Novena a Nossa Senhora da Luz pela Santificação dos Sacerdotes e Religiosos

janeiro 24th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria

f461

Recomenda-se como parte do exercício regular de piedade e devoção mariana que, durante os dias da novena, seja rezado, ao menos um terço dos mistérios do Santo Rosário, seguido da recitação da Ladainha da Virgem Maria (Lauretana).

Em oportuno tempo e espírito de contrição, como ato de preparação para a Festa da Apresentação do Senhor, recomenda-se vivamente a confissão sacramental e a participação regular a Santa Missa, se não diariamente, ao menos em cumprimento do preceito de amor dominical.

Para rezar a novena, basta seguir os passos abaixo. Tente ao máximo rezar junto de sua família ou acompanhado de seus amigos e irmãos em Cristo. Deus vos abençoe!

 

  1. SINAL DA CRUZ

- Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

 

  1. ATO PENITENCIAL:

- Confessemos os nossos pecados:

Confesso a Deus todo-poderoso
e a vós, irmãos e irmãs,
que pequei muitas vezes
por pensamentos e palavras,
atos e omissões,
por minha culpa, minha tão grande culpa.
E peço à Virgem Maria,
aos anjos e santos
e a vós, irmãos e irmãs,
que rogueis por mim à Deus, Nosso Senhor. Amém.

 

  1. ORAÇÃO INICIAL DIÁRIA:

 Ó Senhora da Luz e de todas as graças, cobre-nos com o vosso manto divino de caridade e esperança, pois, em Vós se faz resplendente a Luz daqu’Ele que nos guia para além das trevas da morte.

 Ó Mãe de Misericórdia, que docemente se compadece de nossa incredulidade e misérias, sois para nós força e alento nas horas difíceis, baluarte de fé ardente e esperança invencível, socorrei-nos e amparai-nos na filial renovação de nossa entrega nas mãos de vosso Amado Filho Jesus.

 Ó Virgem Santíssima e Estrela da Manhã, Mãe do Verbo Eterno, Senhor e Luz das nações, Vós que sois a nossa força e refúgio seguro, protege-nos e ilumina-nos por onde andarmos: por entre montanhas e vales, pelas cidades e lugarejos.

Sustentai-nos Senhora na hora em que vierem os sofrimentos e as perseguições por causa do amor por Vosso Filho.

 Ó Nossa Senhora da Luz, Mãe de Deus, ajuda-nos com a vossa bondade infinita a enfrentar todos os perigos e tentações, para que, sob o vosso precioso patrocínio, vivamos o nosso batismo longe da escuridão das trevas do pecado, perfeitamente unidos a Cristo Jesus, e em comunhão com os nossos irmãos na unidade do Divino Espírito Santo. Amém!

 

  1. LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO DO DIA:

(Ao término da Leitura Bíblica faz-se uma breve pausa para meditação antes da “Oração do Dia”. 

Em seguida, recita-se a Pequena Coroa da Virgem Maria e a Oração Complementar)

  

• Primeiro dia: « … se teu irmão pecar … perdoa-lhe … Aumenta-nos a fé!» (Lc 17, 3b-5)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, um brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles para que o Senhor aumente a fé em seus corações na hora de viver o perdão como obediência ao Amor e dom de Deus: que sejam fortes para renunciar ao ímpeto da própria vontade a fim de que resplandeça sobre a fragilidade de seus atos humanos o testemunho de que é Deus quem os faz perdoar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.

 

• Segundo dia: «Jesus, … tem compaixão de mim! … E mandou que o trouxessem …» (Lc 18, 35-43)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, um brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles para que sejam perseverantes na súplica pelo auxílio de Jesus em suas fragilidades espirituais, deixando-se conduzir por aqueles que o Mestre enviar para trazê-los até Ele e não se deixem levar pelas vozes que tentam persuadi-los fazendo crer que permanecer na escuridão seja uma escolha aceitável. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.

  

• Terceiro dia: «… vendo-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus …» (Lc 17, 11-19)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles para que saibam reconhecer com gratidão que todo o bem que receberam em suas vidas e que diariamente oferecem pela santificação do povo de Deus é dom do Senhor a fim de que em seus corações aumente a fé, a esperança e a caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.

  

• Quarto dia: «… aos pés de Jesus, chorava … porque muito amou seus pecados estão perdoados.»(Lc 7, 36-50)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles para que as dores e tristezas que provarão nesta vida não os faça abandonar a fé. Socorrei-os Senhora, para que levem todas as suas dores e lágrimas até os pés de seu Filho Jesus, único verdadeiramente capaz de consolar e confortar seus corações consagrados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.

