Santo Anibal

ESPIRITUALIDADE

Carisma é o dom do Espírito dado a uma pessoa para a edificação da Igreja, bem como para a santificação pessoal. Na vida de um fundador o carisma é aquele dom especial e original que traz a unidade em todos os aspectos de sua vida: pensamento, espiritualidade, trabalho, ser e agir; diferencia e especifica o seu estilo de vida e seu apostolado na Igreja, e faz com que, ao longo do tempo outras pessoas o compartilhem.

O carisma de santo Aníbal é a "inteligência" e o "zelo" (= compreensão e atuação fervorosa) das palavras de Jesus "a messe é grande, os trabalhadores são poucos; Rogai ao Senhor da messe que envie operários para sua messe ". (Mt 9, 35-38 e Lucas 10, 2). Ele entendeu e viveu as palavras de Jesus como oração incessante ao Senhor da messe pelo dom de "bons trabalhadores" e como um serviço aos outros mais carentes, especialmente as crianças e os pobres.

anibal-espiritualidade1

A originalidade de santo Aníbal (seu carisma particular) é uma nova compreensão das palavras do Senhor e está conjugou a oração pelas vocações com o testemunho de amor para com os últimos. Na linguagem comum da família espiritual de Santo Aníbal Maria, o seu carisma é conhecido como o "Rogate" (= oração), expressão sintética que apresenta os seguintes elementos:

• Espiritualidade: o estilo de vida de santo Aníbal e o seu apostolado estão estreitamente ligados e dependem do carisma do “Rogate”: participação na compaixão de Cristo pelas multidões cansadas e abandonadas espírito de oração, amor sem reservas para com as pessoas mais necessitadas de ajuda material e espiritual. A espiritualidade de santo Aníbal é caracterizada de um forte cristocentrismo, expresso e vivido no amor-contemplação do Crucificado, da Eucaristia; do Nome de Jesus e do Coração de Jesus; não é menor o seu amor por Maria e os Santos, os quais considera e invoca como modelos exemplares de “operários do evangelho”.

• Missão: a missão deriva do carisma e o representa. Santo Aníbal assim interpretou e viveu a sua missão:
» orar incessantemente ao Senhor da messe pelo dom das vocações (especialmente dos ministros ordenados e para a vida consagrada);
» difundir na Igreja o espírito desta oração;
» servir, de fato como “operários do Evangelho”, os irmãos e as irmãs mais pobres;
» as obras são os meios concretos com os quais si atua na missão.

Santo Aníbal assumiu uma vasta gama de obras apostólicas e, com a sua vida e o seu ensinamento, traçou as linhas de atuação até nossos dias..

Padre Aníbal expressou o seu apostolado em uma extraordinária multiplicidade de formas. As “obras” referem-se às iniciativas apostólicas derivadas do seu carisma particular que fazem dele um “fundador”, isto é, a inteligência e o zelo pelas palavras do Senhor: “a messe é grande, os operários são poucos! Pedi ao Senhor da messe que mande operários à sua messe” (cf. Mt 9, 35-38; Lc 10, 2). No bairro de Avignone, primeiro lugar do seu apostolado específico, Padre Aníbal iniciou as obras de educação da juventude feminina e masculina que depois se transformaram em colégios, institutos, laboratórios de artesanato, centros de formação profissional e escolas de todo o tipo. Entre as primeiras “obras” iniciadas por Aníbal Di Francia destacam-se os Orfanatos Antonianos, em 1882 o feminino e 1883 o masculino. Em seguida fundou duas Congregações Religiosas: as Filhas do Divino Zelo em 1887 e os Rogacionistas do Coração de Jesus em 1897. Também deu origem a duas associações: a Aliança Sacerdotal Rogacionista em 1897, para o sustento espiritual de suas obras e para promover entre os bispos, os sacerdotes e religiosos a oração pelas vocações; e a União de Oração pelas Vocações em 1900, envolvendo sobretudo o laicato e com a finalidade de difundir o “Rogate” em toda a Igreja. As Filhas do Divino Zelo e os Rogacionistas se caracterizam por um apostolado que põe no centro o primado da oração na pastoral vocacional, conjugando essa missão com o serviço da caridade, sobretudo em favor dos pobre dos jovens mais necessitados. As duas famílias religiosas fundadas por Padre Aníbal estão hoje presentes em todo o mundo com o seu apostolado específico.

A experiência espiritual de Padre Aníbal e a sua especial missão, desde a origem, é compartilhada com os leigos. Hoje numerosos leigos, homens e mulheres, vivem o espírito do “Rogate” na Igreja.

anibal-espiritualidade3
https://www.fdz.org.br/wp-content/uploads/2023/01/cropped-logo-fdz.png

Instituto das Filhas do Divino Zelo

  • Rua Florianópolis, 1560 - Praça Seca -
    Rio de Janeiro - RJ
  • Tel: (21) 2425-4291
  • [email protected]