Encontro da CRB – Brasília

julho 15th, 2019 | Posted by FDZ in Sem categoria

No dia 16 de junho, a comunidade religiosa participou de mais um encontro promovido pela CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) de Brasília – DF. O tema: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo. 2,1-11) foi bastante interessante e contou com a assessoria de Frei Carlos Mesters, realizado no Colégio Notre Dame, Quadra 914 – Sul.
Em uma primeira dinâmica dentro da oração inicial presidida pelo Padre Mirim, foi respondido ao seguinte questionamento:
- Que vinho está faltando hoje?
As respostas foram muitas, destaco algumas: compaixão, cuidado com o outro, com a casa comum, amor, testemunho, justiça, respeito, solidariedade, humanização, gratuidade, entusiasmo, liberdade, democracia, fraternidade, esperança, generosidade e tantos outros.
Frei Carlos Mesters, tomando a palavra, ressaltou que há ausência de humanidade. Nos tornamos desumanos. Porém, “a missão do ser humano é ser humano”, enquanto do animal é ser animal e acrescentou: o pobre nos faz lembrar que a Aliança de Deus foi quebrada. Falta humanidade em nós, mas não em Deus, não em Jesus, referindo-se quando questionamos por que isso, como Deus deixou isso acontecer?
Continuando com o tema proposto ao dia, fez reflexões belíssimas, como:
“Caná da Galileia é onde moramos”; É em Caná que começa a dor do parto; Jesus é o vinho novo; a Mãe de Jesus provoca uma nova ação. E, ainda diante de tantas colocações nos interpelou a sermos consagrados em missão, pois “a vocação de Deus é o grito do povo”, disse Mesters. Continua, nos advertindo que a sociedade de hoje é de “Caim”, que mata, que exclui o irmão invisibilizado em meio a tantos descasos com a Vida. Por isso, reafirma a necessidade do pedido do Papa Francisco, para que sejamos uma Igreja em saída ou seja, disse ele, um êxodo contínuo, constante, não separando fé e vida. Devemos ter o colírio da fé em nossos olhos, afirmou com veemência.
As colocações foram seguidas de perguntas e respostas entre assessor e participantes, intervalo para ruminar a Palavra, finalizando com a Celebração Eucarística, presidida pelo assessor. Assim, foram encerrados os encontros mensais deste primeiro semestre de 2019. Todos eles de cunho formativo com base numa espiritualidade que revigora a nossa caminhada de consagração e anúncio do Reino, expresso no testemunho e na missão, enquanto evangelizadores. Por tudo isso, obrigada, Senhor!

Ir. Eliete Bauer da Cunha

bras-crb-precong-junho (1) bras-crb-precong-junho (2) bras-crb-precong-junho (3)

Compartilhe:

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>