Eterno Descanso a nossa Amada Irmã M. Margarida

maio 3rd, 2022 | Posted by FDZ in Sem categoria

“O nosso fim é Deus, fonte de todos os bens, e devemos, como repetimos em nossa oração, confiar unicamente nele”.

(São Jerônimo Emiliani)

 

No dia 03 de fevereiro de 2022, todos fomos surpreendidos com a Páscoa definitiva de nossa amada Irmã M. Margarida Thomaz Gietener, que, desde o dia 16 de janeiro de 2022, encontrava-se na Comunidade Nossa Senhora do Rogate recebendo os cuidados necessários para a recuperação da cirurgia que realizou no dia 08 de janeiro de 2022.

Irmã M. Margarida, após dois anos de missão realizada na Comunidade Madre Nazarena Majone, Rio de Janeiro/RJ, recebeu com disponibilidade a transferência para a Comunidade Cristo Rei, Içara/SC. No dia 05 de janeiro de 2022, em viagem para sua nova missão, sofreu um acidente ao embarcar no ônibus e, com a queda, fraturou o fêmur. Após os primeiros socorros recebidos, foi levada ao Hospital São Vicente, onde foi submetida a uma cirurgia. Com a graça do Bom Deus, Irmã M. Margarida teve sucesso no procedimento e boa recuperação, vindo para a Comunidade Nossa Senhora do Rogate depois da alta hospitalar.

Ao longo desses dezenove dias, veio amparada pelas Coirmãs da Comunidade, em especial Irmã M. Helena Francisca. Recebeu os cuidados fisioterápicos e também a assistência médica necessária. No dia 03 de fevereiro, dia de sua morte, acordou bem-disposta e o decorrer do dia foi normal. Por volta de 15h, após o lanche da tarde, pediu à Irmã M. Helena que a colocasse na cama, quando começou a passar mal, iniciando ali os últimos passos de seu calvário. Em poucos minutos, acometida por uma embolia pulmonar, nossa Coirmã foi abraçada pela Virgem Santíssima que a conduziu ao Senhor Jesus.

Margarida Thomaz Gietner, filha do senhor Thomaz Gietner e da senhora Barbina Schiminski Gietner, nasceu em Içara/SC, no dia 05 de outubro de 1944. De família cristã-católica, foi batizada no dia 08 de novembro de 1944, na Paróquia de São José, em Criciúma/SC. Recebeu o sacramento da crisma no dia 01 de janeiro de 1947, na Capela São Donato, em Içara/SC. Aos 21 anos, no dia 31 de maio de 1966, Margarida ingressou no Instituto das Filhas do Divino Zelo, na Comunidade Cristo Rei, Içara/SC, onde fez o Aspirantado. Continuou seu processo formativo na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Valença/RJ, quando, no dia 01 de março de 1969, foi admitida ao Postulantado. Nesta mesma Comunidade, foi admitida ao Noviciado, no dia 18 de janeiro de 1970. Emitiu seus Primeiros Votos, no dia 18 de julho de 1971, também em Valença/RJ e, em Içara/SC, fez sua Profissão Perpétua, no dia 11 de fevereiro de 1978.

Sua trajetória foi marcada pela fé e disponibilidade em cumprir a Vontade do Senhor. Assumiu e realizou com zelo cada missão que lhe foi confiada, dentre as quais destacamos sua atuação como: superiora de comunidade, ecônoma, professora, secretária escolar e sua dedicação com as obras necessárias em cada casa na qual morou. Irmã M. Margarida, passou pelas seguintes Comunidades de nossa Província: Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Valença/RJ; Comunidade Santo Antônio, Três Rios/RJ; Comunidade Cristo Rei, Içara/SC; Comunidade Madre Nazarena Majone, Rio de Janeiro/RJ.