 

• Quinto dia: « … Eu orei por ti, a fim de que tua fé não desfaleça …» (Lc 22, 31-34)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, a Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles na hora da provação e do medo, para que sejam revigorados na fé e com bravura confirmem a fé nos corações de seus irmãos. Livrai-os de se tornarem presunçosos e protegei-os das insidias do maligno, escondendo-os na paz do vosso Imaculado Coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.

 

 • Sexto dia: «… se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos.»           (Jo 8, 12.28-32)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles para que permaneçam unidos à tua Palavra em pensamentos e atos, até que não haja em seus corações outra alegria que não seja aquela de ver realizada a Vontade do Pai. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.

  

• Sétimo dia: «… quem crê em mim … não permanece nas trevas» (Jo 12, 44-50)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles e protegei-os de todo tipo de egoísmo e da mentalidade individualista que confunde os valores cristãos levando a descrença na comunhão espiritual entre os filhos de Deus. Salvos no vosso Imaculado Coração, ajudai-os a serem luz ardente em meio as trevas desse mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.

• Oitavo dia: «…tentavam levá-lo para dentro e colocá-lo diante de Jesus.» (Lc 5, 17-26)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Por incontáveis vezes eles se dedicaram arduamente e de maneira incansável para nos levar diante do vosso Filho Jesus a fim de que por Ele fossemos perdoados dos nossos pecados e curados de tantas feridas espirituais e emocionais. Olhai com piedade e estima o zelo desses seus filhos prediletos e completai com o vosso Divino Amor Materno as suas boas obras em nome de Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.

 

 • Nono dia: «…as palavras que me deste eu as dei a eles, e eles as acolheram …» (Jo 17, 6-9.14-17)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Daí a todos, ó Mãe Santíssima, um espírito de obediência filial a Deus e a Igreja. Preservai-os de toda marca de impureza e concedei-lhes o ardor da Luz da Fé. Fortalecei-os no testemunho de uma viva esperança e fulgurosa caridade, para que os seus corações sempre mais ardam com o Fogo do Divino Amor, levando Jesus a ser mais amado por todos os homens. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.

 

  1. ORAÇÃO DA PEQUENA COROA DA VIRGEM MARIA.

uma devoção popular a Virgem Maria muito antiga que recorda sua coroa gloriosa com doze estrelas. Estas representam os méritos a Ela reservados por amor de seu Filho. Oferecemos doze Ave-Maria em honra a excelência, ao poder e a bondade com as quais o Pai contemplou o Imaculado Coração da Virgem Maria)

  

Em honra a sua Excelência
- Pai nosso

- Sois bem-aventurada, Virgem Maria, que levastes em vosso seio o Senhor, Criador do mundo; destes à luz a quem vos formou, e sois Virgem perpétua. 

V. Alegrai-vos, Virgem Maria.

R. Alegrai-vos eternamente. 

- Ave-Maria

 - Ó Santa e imaculada virgindade, não sei com que louvores vos possa exaltar; pois quem os céus não podem conter, vós o levastes em vosso seio. 

V. Alegrai-vos, Virgem Maria.

R. Alegrai-vos eternamente. 

- Ave-Maria

Sois toda formosa, Virgem Maria, e não há mancha em vós. 

V. Alegrai-vos, Virgem Maria.

R. Alegrai-vos eternamente. 

- Ave-Maria

Possuis, ó Virgem Santíssima, tantos privilégios, quantas são as estrelas no céu. 

V. Alegrai-vos, Virgem Maria.

R. Alegrai-vos eternamente. 

- Ave-Maria

- Glória ao Pai…

 

Em honra ao seu Poder

 

- Pai nosso

- Glória a vós, imperatriz do céu; conduzi-nos convosco aos gozos do paraíso. 

V. Alegrai-vos, Virgem Maria.

R. Alegrai-vos eternamente. 

- Ave-Maria

Glória a vós, tesoureira das graças do Senhor; dai-nos parte em vosso tesouro. 

V. Alegrai-vos, Virgem Maria.

R. Alegrai-vos eternamente. 

- Ave-Maria

Glória a vós, medianeira entre Deus e os homens, tornai-nos propício o Todo-poderoso. 

V. Alegrai-vos, Virgem Maria.

R. Alegrai-vos eternamente. 

- Ave-Maria

Glória a vós, que esmagais as heresias e o demônio; sede nossa bondosa guia. 

V. Alegrai-vos, Virgem Maria.

R. Alegrai-vos eternamente. 

- Ave-Maria

- Glória ao Pai…

  

Em honra a sua Bondade 

- Pai nosso

- Glória a vós, refúgio dos pecadores; intercedei por nós junto ao Senhor. 

