Período de adaptação

março 25th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria

Adaptação é o período de transição no qual a criança se depara com um mundo mais amplo, longe da referência de sua família. É momento de se encontrar com outros adultos (professores e funcionários), uma vez que é o primeiro contato dos pequenos com o ambiente escolar. Assim, devemos acolher de maneira afetiva e prazerosa cada criança, desenvolvendo confiança, nela e na sua família, pois é quando ela conhece outras crianças e outros espaços, quando se habitua a uma nova rotina, enfim, se reconhece como parte de outro grupo, interagindo com o novo.

Sendo assim, é preciso proporcionar um ambiente tranquilo, prazeroso e interessante, fazendo-se necessário que haja regras e limites para que todos sejam respeitados e saibam respeitar o espaço do outro. Desta forma, podemos conquistar a confiança da criança facilitando o processo de adaptação e socialização.
Em nosso colégio, este momento de adaptação aconteceu de forma tranquila onde as turmas de educação infantil, realizaram atividades prazerosas. A turma do maternal, juntamente com a professora Karen e a auxiliar Rita levaram a turminha para explorar os ambientes que nossa Instituição possui (viveiros de animais, galinheiro, pátios, campos de futebol…), momento em que as crianças observam e tem contato com os animais que possuímos.
O Jardim I, com a professora Mônica e auxiliar Camila fizeram contação de história relatando sobre a higiene corporal, momento prazeroso e interativo entre a professora e os alunos.
No jardim II, a professora Mislene e auxiliar Rogéria, levaram as crianças para conhecer os ambientes do colégio e fizeram um momento de oração na capela, pois neste dia, temos a Adoração Eucarística. As crianças demonstraram respeito, participando das musiquinhas e orações.
A turma do Jardim III, com a professora Mirella ganharam uma parceria para ajudar no cumprimento dos combinados da sala. Os fantoches Chiquinho e Chiquinha foram apresentados à turma para contribuir com a organização e disciplina das crianças. Através dos fantoches as crianças conheceram seus coleguinhas de turma e também, junto com a professora construíram os combinados do jardim III.

Claudenir Calegari Ribeiro e professoras da educação infantil

ccr-adaptac-jan-marc (1) ccr-adaptac-jan-marc (1) ccr-adaptac-jan-marc (2) ccr-adaptac-jan-marc (2) ccr-adaptac-jan-marc (5) ccr-adaptac-jan-marc (3) ccr-adaptac-jan-marc (8) ccr-adaptac-jan-marc (6)

Compartilhe:

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>