Congregação

ESPIRITUALIDADE

Nossa espiritualidade é o itinerário de santidade decorrente do entendimento e do zelo do Rogate, como foi vivida pelo Padre Fundador e transmitida como patrimônio do Instituto, que faz de nós Filhas do Divino Zelo, uma oração viva e suplicante pelos operários do evangelho para o Reino de Deus.

Esta se exprime pela configuração comCristo no seu mistério de união a Deus Pai e de dedicação aos irmãos, e continua, no tempo, a sua compaixão pela messe por meio da oração e da caridade.

congregacao-espiritualidade

O Coração de Cristo é fonte e alimento de nosso caminho espiritual, como indica o Padre Fundador: “As Filhas do Divino Zelo 9...0 têm uma finalidade toda especial, isto é, penetrar no Santíssimo Lado de Jesus, viver dentro do seu Divino Coração, sentir-lhe o amor, desposar todos os seus interesses, compadecer-se de seus sofrimentos, participar dos seus sacrifícios, consolar aquele Divino Coração com a própria santificação e a conquista de almas para ele, especialmente com a obediência àquele divino mandamento nascido do divino zelo do Coração de Jesus, quando disse: ‘A messe pe grande, mas os operários são poucos; rogai, pois, ao Senhor da messe para que envie operários à sua messe’. Tudo isto praticarão com as atividades de Marta e de Maria, quer dizer, da vida interior e da vida ativa”.

A contemplação assídua deste mistério de amor nos torna capazes de compreender a compaixão de Cristo em face da humanidade “cansada e faminta”, de participar dos sofrimentos íntimos do seu Coração e de trabalhar com zelo e sacrifício pela salvação da messe: “Não fiqueis indiferentes com a perda de uma única alma, porque um única alma custa todo o sangue de Cristo e lhe é tão preciosa como todas as almas reunidas”.

O centro vital onde se realiza o encontro com o Coração de Cristo é a Eucaristia. Nela, que se revela como o Divino Rogacionista que, pleno de amor pela messe abandonada, oferece sua vida a Deus Pai, une-nos ao seu oferecimento parapedir o dom dos bons operários e nos torna, como ele, pão repartido para saciar a fome da humanidade.

Nossa vida de Filhas do Divino Zelo caracteriza-se por uma relação profunda entre Eucaristia e Rogate, claramente expressa pelo Padre Fundador: “Nesta Pia Obra, que deveria elevar à instituição o divino mandamento do divino zelo de seu Coração, esquecido durante tantos séculos, pode-se dizer que o próprio Nosso Senhor demonstrou, em seu zelo, ter sido ele mesmo, do santo Tabernáculo, o verdadeiro Fundador desta Obra”.

Portanto, consideremos a Eucaristia como a fonte e o centro de nossa consagração, comunhão e missão.

Maria Imaculada é nosso modelo de consagração virginal e de oferta total ao Senhor. Ela, Mãe da Igreja, que acreditou na realização da palavra do Senhor, guardou e viveu o divino mandamento do Rogate, convida-nos a cumprir fielmente a palavra que o Filho nos confiou.

O Instituto é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e à Virgem Imaculada, nossos Divinos Superiores, e tem como padroeiros especiais São Miguel Arcanjo, São José e Santo Antônio de Pádua, cuja proteção estão confiadas as nossas obras socioeducativas.

https://www.fdz.org.br/wp-content/uploads/2023/01/cropped-logo-fdz.png

Instituto das Filhas do Divino Zelo

  • Rua Florianópolis, 1560 - Praça Seca -
    Rio de Janeiro - RJ
  • Tel: (21) 2425-4291
  • [email protected]