V. Alegrai-vos, Virgem Maria.

R. Alegrai-vos eternamente. 

- Ave-Maria

Glória a vós, Mãe dos órfãos; fazei que nos seja propício o Pai-poderoso. 

V. Alegrai-vos, Virgem Maria.

R. Alegrai-vos eternamente. 

- Ave-Maria

Glória a vós, alegria dos justos; conduzi-nos convosco às alegrias do Céu. 

V. Alegrai-vos, Virgem Maria.

R. Alegrai-vos eternamente. 

- Ave-Maria

Glória a vós, nossa auxiliadora mui prestimosa na vida e na morte; conduzi-nos convosco ao reino do Céu. 

V. Alegrai-vos, Virgem Maria.

R. Alegrai-vos eternamente. 

- Ave-Maria

- Glória ao Pai…

 

Ato de amor e consagração a Virgem Maria:

Ave, Maria, Filha de Deus Pai. Ave, Maria, Mãe de Deus Filho. Ave, Maria, Esposa do Espírito Santo. Ave, Maria, templo da Santíssima Trindade. Ave, Maria, Senhora minha, meu bem, meu amor, Rainha do meu coração, Mãe, vida, doçura e esperança minha, meu coração e minha alma.

Eu renovo e ratifico hoje em vossas mãos maternais, ó Senhora minha, as promessas do meu batismo: renuncio para sempre a Satanás, às suas pompas e às suas obras, e dou-me inteiramente a Jesus Cristo, a Sabedoria Encarnada, para O seguir levando a minha cruz, todos os dias de minha vida, e para lhe ser mais fiel do que até agora tenho sido.

Soberana minha e Senhora minha, é perante o céu e a terra, perante os anjos e os santos, que renovo a minha escolha de Vos ter por minha protetora, minha Mãe, meu abrigo e meu refúgio, vivendo consagrado para sempre ao vosso serviço. Tudo o que é meu é vosso, ó minha Soberana Rainha do céu e da terra, Virgem Santíssima: são vossos os meus pensamentos, minhas ações, meus afetos, meus bens, meu corpo e minha alma.

Sendo eu propriedade vossa, zelai, ó incomparável Mãe, eu Vos suplico, por aquilo que Vos pertence. Lembrai-Vos que Vos pertenço e afastai de mim as ocasiões perigosas de pecado, livrai-me de todo mal, sustentai-me em minha fraqueza, assisti-me em todos os momentos de minha vida e socorrei-me, especialmente, na hora de minha morte.

Colocai-Vos, ó Virgem fiel, como selo sobre meu coração, para que, em Vós e por Vós, seja eu achado fiel a Deus. Concedei, ó Mãe de misericórdia, que me encontre no número dos que amais, ensinais, guiais, sustentais e protegeis como filhos.

Fazei que, por vosso amor, eu despreze as consolações da terra e aspire por aquelas celestes, até que, para a glória do Pai, por obra do Espírito Santo e por Vossos méritos, me conforme a Jesus Cristo Vosso Filho. Assim seja.

- Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, Amém.

 

  1. Oração Complementar

 (Ao final de cada dia da Novena, propõem-se esta breve oração pelas almas dos sacerdotes e religiosos que estão no Purgatório e pela conversão daqueles que atualmente se encontram em dificuldades espirituais)

 

 Oração ao Imaculado Coração de Maria pelos sacerdotes e religiosos que estão no Purgatório e por aqueles que se encontram em dificuldades

 Ó Imaculado Coração de Maria, esperança dos aflitos, pelos méritos do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, e por vossos méritos, eu Vos peço, propiciai a libertação das penas do Purgatório para as almas dos sacerdotes e religiosos padecentes.

Ó Mãe Admirável, recordai-Vos ainda, daqueles sacerdotes e religiosos que se encontram em agonia pela hora da morte: como nos prometestes, Senhora, assisti-os agora e na hora de sua morte.

 Ó Mãe Clemente e Piedosa, entrego e confio ao vosso Imaculado Coração a vida de todos aqueles sacerdotes e religiosos que por causa de seus pecados estão submetendo aos pés do demônio as suas vidas outrora consagradas a Deus. Eu Vos imploro, ó Virgem Gloriosa e Mãe dos sacerdotes, arrancai-os de lá e conduzi-os aos pés da Cruz de Vosso Filho, para que sejam redimidos e purificados no Preciosíssimo Sangue do Sumo e Eterno Sacerdote, e voltem a resplandecer o esplendor de Cristo, Bom Pastor, imolado por amor ao Pai e pela salvação dos homens, pois não há súplicas que, vindas do vosso Imaculado Coração, o vosso Diletíssimo Filho não ouça e não atenda com presteza e misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.

Compartilhe:

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>