II Encontro Nacional do GRENI

dezembro 29th, 2017 | Posted by FDZ in Sem categoria

Nos dias 30/11 a 03/12, representando a Conferência dos Religiosos do Brasil (Regional Rio de Janeiro), participei do II Encontro Nacional do GRENI (Grupo de Religiosos e Religiosas Negros/as e Indígenas), no Instituto São Boaventura, em Brasília/DF. O encontro contou com a presença de 40 religiosos de diferentes lugares no Brasil e teve o seguinte tema: “Resistência, Profecia e Esperança”.
O tema nos levou a refletir sobre os objetivos do grupo como espaço de vivência da própria identidade e valorização das tradições afro-indígenas dentro da Vida Religiosa do Brasil. Foi um encontro muito rico tanto na parte da assessoria com a Irmã Ir. Marta Cesária, da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado, e do Padre Justino Sarmento Rezende, como também das diversas partilhas de experiências de luta dos participantes, que  me ajudaram a perceber que não devo desanimar e muito menos me  acomodar diante dos desafios da vida, mas sim lutar para  ocupar o meu  espaço, lutando pelos meus direitos e também cumprindo os meus deveres, não querendo ser melhor ou pior do que os outros, mas simplesmente ser eu mesma, ajudando também os outros a lutarem pelo seus direitos, principalmente os menos favorecidos.
O GRENI é um espaço de união, reflexão e desejo de busca pelos caminhos de luta, principalmente em defesa da vida indígena e negra e deseja que os religiosos negros ou indígenas assumam a sua identidade, pois dos negros, dos índios, dos brancos, dos mestiços, de todos, Deus é Pai e ama a cada um e cada uma com infinito Amor.

Ir. M. Josilene da Rocha

insr-greni-rio de janeiro (1) insr-greni-rio de janeiro (2) insr-greni-rio de janeiro (3) insr-greni-rio de janeiro (4) insr-greni-rio de janeiro (5)

Compartilhe:

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>