Província

Família do Rogate - UOV

A União de Oração pelas Vocações (UOV) é uma associação com aprovação eclesial inspirada no mandamento de Jesus: “Rogai ao Senhor da messe que envie operários à sua messe”, doravante resumido na palavra latina Rogate, seguindo a intuição carismática de Santo Aníbal Maria Di Francia.

A Associação é de natureza espiritual e apostólica. Tem como objetivo e missão rezar pelas vocações, propagar esta oração na Igreja e ser um bom operário. A oração ao Senhor da messe para obter bons operários e operárias do Reino contempla as diversas vocações específica na Igreja – cristãos leigos e leigas, pessoas de vida consagrada e ministros ordenados.

provincia-uov

A União de Oração pelas Vocações tem duas sedes em âmbito geral ou de província, uma para cada instituto religioso:
• Filhas do Divino Zelo: Instituto Nossa Senhora do Rogate. Rua Florianópolis, 1560, Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
• Rogacionistas do Coração de Jesus: Província Rogacionista São Lucas. Av. Santa Marina, 534, Água Branca, São Paulo/SP, Brasil.

A UOPV é formada por membros que se associam, de forma pessoal, com a responsabilidade de trabalhar para a concretização de seu objetivo, através de compromissos pessoais e comunitários.

São admitidos na associação cristãos leigos e leigas comprometidos com o trabalho na messe, pessoas de vida consagrada e ministros ordenados. A pessoa interessada em se associar deverá apresenta, por escrito, o seu pedido de ingresso na associação ao coordenador local, que apresenta o nome ao coordenador regional para aprovação.

A adesão acontece em um rito apropriado e entrega do emblema, no Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Na impossibilidade da celebração ser realizada nesta data, o coordenador local, com o consentimento do coordenador regional, estabelecerá uma data próxima, data esta que seja da Família do Rogate.

Anualmente acontece a renovação da adesão, no Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Caso não haja interesse em renovar o compromisso, a pessoa deverá apresentar por escrito o seu afastamento, a pedido do coordenador local, explicando as possíveis causas.

O associado, no dia da adesão, assinará uma ficha apropriada, contendo os seus dados e os compromissos assumidos. A ficha ficará com o coordenador local. Este enviará os dados do associado (nome completo, data de nascimento, estado civil, atividade na comunidade) ao coordenador regional.

O compromisso de todo associado é a oração incessante pelas vocações, sendo um bom operário na messe, comprometido na Igreja local, de mo especial, na paróquia de pertença. Tal compromisso especifica-se em pessoais e comunitários:

Pessoais:
• Rezar diariamente pelas vocações;
• Propagar a oração vocacional em toda a Igreja para que se torne universal;
• Ser um bom operário na messe, vivendo com intensidade e amor a própria vocação;
• Animar as pessoas para que se coloquem a serviço do Reino;
• Incentivar as vocações na comunidade, especialmente para a vida consagrada e ao ministério ordenado;
• Louvar e agradecer ao Senhor da messe pelo dom da própria vocação e por todas as vocações de especial consagração na Igreja;
• Celebrar, ao menos uma vez ao ano, uma Missa pelas vocações, especialmente ao ministério sacerdotal e à vida consagrada.

Comunitários:
• Formar e/ou participar de grupos que se reúnem para rezar comunitariamente;
• Participar dos momentos de formação;
• Comprometer-se em propagar a oração vocacional, numa dimensão missionária, com o anúncio do evangelho do Rogate;
• Participar das celebrações e dos eventos próprios da espiritualidade e missão da Família do Rogate, animando especialmente o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o Dia de Santificação Sacerdotal, o Dia Missionário e o mês vocacional;
• Promover uma autêntica cultura vocacional, também através dos meios de comunicação social.

Oração diária
Ó Deus, esperança dos humildes, refúgio dos pobres e pai dos órfãos, que fizestes do presbítero Santo Aníbal Maria um insigne apóstolo da oração pelas vocações, por sua intercessão, enviai para a vossa messe dignos trabalhadores do Evangelho, e concedei que, animados do mesmo espírito de caridade, cresçamos no amor para convosco e para com o próximo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

https://www.fdz.org.br/wp-content/uploads/2023/01/cropped-logo-fdz.png

Instituto das Filhas do Divino Zelo

  • Rua Florianópolis, 1560 - Praça Seca -
    Rio de Janeiro - RJ
  • Tel: (21) 2425-4291
  • [email protected]