ENCONTRO DO NÚCLEO DA CRB DA DIOCESE DE VALENÇA

março 25th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria

No dia 09 de março próximo passado, aconteceu o encontro fraterno dos religiosos do Núcleo da CRB da Diocese de Valença. O grupo de 30 religiosas e religiosos de diversas congregações e o bispo emérito Dom Elias James Manning, Franciscano Conventual, se reuniu na Ermida das Servas da Santíssima Trindade, em Miguel Pereira-RJ.

O encontro teve início com a acolhida fraterna e momento orante com a Liturgia das Horas. Seguiu o estudo da Campanha da Fraternidade 2019, assessorado por Ir. Luísa, Serva da Santíssima Trindade. A partir das dimensões Ver – Julgar e Agir, foi possível ter um olhar atento, perpassando a história e a realidade atual de nosso país com enfoque nas políticas públicas e enfatizando o Julgar. A consciência da situação de desigualdade e exclusão muito inquieta a todos nós, consagrados. É um apelo forte a olharmos a humanidade e, especialmente os mais pobres e sofridos, com o olhar de Deus, indo ao seu encontro, tendo a atitude de cuidado, expressão do seguimento de Jesus que vê a multidão abandonada como ovelhas sem pastor, sente compaixão e orienta seus apóstolos – “quantos pães tendes? Ide ver” (Mc 6,34). Somos interpelados e convocados a sermos sensíveis às realidades onde estamos.

A partir do estudo e das reflexões, a assessora provocou o grupo a ter uma ação comum de acolhida, solidariedade, visita e evangelização enquanto religiosos do Núcleo. Depois de uma partilha em grupos e sugestões, foi acolhida e programada uma missão dos religiosos do Núcleo da Diocese de Valença junto aos mais pobres na comunidade Habitat (Nossa Senhora de Guadalupe) da Paróquia São Sebastião – Três Rios-RJ, durante o dia 22 de junho. Nessa paróquia estão os religiosos Missionários Verbitas e nossas comunidades FDZ do Colégio Santo Antônio e da Obra Social Madre Palmira Carlucci.

Animados pelo encontro fraterno, o estudo, a partilha e a missão a ser realizada, o encontro teve a sua conclusão com a celebração da missa presidida por Dom Elias e concelebrada por religiosos sacerdotes presentes. No momento dos avisos, foi comunicado o convite aceito de Ir. Maria Eli, Filha do Divino Zelo, para coordenar o Núcleo, sendo que a coordenadora anterior, das Filhas de São José, foi transferida para Portugal. Frei Geraldo Magela, eremita Orionita, é o secretário. Todos acolheram e apoiaram. Seguiu o almoço partilhado.

Ir. Eliane

csa-nucleocrb-jan-marc (2) csa-nucleocrb-jan-marc (3) csa-nucleocrb-jan-marc (4) csa-nucleocrb-jan-marc (6)

Compartilhe:

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>