Bendizemos ao Senhor pela vida e consagração de Irmã M. Margarida. Seu testemunho de simplicidade, alegria e zelo, muito nos edifica. O misto de timidez e espontaneidade, sempre foi uma porta aberta para aproximar todos que a conheceram. Sua sensibilidade com o sofrimento de cada um era visível em seu modo de falar e agir. Seu senso de justiça e precisão nos trabalhos desenvolvidos manifestava seu compromisso com a missão e sua pertença ao Instituto.

Que o Senhor, que a amou e chamou para ser sua predileta esposa, em sua infinita Misericórdia a acolha na glória celeste, até que um dia possamos nos encontrar no paraíso.

Madre Maria Eli Milanez

 Alguns Depoimentos sobre Irmã M. Margarida Thomaz Gietner e mensagens recebidas

 Uma simples Margarida

Um fato curioso que marcou o momento final do sepultamento da nossa querida Ir. Margarida foi quando um pequeno grupo de familiares e amigos, juntamente com as Irmãs, contemplavam o coveiro, que colocava tijolo por tijolo, com argamassa, até fechar a porta da gaveta do túmulo.

Ao terminar sua tarefa o coveiro mostrou-nos uma margarida, flor de plástico, que havia encontrado dentro daquela gaveta, quando foi prepará-la. Muito sensibilizado, ele demonstrou que via aquela margarida no túmulo da Irmã Margarida, algo muito especial!

Podemos tirar muitas lições deste fato!

Para mim ele corroborou o testemunho de que Irmã Margarida foi uma pessoa muito simples! ( Irmã M. Bernadete Jonas da Silva)

 Seus Passos na Madrugada!

 Sempre me lembro de Irmã Margarida, uma pessoa muito ativa e sempre sorridente. Gostava muito de sentir e ouvir seus passos no corredor, pela manhã bem cedinho, passando em frente ao meu quarto, e, que me alertavam para levantar.

Era assim, sua rotina diária: levantava cedo para ir para a capela rezar. Quando eu chegava na capela, lá estava ela na companhia do Senhor. Jamais vou esquecer este seu arrastar de chinelos… sinto falta… Mas, é assim a vida: foi o dia dela, outro vai ser o meu… Saudades!!! (Irmã M. Evangelina La Marca)

 Humildade, simplicidade e pronta obediência

Tive a oportunidade de conviver com Irmã Margarida por várias vezes. Moramos juntas no Colégio Santo Antônio, em Três Rios e na Escola Madre Nazarena Majone, Rio de Janeiro, por mais de uma vez.

Ela, com seu jeito peculiar de ser, sempre se dedicou com afinco e responsabilidade aos seus ofícios, destacando-se entre outros, o de ecônoma e motorista. Com seu modo próprio de pensar e de agir, às vezes um tanto diferente das demais, se destacava por sua humildade, simplicidade e capacidade criativa, principalmente para pintura, confecção de velas, etc.

Viveu a consagração na intimidade com Deus, através da oração diária e na pronta obediência às Superioras. Uma atitude sua que muito me marcou, foi quando Irmã Helena de Sousa ficou doente e impossibilitada de realizar seus compromissos de Superiora e Diretora escolar, tive, na condição de vice, que assumir tais responsabilidades. A forma como Irmã Margarida me tratava, às vezes me deixava desconcertada. Ela, com sua experiência de vida, seja pelos anos vividos ou pelo tempo de Congregação e trabalhos já realizados, muitas vezes vinha me pedir permissão para determinadas coisas… Sem dúvida, esta sua atitude muito me ajudou a tomar consciência do meu papel, da minha missão naquele momento delicado e consequentemente, seu apoio, sua consideração, seu respeito, colaboração e prontidão em ajudar e aconselhar, muito me sustentou na vivência e condução daqueles momentos difíceis.

