar com palavras o que estou sentindo. A única palavra que vem em meu coração é “GRATIDÃO”, pois não foi necessário um extenso período com elas, para entender o que de fato, Deus espera de cada um de nós, estou anestesiada desde então, e não paro de pensar no quão valioso foi esse encontro.

Espero alcançar um dia, pelo menos um terço da compaixão que as senhoras têm para com o mundo, pois eu achava que sabia o que era o amor e que amava, mas cheguei à conclusão, que é possível amar ainda mais, e percebi o quão belo é, quando isso acontece de forma involuntária. As senhoras são assim, anúncio de tudo aquilo que Deus espera de nós. Como diz São Paulo,“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20). A senhoras são anúncio do amor mais puro e verdadeiro, desejo que continuem assim, nessa caminhada frutuosa, levando o amor de Deus aos corações daqueles que mais necessitam.

Marcela Arruda – Lajinha-MG 2021

lajin-conviv-voc-outub (1) lajin-conviv-voc-outub (3)

 

Compartilhe:

No dia 02 de dezembro, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, o dia amanheceu festivo com música para celebrar o dom da vida de Ir. M. Conceição Pinho da Fonseca. As 6h10min, Padre Wagner presidiu a Santa Eucaristia na capela da Casa da Criança, com a participação de vários paroquianos. Em seguida, todos foram convidados a tomar café e saborear as deliciosas “quitandas” que foram doadas por muitas pessoas amigas para celebrar esta festa que foi preparada com muito carinho pelas educadoras da Obra Social São Judas Tadeu. As crianças também se fizeram presentes e prestaram homenagens a Ir. Conceição.

O almoço foi preparado pelas Irmãs em nossa casa com muito carinho e estavam presentes os padres Wagner e Douglas, Felipe, o secretário da Paróquia e as jovens Poliana, Stefany, Luyvine e Marcela.

Após a celebração da novena da Imaculada, Ir. Conceição foi surpreendida com um lindo bolo doado pelas senhoras do grupo de União de Oração pelas Vocações que vieram rezar conosco. Seu sobrinho, Carlos Roberto e sua esposa Geisa, também se fizeram presentes e saborearam do bolo. Assim, vivenciamos o dia com gratidão a Deus pela vida e missão de Ir. Conceição.

Ir. Edna Maria Alves

Celebrando o dom da vida (1) Celebrando o dom da vida (2) Celebrando o dom da vida (3)

 

Compartilhe:

Com alegria e fé celebramos com as turmas do EF II e EM, a Festa de Todos os Santos e Santas. Somos chamados à santidade, na “comunhão dos santos”, com aqueles e aquelas que já habitam a morada eterna e todos que ainda cumprem aqui na Terra sua missão.

Foi um momento orante muito significativo, onde vários alunos trouxeram de casa imagens de seus Santos de devoção e ao depositá-los no altar, com as imagens de Santo Aníbal Maria e Santo Antônio, liam frases ou fatos da vida dos Santos apresentados.

Iluminados pelo Evangelho das Bem-Aventuranças (Mt 5, 1-12), nos sentimos chamados e enviados a trilhar o caminho da santidade, tendo como modelos os Santos, que, como setas, apontam para Jesus. As bem-aventuranças apresentam os sinais que indicam claramente o caminho da santidade. “A consolação é para os aflitos, a terra é para os mansos, a saciedade é para os famintos, a misericórdia é para os compassivos, a visão de Deus é para os puros e a filiação divina é para os promotores da paz”.

Renovamos a fé, rezando o Credo e concluímos com a Ladainha de Todos os Santos e Santas. Que Jesus nos traga a paz e confirme nossos jovens na fé e no serviço!

Gisele Ibrahim

csa-festa-todos-santos-nov (1) csa-festa-todos-santos-nov (2) csa-festa-todos-santos-nov (3)

 

Compartilhe:

Conclusão da Alfabetização (CSA)

janeiro 28th, 2022 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

Na noite do dia 11 de dezembro, o Colégio Santo Antônio foi inundado pela beleza e magia da festa de encerramento com os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, turminha da Alfabetização.

Nossos alunos encenaram o Auto de Natal, assumindo a responsabilidade de representar o nascimento de Jesus. E foi assim, com 28 coraçõezinhos banhados pelo Divino Espírito Santo, que nossos pequenos foram instrumentos de fé, maturidade e amor, irradiando luz para todas as famílias e Equipe Pedagógica, que assistiram encantadas, a esta manifestação de extrema pureza, trazendo a mensagem da renovação e do renascimento.

Naquela noite, todos que estavam presentes, viveram a experiência e o desejo de renascer para uma vida nova, deixando Cristo nascer em seus corações. Neste encontro tão esperado entre famílias e escola, renovamos nossos votos de seguir o caminho que Jesus nos ensinou.

Mais uma vez, as crianças nos surpreenderam, certificando a importância do Ensino Religioso na Formação Humana e Cristã não só nas vidas dos que aprendem, mas também daqueles que ensinam.

Viviane Mendes

csa-festa-alfab-dez (1) csa-festa-alfab-dez (2) csa-festa-alfab-dez (3) csa-festa-alfab-dez (4)

Compartilhe:

No dia 10 de dezembro, os alunos da Educação Infantil encerraram o ano letivo com a celebração “O milagre da vida”, anunciando a chegada do Natal de Jesus. Nesta linda apresentação, nossos pequenos promoveram a reflexão de que o verdadeiro milagre de Natal aconteceu há mais de 2000 anos, trazendo uma mensagem de esperança, de dias melhores, com mais encontros, abraços e bênçãos do céu.

Em meio a tanta beleza, cores e músicas, nossas crianças se tornaram mestres, compartilhando a alegria de finalizar o ano, com uma bela confraternização entre família e escola e mostraram que é na Educação Infantil, período tão tenro e fértil da nossa existência, que o Divino Espírito Santo faz sua morada, cultivando frutos de fraternidade, fé, união e paz.

Maria Flavia Duarte

csa-encerram-infant-dez (1) csa-encerram-infant-dez (2) csa-encerram-infant-dez (5) csa-encerram-infant-dez (6)

Compartilhe:

Contos Clássicos (CSA)

janeiro 28th, 2022 | Posted by FDZ in Sem categoria - (0 Comments)

A turma do 3º ano do Ensino Fundamental trabalhou na apostila de Língua Portuguesa, os contos clássicos. Os textos foram na ótica do “Era uma vez”, quanto numa ótica revisitada dos “Contos na era moderna”. Foi proposto aos alunos uma reescrita desses clássicos. A turma optou pelo conto da Chapeuzinho Vermelho. Durante a socialização da atividade uma aluna em especial, despertou a atenção da professora, pois na sua redação, Chapeuzinho levava orações de Santo Aníbal pedindo a cura das doenças para a vovó.

Na semana em que, durante a aula de Ensino Religioso, trabalhamos Todos os Santos, surgiu a ideia de encenar essa redação. Roupas foram providenciadas, cenário montado e os alunos do 3° ano apresentaram a releitura da atividade para os alunos do Jardim III. Foi uma alegria só!

 Prof. Gilseia

csa-contos-classicos (1) csa-contos-classicos (2)

 

Compartilhe: