Encerramento UOV

janeiro 3rd, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria

Encerramos com chave de ouro, nossos encontros do ano. No dia 09, com a participação de 21 membros da UOV e mais dois convidados, nos reunimos na casa provincial das FDZ, para nosso ultimo encontro do ano, com uma manhã de espiritualidade e retiro.

Após participarmos da missa paroquial das 7h, nos dirigimos para a casa das irmãs onde inicialmente tomamos um delicioso café da manhã. Madre Maria Marques, durante o café fez uma calorosa acolhida ao grupo, desejando um bom retiro a todos e seguiu para a reunião do conselho provincial que acontecia em paralelo.
Após este café, nos dirigimos ao salão onde foi proposto fazermos e acolhido um amigo oculto, com o compromisso de rezarmos durante o ano para aquele amigo e Ir. Maria Neves colocou a metodologia a ser usada no retiro. Seguindo os passos da Léctio Divina, rezaremos o texto de Zaqueu em Lucas 19,1-10, após a leitura do texto cada um pode expressar a frase que mais lhe tocou e a partir daí foi feito uma reflexão de aprofundamento sobre o sentido de cada versículo, confrontando-o com a nossa vida hoje e o que ele pode nos levar a refletir.
Após este tempo de aprofundamento do texto foi proposto um tempo de deserto para reflexão e oração, que se deu até o horário do almoço.
No almoço foi servida uma deliciosa feijoada feita pela Ir. Vitória e pelos pratos trazidos pelos participantes para partilhar e um arroz delicioso preparado por Ir. Nair. Depois do almoço, momento de dar aquela relaxada, fomos fazer fotos em frente ao presépio montado com a criatividade da Ir. Vitória e fora da casa, aproveitando a beleza da fachada de entrada.
Dando continuidade, fizemos uma dinâmica para descontrair um pouquinho, cada um devia escrever 5 sonhos, que a cada desafio da viagem, fossem necessário abandonar um. O grupo teve dificuldades em escolher os sonhos e principalmente para abandoná-los ou de definir um mais importante. Eram sonhos muito subjetivos, profundos e principalmente direcionados aos outros, em beneficio do outro.
Voltando a realidade, porém sem abandonar os sonhos, começamos a nossa partilha da oração. Cada um partilhou a beleza e a riqueza de seus corações, manifestando a ação de Deus em cada um. Concluída a partilha e algumas questões práticas e avaliativas, tirarmos o sorteio do amigo oculto e encerramos o nosso dia com um delicioso lanche da tarde.
Foi uma manhã maravilhosa e abençoada. A todos e a cada um que contribuiu para que este dia fosse tão especial os sinceros agradecimentos, especialmente à comunidade religiosa que não mediu esforços para dar o melhor de si.

Ir. Maria Neves

provincia-uov-dezembro (1) provincia-uov-dezembro (02) provincia-uov-dezembro (03) provincia-uov-dezembro (04) provincia-uov-dezembro (05) provincia-uov-dezembro (06) provincia-uov-dezembro (07) provincia-uov-dezembro (08) provincia-uov-dezembro (09) provincia-uov-dezembro (9) provincia-uov-dezembro (10) provincia-uov-dezembro (11) provincia-uov-dezembro (12) provincia-uov-dezembro (14) provincia-uov-dezembro (16) provincia-uov-dezembro (17) provincia-uov-dezembro (18) provincia-uov-dezembro (19) provincia-uov-dezembro (21) provincia-uov-dezembro (22) provincia-uov-dezembro (23) provincia-uov-dezembro (24) provincia-uov-dezembro (25) provincia-uov-dezembro (26) provincia-uov-dezembro (27) provincia-uov-dezembro (29) provincia-uov-dezembro (30) provincia-uov-dezembro (31) provincia-uov-dezembro (34 )

Compartilhe:

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>