Convenção FDZ – “Formar Cristo nos corações”

março 25th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria

Em consonância com o projeto do Instituto deste ano, dedicado à “Renovação de processos de formação vocacional”, no período de 10 a 20 de fevereiro de 2019, o Governo Geral, em Roma, na Casa Geral, realizou o “Convegno per le Figlie del Divino Zelo” empenhadas na formação inicial.

As Irmãs Amélia Castagnetti, Cleusa Maria dos Santos, Edna Maria Alves e Nivalda Milak, representaram a Província Nossa Senhora do Rogate no evento, que teve como tema iluminador “Formar Cristo nos corações”.
Nestes dias de oração, convivência, partilha e estudos, alguns assessores ajudaram a rever os fundamentos e os processos formativos, ao pontuar alguns aspectos da formação das FDZ, a partir das orientações da Igreja, das nossas Constituições e do Caminho Formativo FDZ – Ratio Formationis.
Evidenciou-se a Formação como uma Arte, um processo vital através do qual a pessoa se sente cada vez mais atraída por Cristo e, ao mesmo tempo, desenvolve a arte de segui-lo, reconhecendo os sinais de Deus em sua própria vida e na realidade do mundo.
A formação é uma realidade dinâmica que se concentra na pessoa, em seu contínuo crescimento e transformação: “torna-se o que você é”. É um processo de integração de todas as dimensões e aspirações da pessoa, de quem só o Espírito Santo conhece os segredos e os tempos. Por isso, é importante que o acompanhamento seja personalizado, contínuo e de acordo com o ritmo de cada uma.
Tem-se uma meta: A formação de candidatas, cujo objetivo imediato é iniciá-las na vida religiosa e torná-las conscientes da especificidade da vida religiosa na Igreja. Portanto, visa, sobretudo, a fusão harmoniosa de suas características espirituais e apostólicas, doutrinária e prática, para ajudar as religiosas a realizar sua unidade em Cristo através do Espírito.
O encontro aprofundou alguns elementos importantes na formação como, Educar, Formar e Acompanhar, bem como, alguns elementos pedagógicos que devem ser revistos pelo Instituto.
Um dos pontos trabalhados foi sobre a importância e a necessidade de integrar as dimensões espiritual-carismática, emocional, afetiva e relacional. Destacou-se a importância de uma afetividade equilibrada na vida de uma pessoa e, por isso, a necessidade que todos temos de revisitar nossa história pessoal.
Foram oferecidas algumas pistas para o acompanhamento das jovens neste processo formativo e, dentre elas, o mais importante que é ajudar a jovem a realizar seu projeto pessoal de vida, o qual ajudará no seu discernimento vocacional e na percepção da ação de Deus em sua vida.
Agradecemos a Deus por sua presença constante em nossa vida e em nosso Instituto e por esta oportunidade de crescimento em nossa missão. Que possamos, com o auxílio do Espírito Santo, “formar Cristo nos corações”.

Irmã Edna Maria Alves

gov-enc-formad-jan-marc (1) gov-enc-formad-jan-marc (2) gov-enc-formad-jan-marc (3) gov-enc-formad-jan-marc (4)

Compartilhe:

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>