Que o Senhor a recompense por tudo, concedendo-lhe o lugar reservado na sua glória! Descanse em paz, Ir. Margarida! (Irmã Maria Neves de Sousa)

 Descanse na Luz e na Paz Eternas

Esta notícia veio surpreender imensamente. Que mistério profundo e desafiador esse da vida e da morte! A nós cabe entregar ao Coração Misericordioso do Senhor a vida, a consagração, as tantas lembranças que a querida Ir Margarida vai deixando em nosso meio e, já, a saudade de sua presença. Nossa Senhora a acolha e a conduza ao seu Filho Jesus do Rogate para que ela descanse na luz e na paz eternas, rogando por todos nós. (Irmã M. Eliane Espíndola Maciel)

 Sei que o dia de vocês hoje foi carregado de emoções. Fiquei bastante tocado com aquela imagem de vocês no entorno do corpo da Ir. Margarida lá na Igreja na manhã de hoje. Mulheres aparentemente frágeis, mas com uma força tremenda: a força de quem não se contenta com a praia, com as margens, mas busca nas águas profundas de seu ser a pesca milagrosa. Que bonito celebrar a entrega da Ir. Margarida ao celebrar esta página do evangelho. São as delicadezas de Deus. Realmente, ela avançou para o mar profundo e entregou-se em definitivo aquele a quem tanto amou. Agradeço a Deus a presença de vocês junto a nós. (Fagner – Paróquia Nossa Senhora de Fátima)

  Que notícia triste para mim. Ah, Irmã Margarida, tu vais fazer tanta falta. Descanse em paz. O nosso Pai Celestial te recebe de braços abertos. Obrigada por todos os ensinamentos ao meu filho. Amém. (Elizete Dos Santos Muneretto)

Serva fiel entra na alegria do teu Senhor! Descanse em paz! (Roberto Peluso)

Querida Irmã Margarida, descanse em paz! Sua missão foi muito bonita aqui na Terra. Que Deus conforte o coração das pessoas que lhe amam. (Jairto Vitto Junior)

Uma notícia triste para nós! Que a Irmã Margarida seja abençoada nesse encontro maravilhoso com Deus e com a eternidade! Por aqui, as lembranças e a saudade!!! (Karina Mancini)

Nossos profundos sentimentos. Deus na sua infinita bondade e misericórdia eleve no mais alto dos céus sua linda alma. (Gilberto Santos)

Descanse em paz irmã Margarida. Que Deus a tenha em seus braços. Vai nos deixar saudades!!! (Suziane Belo de Araujo)

Sua trajetória nessa terra de devoção e humildade deixa exemplos. Saudades querida Irmã, a Senhora viverá para sempre em nossos corações. Meus sentimentos a toda Congregação FDZ. (Maria Do Carmo Sobreira)

Quantas saudades!!! Ao chegar na Comunidade onde ela estava, me pegava pela mão e me levava para ver o menino Jesus. Com certeza ela já está ao lado dele. Meus sentimentos a família FDZ. Descanse em Paz Irmã Margarida. Saudades. (Eliane L. Guimarães)

Uma grande perda da família FDZ, tive o grande prazer de trabalhar com a Irmã Margarida, sempre ativa e disposta a resolver qualquer problema! Confesso que não estava preparada para ler essa notícia. (Fernanda Carvalho Queiroz Chaves)

Irmã querida!!! Convivi muitos anos com ela no colégio e a vi estes tempos! Ela ainda lembrava de mim!! Que Deus a receba! (Milena Paz Casagrande Fernandes)

 Sentimentos à Família Thomaz Gietner, bem como à Família das Irmãs Filhas do Divino Zelo (FDZ). Que, pelo zelo com que Ir. Margarida viveu sua consagração ao Senhor da Messe, seja acolhida na Vida Eterna; agora junto de Deus, interceda por nós ainda peregrinos por aqui. Condolências, num fraterno abraço! Graça e Paz! (Pe. João B. Simon)

gov-eterno-descanso-margarida (1) gov-eterno-descanso-margarida (1) gov-eterno-descanso-margarida (2) gov-eterno-descanso-margarida (2) gov-eterno-descanso-margarida (3)

Compartilhe:

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>