Festa de Corpus Christi – CNSR

agosto 25th, 2020 | Posted by FDZ in Sem categoria

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido pelo Bispo ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Impossibilitados dessa forma de celebração, cada comunidade buscou formas alternativas de celebrar esta festa e prestar o devido culto e adoração a Jesus Sacramentado.

Em nossa comunidade, antes de participarmos da celebração eucarística através da TV Aparecida, nos reunimos na capela para fazer o translado de Jesus Sacramentado até o local onde participamos da Santa Missa e recebemos a Comunhão. Fizemos a procissão pela área externa da casa pedindo a benção sobre cada uma de nós e sobre a nossa casa.

Na paróquia, após a celebração da missa que foi transmitida pelas redes sociais, os padres fizeram uma carreata com Jesus Eucarístico por algumas ruas do bairro, e tivemos a graça de acompanhar a passagem do Santíssimo em nossa rua, na porta de nossa casa, também nos abençoando e abençoando a nossa cidade.

Ir. Maria Neves de Sousa

prov-corpus-christi-junho (1) prov-corpus-christi-junho (2) prov-corpus-christi-junho (4) prov-corpus-christi-junho (7)

Compartilhe:

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>